/

IKEA comprou 4450 hectares de floresta nos EUA para a proteger do desenvolvimento

Um grupo de investimentos da empresa sueca IKEA adquiriu 4450 hectares de floresta perto da bacia do rio Altamaha, na Geórgia, Estados Unidos (EUA), para proteger a terra e os seus diversos ecossistemas do desenvolvimento.

“Acreditamos realmente que o gestão florestal responsável é possível e vemos que grande parte da nossa responsabilidade com as terras que possuímos – e, por extensão, o planeta – é restaurar florestas e plantar mais do que colhemos”, disse à CNN o diretor do Grupo Ingka, que possui e opera a maioria das lojas IKEA, Krister Mattsson.

“Em todas as nossas propriedades, a conservação da natureza é importante”. Nesse investimento “na Geórgia, é importante que a terra não possa ser dividida em pequenas unidades e que permaneça para sempre como floresta”, acrescentou o responsável.

No local, comprado da organização de conservação sem fins lucrativos Conservation Fund, habitam mais de 350 espécies de plantas e animais selvagens – incluindo alguns ameaçados de extinção – que agora estão protegidos.

Antes da migração europeia para a América do Norte, os pinheiros de folha longa dominavam a metade sul do estado da Geórgia. Contudo, restam atualmente menos de 4%, devido ao desmatamento, à contenção de fogos e à conversão para pinheiros de crescimento mais rápido, relatou o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

As economias locais baseadas na madeira continuarão a ser apoiadas, informou Mattsson, e o público terá acesso a grande parte da terra para fins recreativos.

“Sentimo-nos honrados por trabalhar com o Grupo Ingka e aplaudimos a sua dedicação em preservar e melhorar a qualidade das florestas nos EUA e na Europa”, disse em comunicado o presidente do Fundo de Conservação, Larry Selzer. “Florestas bem administradas fornecem benefícios essenciais, incluindo água limpa e habitat importante para a vida selvagem, além de mitigar as alterações climáticas”, referiu.

Desde 2014, a Ingka Investments comprou áreas florestais nos EUA, Estónia, Letónia, Lituânia e Roménia. Junto com a Geórgia, o grupo possui propriedades florestais no Alabama, em Oklahoma, na Carolina do Sul e no Texas.

Enquanto o Grupo Ingka se dedica a investir e conservar florestas, a empresa também plantou cerca de 7 milhões de árvores em diferentes países. “Em todas as florestas que possuímos, o nosso compromisso é geri-las com responsabilidade, para preservar e aumentar a sua qualidade ao longo do tempo”, apontou Mattsson.

O investimento em florestas é parte do compromisso da Ikea em ser favorável ao clima, tendo como objetivo reduzir mais emissões de gases de efeito estufa até 2030, enquanto continua a expandir os seus negócios. O Grupo Ingka opera atualmente 378 das 445 lojas IKEA em todo o mundo.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.