IL fora do Governo

1

Tiago Canhoto / LUSA

Rui Rocha (IL) fala com jornalistas

Comunicado assinado por Luís Montenegro e Rui Rocha anuncia a presença sem um Governo formado pelos liberais.

Foi um “mistério” que durou 16 dias mas agora está confirmado: a Iniciativa Liberal (IL) não vai fazer parte do novo Governo.

A IL tem 8 deputados e, por isso, a AD nunca atingiria maioria absoluta com os deputados. Seriam 88 no total, longe dos 116 necessários.

Mesmo assim, Rui Rocha admitiu disponibilidade para conversar, sem nunca revelar se a IL iria mesmo assinar um acordo com a AD.

Nesta terça-feira, no dia da primeira sessão da nova legislatura, PSD e IL informaram que não avançam “nesta altura para a celebração de entendimentos alargados“, incluindo os que dizem respeito à formação do novo Governo.

A indicação surge num comunicado assinado pelos presidentes do PSD, Luís Montenegro, e da IL, Rui Rocha.

O comunicado confirma que houve contactos nos últimos dias, entre Montenegro e Rocha, mas ambos entenderam que não iriam avançar para este acordo.

Ainda assim, PSD e IL asseguram que vão “discutir, sempre que tal se justificar, as melhores soluções em matérias relevantes para a vida e para o futuro dos portugueses”.

“Os dois partidos sublinham ainda que estes contactos decorreram num clima de grande abertura e com respeito integral pelo princípio de boa-fé, num quadro muito exigente que impõe a todos os agentes políticos um elevado sentido de responsabilidade”, lê-se no fim do comunicado.

Mais tarde, Rui Rocha explicou aos jornalistas que “não há aproximação suficiente” para esta coligação. A decisão foi dos dois partidos, após diálogos que decorreram com “abertura”, reforçou.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Tanto pior para o advogado Montenegro: não lhe auguro muito tempo sem apoio do IL (Liberais) e do próprio Chega. Quanto o PS quiser, corre com o PSD quando quiser… a menos que o Chega tome conta do PSD e o dr. Montenegro desista de ser «primeiro-ministro»…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.