Igreja não sabe explicar transferências de 1,8 mil milhões do Vaticano para a Austrália

Catholic Church / Flickr

A Igreja Católica na Austrália não sabe explicar por que razão foram transferidos mais de 1,8 mil milhões de dólares americanos (cerca de 1,5 mil milhões de euros) de contas no Vaticano para contas na Austrália desde 2014.

De acordo com as autoridades financeiras da Austrália, as mais de 40 mil transferências individuais começaram no ano em que o cardeal George Pell, que foi condenado e depois ilibado por abuso sexual de menores, começou a trabalhar no Vaticano.

A AUSTRAC, o Centro Australiano de Análise de Relatórios de Transação, revelou o valor das mais de 40 mil transferências a pedido de uma deputada pouco antes do Natal, segundo o site de informação Crux,divulgado nos últimos dias pelo jornal The Australian.

Os bispos australianos ficaram surpreendidos com os valores e garantem que o dinheiro não foi desviado para as dioceses ou a qualquer organização católica. A Igreja australiana está a ponderar pedir mais detalhes à AUSTRAC e ao próprio Vaticano.

Em 2020 já tinha sido notícia uma transferência suspeita de 700 mil dólares feita do Vaticano para a Austrália, recorda a RR.

Na altura, a imprensa italiana especulou que esse dinheiro possa ter sido enviado por ordem do cardeal Becciu, que entretanto foi forçado pelo Papa Francisco a demitir-se, possivelmente com a intenção de influenciar o julgamento do cardeal australiano George Pell, com quem Becciu tinha tido desentendimentos públicos no passado.

As transferências a que a AUSTRAC se refere começaram em 2014, pouco tempo antes de surgirem acusações de que Pell teria abusado menores no passado.

As autoridades da Austrália não chegaram a investigar formalmente a transferência de 700 mil dólares, cujo destinatário continua a ser desconhecido, mas a Igreja australiana quer respostas quanto a estes novos dados.

O bispo Richard Umbers, auxiliar de Sydney, disse que “os bispos australianos só tomaram conhecimento das transferências quando a AUSTRAC divulgou a informação, pouco antes do Natal. Embora tenham sido fornecidos detalhes do número e da quantidade de pagamentos, ainda não existe informação sobre o destinatário ou destinatários, nem sobre se as transferências continuam a ser feitas”.

Acrescentou ainda que “contrariamente aos estereótipos que existem, a Igreja simplesmente não tem esse tipo de valores. Se estamos perante uma operação de lavagem de dinheiro, então temos de garantir que quaisquer crimes sejam expostos e remediados”, afirmou, em declarações à Crux.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Devia ter sido “Deus” a fazer as transferências para bem de “alguns terracos”… kkkkk. Seria para ajudar o comunsmo intenternacional?… Que diz o Xico Embrólhio disto?!!!!

RESPONDER

Governo quer renovar contrato do SIRESP por seis meses (mas Altice recusa-se)

O Ministério da Administração Interna vai reunir-se esta terça-feira com a Altice, a quem iria propor uma renegociação e renovação por mais seis meses do contrato que assegura o Sistema Integrado das Redes de Emergência …

Pedro Nuno quer tirar carros das estradas (e que viagens de avião com menos de 600 quilómetros desapareçam)

Esta segunda-feira, foi lançado o Plano Ferroviário Nacional (PFN) numa sessão pública organizada no LNEC-Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que deverá estar concluído em março de 2022. Na apresentação, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, …

Estas formigas encolhem o cérebro para se tornarem rainhas

Cientistas descobriram que as formigas saltadoras indianas reduzem o tamanho do seu cérebro para terem a oportunidade de se tornarem rainhas (e que são capazes de reverter esta mudança quando é preciso). Há muito que …

O "fantasma" de Sócrates pairou no aniversário do PS, mas ninguém o mencionou

O secretário-geral do PS, António Costa, homenageou esta segunda-feira, dia do 48.º aniversário do partido, os primeiros 115 autarcas socialistas eleitos em 1976 e afirmou que os militantes do partido são mais importantes do que …

"Sem paralelo em qualquer outra experiência externa". Marcelo elogia reuniões no Infarmed

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que as reuniões do Infarmed, que juntam especialistas, líderes políticos e parceiros sociais, são realizadas “num quadro político e institucional sem paralelo em qualquer outra experiência …

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …