Igreja não sabe explicar transferências de 1,8 mil milhões do Vaticano para a Austrália

Catholic Church / Flickr

A Igreja Católica na Austrália não sabe explicar por que razão foram transferidos mais de 1,8 mil milhões de dólares americanos (cerca de 1,5 mil milhões de euros) de contas no Vaticano para contas na Austrália desde 2014.

De acordo com as autoridades financeiras da Austrália, as mais de 40 mil transferências individuais começaram no ano em que o cardeal George Pell, que foi condenado e depois ilibado por abuso sexual de menores, começou a trabalhar no Vaticano.

A AUSTRAC, o Centro Australiano de Análise de Relatórios de Transação, revelou o valor das mais de 40 mil transferências a pedido de uma deputada pouco antes do Natal, segundo o site de informação Crux,divulgado nos últimos dias pelo jornal The Australian.

Os bispos australianos ficaram surpreendidos com os valores e garantem que o dinheiro não foi desviado para as dioceses ou a qualquer organização católica. A Igreja australiana está a ponderar pedir mais detalhes à AUSTRAC e ao próprio Vaticano.

Em 2020 já tinha sido notícia uma transferência suspeita de 700 mil dólares feita do Vaticano para a Austrália, recorda a RR.

Na altura, a imprensa italiana especulou que esse dinheiro possa ter sido enviado por ordem do cardeal Becciu, que entretanto foi forçado pelo Papa Francisco a demitir-se, possivelmente com a intenção de influenciar o julgamento do cardeal australiano George Pell, com quem Becciu tinha tido desentendimentos públicos no passado.

As transferências a que a AUSTRAC se refere começaram em 2014, pouco tempo antes de surgirem acusações de que Pell teria abusado menores no passado.

As autoridades da Austrália não chegaram a investigar formalmente a transferência de 700 mil dólares, cujo destinatário continua a ser desconhecido, mas a Igreja australiana quer respostas quanto a estes novos dados.

O bispo Richard Umbers, auxiliar de Sydney, disse que “os bispos australianos só tomaram conhecimento das transferências quando a AUSTRAC divulgou a informação, pouco antes do Natal. Embora tenham sido fornecidos detalhes do número e da quantidade de pagamentos, ainda não existe informação sobre o destinatário ou destinatários, nem sobre se as transferências continuam a ser feitas”.

Acrescentou ainda que “contrariamente aos estereótipos que existem, a Igreja simplesmente não tem esse tipo de valores. Se estamos perante uma operação de lavagem de dinheiro, então temos de garantir que quaisquer crimes sejam expostos e remediados”, afirmou, em declarações à Crux.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter sido “Deus” a fazer as transferências para bem de “alguns terracos”… kkkkk. Seria para ajudar o comunsmo intenternacional?… Que diz o Xico Embrólhio disto?!!!!

RESPONDER

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …

Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa. De acordo com o Jornal …

Gravuras descobertas no Tibete são as mais antigas da arte pré-histórica. Foram feitas por crianças

Uma equipa encontrou antigas pegadas e marcas de mãos feitas por crianças no planalto tibetano. Esta descoberta traz novos detalhes sobre a presença humana no local. O estudo, publicado na revista Science Direct, revela que estes …

Comissão nos EUA desaconselha terceira dose da Pfizer a maiores de 16 anos

Uma comissão consultiva da agência reguladora dos EUA para os medicamentos e a alimentação (FDA, na sigla em inglês) pronunciou-se esta sexta-feira contra a aplicação de uma terceira dose da vacina Pfizer contra a covid-19 …

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …