Uma das ilhas mais visitadas da Tailândia já tem data para reabrir portas ao turismo

Numa altura em que a Tailândia ainda luta contra uma terceira vaga de covid-19, as autoridades revelam que a popular ilha de Phuket irá reabrir aos turistas internacionais no próximo mês.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT – sigla em inglês) confirmou que os viajantes vacinados, e provenientes de países de baixo risco, irão ter permissão para viajar para a ilha tailandesa sem ter que ficar em quarentena.

A data de reabertura será a 1 de julho. O governador da TAT, Yuthasak Supasorn, disse à CNN que espera receber cerca de 129.000 visitantes na ilha de Phuket entre julho e setembro deste ano.

Os turistas internacionais poderão viajar livremente na ilha e devem permanecer por um período mínimo de sete dias antes de serem autorizados a viajar para qualquer outro lugar do país. Contudo, Yuthasak refere a que prática está sujeita à situação atual da pandemia na Tailândia e como tal pode ser alterada.

“Inicialmente, apenas turistas totalmente vacinados irão ter permissão para entrar, com exceção de crianças menores de seis anos”, referiu o responsável.

Para já, ainda não foram revelados quais são os países considerados de “baixo risco”, mas o TAT afirma que irá atualizar o seu site regularmente com informações detalhadas assim que estas estiverem disponíveis.

O plano de reabertura também depende de esforços para vacinar 70% dos moradores da ilha. Uma campanha massiva de vacinação já está em andamento e, de acordo com relatórios recentes dos media, as autoridades já vacinaram 50% da população da região.

Em contraste, apenas cerca de 1,6% dos 70 milhões de tailandeses foram totalmente vacinados. Esta situação desenvolveu uma onda de críticas na imprensa e nas redes sociais, com muitos tailandeses a questionar a priorização de Phuket, quando vários cidadãos em risco ainda não foram inoculados.

Com o verão a aproximar-se, os residentes da ilha, que dependem da indústria do turismo para sobreviver, sublinham que estão a depositar todas as esperanças no regresso das viagens.

Por enquanto, todos os viajantes que chegam à ilha devem ficar em quarentena durante 14 dias numa instalação aprovada pelo governo.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …