IKEA comprou 4450 hectares de floresta nos EUA para a proteger do desenvolvimento

Um grupo de investimentos da empresa sueca IKEA adquiriu 4450 hectares de floresta perto da bacia do rio Altamaha, na Geórgia, Estados Unidos (EUA), para proteger a terra e os seus diversos ecossistemas do desenvolvimento.

“Acreditamos realmente que o gestão florestal responsável é possível e vemos que grande parte da nossa responsabilidade com as terras que possuímos – e, por extensão, o planeta – é restaurar florestas e plantar mais do que colhemos”, disse à CNN o diretor do Grupo Ingka, que possui e opera a maioria das lojas IKEA, Krister Mattsson.

“Em todas as nossas propriedades, a conservação da natureza é importante”. Nesse investimento “na Geórgia, é importante que a terra não possa ser dividida em pequenas unidades e que permaneça para sempre como floresta”, acrescentou o responsável.

No local, comprado da organização de conservação sem fins lucrativos Conservation Fund, habitam mais de 350 espécies de plantas e animais selvagens – incluindo alguns ameaçados de extinção – que agora estão protegidos.

Antes da migração europeia para a América do Norte, os pinheiros de folha longa dominavam a metade sul do estado da Geórgia. Contudo, restam atualmente menos de 4%, devido ao desmatamento, à contenção de fogos e à conversão para pinheiros de crescimento mais rápido, relatou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

As economias locais baseadas na madeira continuarão a ser apoiadas, informou Mattsson, e o público terá acesso a grande parte da terra para fins recreativos.

“Sentimo-nos honrados por trabalhar com o Grupo Ingka e aplaudimos a sua dedicação em preservar e melhorar a qualidade das florestas nos EUA e na Europa”, disse em comunicado o presidente do Fundo de Conservação, Larry Selzer. “Florestas bem administradas fornecem benefícios essenciais, incluindo água limpa e habitat importante para a vida selvagem, além de mitigar as alterações climáticas”, referiu.

Desde 2014, a Ingka Investments comprou áreas florestais nos EUA, Estónia, Letónia, Lituânia e Roménia. Junto com a Geórgia, o grupo possui propriedades florestais no Alabama, em Oklahoma, na Carolina do Sul e no Texas.

Enquanto o Grupo Ingka se dedica a investir e conservar florestas, a empresa também plantou cerca de 7 milhões de árvores em diferentes países. “Em todas as florestas que possuímos, o nosso compromisso é geri-las com responsabilidade, para preservar e aumentar a sua qualidade ao longo do tempo”, apontou Mattsson.

O investimento em florestas é parte do compromisso da Ikea em ser favorável ao clima, tendo como objetivo reduzir mais emissões de gases de efeito estufa até 2030, enquanto continua a expandir os seus negócios. O Grupo Ingka opera atualmente 378 das 445 lojas IKEA em todo o mundo.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …

Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na Saúde

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta que os atrasos causados pela pandemia de covid-19 no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma “catástrofe” na Saúde. O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou, este domingo, …

Anunciada criação da Superliga Europeia. UEFA entra em guerra aberta e ameaça banir clubes

Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. O FC Porto pode ser uma das equipas convidadas. A UEFA ameaça banir clubes das competições nacionais e internacionais. Depois de muita especulação, doze clubes anunciaram …

Luz solar pode neutralizar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava

Uma nova investigação sugere que a luz solar pode inativar o SARS-CoV-2 oito vezes mais rápido do que se pensava anteriormente. Uma equipa de cientistas internacional - composta por investigadores da UC Santa Barbara, da Oregon …

Restaurantes, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off

Esta segunda-feira, Portugal dá mais um passo no desconfinamento. Restaurantes, cafés, centros comerciais e cinemas perdem acesso ao lay-off simplificado. Restaurantes, centros comerciais, cafés, lojas, cinemas e teatros deixam de estar submetidos ao dever de encerramento …

CDS quer forçar reestruturação do SEF a passar pelo Parlamento

O CDS-PP defende que a reestruturação dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem de passar pela Assembleia da República e não pode ser concretizada através de legislação aprovada pelo Governo. Em causa está a extinção …

Portugal avança para 3.ª fase do desconfinamento. Todos os alunos regressam ao regime presencial

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

Tal como os humanos, leões também são contagiados pelos bocejos

Uma equipa de cientistas descobriu que tal como nós, humanos, os leões também são sensíveis ao contágio dos bocejos. Tal como explica a revista Newsweek, a ciência tem várias explicações para o porquê de bocejarmos, podendo …

Joana Mortágua volta a ser candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Almada

A deputada Joana Mortágua é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à presidência da Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas, onde é vereadora desde 2017, adiantou este domingo à Lusa fonte do …