Igreja do Século XVI submersa emerge das águas por causa da seca

d.r. Jacob García / nvi.mx

A igreja de Quechula, no México, submergida após a construção de uma barragem, emergiu devido à seca

A igreja de Quechula, no México, submergida após a construção de uma barragem, emergiu devido à seca

A extrema seca que se faz sentir no Estado de Chiapas, no México, deixou a descoberto uma Igreja do Século XVI que estava submersa por causa da construção de uma barragem.

A Igreja de Quechula, construída no Século XVI por monges Franciscanos, pode agora ser apreciada, depois de ter reemergido das águas como uma verdadeira oferenda dos Deuses.

O templo situado no norte do Estado de Chiapas, na localidade de Quechula que lhe dá nome, ficou submerso em 1966, altura em que foi terminada a construção da barragem de Malpaso, oficialmente conhecida como Barragem Nezahualcóyotl.

Situada no caudal do rio Grijalva, o segundo maior do México, esta barragem encontra-se 11 metros abaixo dos seus níveis médios, conforme adianta o jornal El País.

Uma situação motivada pela seca extrema que se deve ao fenómeno “El Niño” e que motivou níveis de precipitação muito inferiores aos habituais.

Os níveis de água do rio Grijalva estão em estado crítico e isso permitiu à Igreja de Quechula reemergir das águas.

Em 2002, o templo já tinha ficado a descoberto, também por causa da seca, motivando a peregrinação de muitos católicos mexicanos ao local.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …