/

Ilha desabitada no Reino Unido está cheia de elásticos coloridos (e já se sabe porquê)

Seth Jackson / National Trust

Os guardas-florestais que cuidam de uma colónia de pássaros protegidos, localizada numa ilha remota na costa da Cornualha, no Reino Unido, encontraram milhares de elásticos coloridos, apesar de não haver nenhum humano a habitar a região.

De acordo com o National Trust, uma instituição de caridade britânica para conservação ambiental e patrimonial na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte, os elásticos são depositados na Ilha Muillon por gaivotas e outras aves marinhas. A entidade suspeita que as aves confundem os elásticos com vermes.

“Notamos os elásticos pela primeira vez numa visita de monitorização durante a época de reprodução e ficamos confusos com a razão pela qual havia tantas e a forma como chegaram lá”, disse Mark Grantham, do West Cornwall Ringing Group, em comunicado. “Para evitar perturbar os pássaros, fizemos uma viagem especial no outono para limpar. Em apenas uma hora, apanhamos milhares de elásticos e punhados de resíduos de pesca “.

Um pequeno posto rochoso na Península Lizard, a ilha Mullion oferece refúgio para pássaros. A ilha desabitada é tão remota que requer uma permissão especial para visitá-la. Mesmo assim, o National Trust diz que está a sofrer com os impactos humanos.

“Plástico e borracha ingeridos são outro fator de uma longa lista de desafios que as nossas gaivotas e outras aves marinhas devem enfrentar para sobreviver”, disse Rachel Holder, guarda florestal do National Trust. “Apesar de serem barulhentos e aparentemente comuns, as gaivotas estão em declínio. Já estão a lutar com mudanças nas populações de peixes e perturbações nos locais de nidificação – e comer elásticos e resíduos de pesca não ajuda a aliviar a situação”.

Especialistas acreditam que as gaivotas confundem os elásticos com comida, apanhado-os quando visitam campos agrícolas no continente. Os guardas florestais relataram ter encontrado elásticos coloridas, bem como pacotes de rede de pesca verde e corda que os pássaros terão retirado da superfície do oceano.

A organização pede que as empresas considerem que a forma como se livram de plástico, látex e outros resíduos podem causar danos inadvertidos à vida selvagem.

“Os materiais de uso único estão a ter impacto alarmante nos lugares mais remotos do nosso país. Cabe-nos a todos assumir a responsabilidade pela forma como usamos e descartamos esses objetos, sejam produtores ou consumidores”, disse Lizzy Carlyle, chefe de práticas ambientais do National Trust.

O National Trust observa que os incidentes com a ingestão de plásticos são bem conhecidos em todo o mundo. Nos últimos anos, as grandes populações de gaivota-de-costas-pretas caíram 30% e a gaivota-prateada agora é listada como uma ave de preocupação.

O plástico tornou-se omnipresente em todo o mundo e os seus impactos são vistos em animais em quase todos os níveis, das maiores baleias aos menores corais. Contaminantes de resíduos plásticos foram encontrados dentro dos ovos de aves marinhas no remoto deserto do Ártico e embrulhados em ninhos de cisnes. Os esforços internacionais para banir plásticos de uso único avançaram nos últimos anos, mas os seus efeitos continuam a fluir pelos ecossistemas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.