IKEA comprou 4450 hectares de floresta nos EUA para a proteger do desenvolvimento

Um grupo de investimentos da empresa sueca IKEA adquiriu 4450 hectares de floresta perto da bacia do rio Altamaha, na Geórgia, Estados Unidos (EUA), para proteger a terra e os seus diversos ecossistemas do desenvolvimento.

“Acreditamos realmente que o gestão florestal responsável é possível e vemos que grande parte da nossa responsabilidade com as terras que possuímos – e, por extensão, o planeta – é restaurar florestas e plantar mais do que colhemos”, disse à CNN o diretor do Grupo Ingka, que possui e opera a maioria das lojas IKEA, Krister Mattsson.

“Em todas as nossas propriedades, a conservação da natureza é importante”. Nesse investimento “na Geórgia, é importante que a terra não possa ser dividida em pequenas unidades e que permaneça para sempre como floresta”, acrescentou o responsável.

No local, comprado da organização de conservação sem fins lucrativos Conservation Fund, habitam mais de 350 espécies de plantas e animais selvagens – incluindo alguns ameaçados de extinção – que agora estão protegidos.

Antes da migração europeia para a América do Norte, os pinheiros de folha longa dominavam a metade sul do estado da Geórgia. Contudo, restam atualmente menos de 4%, devido ao desmatamento, à contenção de fogos e à conversão para pinheiros de crescimento mais rápido, relatou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

As economias locais baseadas na madeira continuarão a ser apoiadas, informou Mattsson, e o público terá acesso a grande parte da terra para fins recreativos.

“Sentimo-nos honrados por trabalhar com o Grupo Ingka e aplaudimos a sua dedicação em preservar e melhorar a qualidade das florestas nos EUA e na Europa”, disse em comunicado o presidente do Fundo de Conservação, Larry Selzer. “Florestas bem administradas fornecem benefícios essenciais, incluindo água limpa e habitat importante para a vida selvagem, além de mitigar as alterações climáticas”, referiu.

Desde 2014, a Ingka Investments comprou áreas florestais nos EUA, Estónia, Letónia, Lituânia e Roménia. Junto com a Geórgia, o grupo possui propriedades florestais no Alabama, em Oklahoma, na Carolina do Sul e no Texas.

Enquanto o Grupo Ingka se dedica a investir e conservar florestas, a empresa também plantou cerca de 7 milhões de árvores em diferentes países. “Em todas as florestas que possuímos, o nosso compromisso é geri-las com responsabilidade, para preservar e aumentar a sua qualidade ao longo do tempo”, apontou Mattsson.

O investimento em florestas é parte do compromisso da Ikea em ser favorável ao clima, tendo como objetivo reduzir mais emissões de gases de efeito estufa até 2030, enquanto continua a expandir os seus negócios. O Grupo Ingka opera atualmente 378 das 445 lojas IKEA em todo o mundo.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …