Igreja do Século XVI submersa emerge das águas por causa da seca

d.r. Jacob García / nvi.mx

A igreja de Quechula, no México, submergida após a construção de uma barragem, emergiu devido à seca

A igreja de Quechula, no México, submergida após a construção de uma barragem, emergiu devido à seca

A extrema seca que se faz sentir no Estado de Chiapas, no México, deixou a descoberto uma Igreja do Século XVI que estava submersa por causa da construção de uma barragem.

A Igreja de Quechula, construída no Século XVI por monges Franciscanos, pode agora ser apreciada, depois de ter reemergido das águas como uma verdadeira oferenda dos Deuses.

O templo situado no norte do Estado de Chiapas, na localidade de Quechula que lhe dá nome, ficou submerso em 1966, altura em que foi terminada a construção da barragem de Malpaso, oficialmente conhecida como Barragem Nezahualcóyotl.

Situada no caudal do rio Grijalva, o segundo maior do México, esta barragem encontra-se 11 metros abaixo dos seus níveis médios, conforme adianta o jornal El País.

Uma situação motivada pela seca extrema que se deve ao fenómeno “El Niño” e que motivou níveis de precipitação muito inferiores aos habituais.

Os níveis de água do rio Grijalva estão em estado crítico e isso permitiu à Igreja de Quechula reemergir das águas.

Em 2002, o templo já tinha ficado a descoberto, também por causa da seca, motivando a peregrinação de muitos católicos mexicanos ao local.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …

Salário milionário e verba de 18 milhões. Matheus Nunes perto de rumar ao Everton

Matheus Nunes está muito perto de se transferir para o Everton, segundo relatos da imprensa nacional. O luso-brasileiro pode render 18 milhões de euros ao Sporting. O interesse do Everton em Matheus Nunes não é de …

"O regresso do Super-Homem". Buffon está de volta ao Parma

O guarda-redes italiano, de 43 anos, vai voltar ao clube onde fez toda a sua formação, até sair para a Juventus. "Ele está de volta onde pertence. Ele está de volta a casa". Foi assim o …

Intervalo da segunda toma da vacina da Astrazeneca reduzido para 8 semanas

O intervalo da toma da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi reduzido de 12 para oito semanas para garantir “mais rápida proteção” perante a transmissão de novas “variantes de preocupação” do vírus SARS-CoV-2, segundo …

Dezasseis anos depois, Sergio Ramos vai deixar o Real Madrid

O Real Madrid confirmou, esta quarta-feira, que Sergio Ramos vai abandonar o clube, depois de 16 temporadas com a camisola merengue. "O Real Madrid comunica que amanhã, quinta-feira, 17 de Junho, às 11h30 portuguesas, terá lugar …

Armando Vara pôs 1,6 milhões na Suíça e usou offshores para "esconder a origem do dinheiro"

Um inspetor tributário declarou hoje em julgamento que o ex-ministro Armando Vara colocou 1,6 milhões de euros em numerário em contas na Suíça e utilizou sociedades 'offshore' como "tampão" para "esconder ou ocultar" a origem …

Fábio Cardoso vai ser reforço do FC Porto por preço de saldo

O FC Porto chegou a acordo com o Santa Clara para a contratação de Fábio Cardoso. O defesa-central vai custar 2,2 milhões de euros aos cofres portistas. O jogador deverá assinar, esta sexta-feira, um contrato válido …

Portugal só recebe cheques do PRR se cumprir metas estabelecidas por Bruxelas

A longo prazo, o PRR de Portugal tem mais de 300 metas para cumprir para assim receber 16,6 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação europeu. Após a visita de Ursula Von de Leyen a …

Christian Eriksen vai ter um desfibrilador cardíaco interno

O futebolista dinamarquês Christian Eriksen, vítima de uma paragem cardíaca no jogo frente à Finlândia, para o Euro2020, no sábado, vai ter um desfibrilador cardíaco implantado, anunciou hoje a federação dinamarquesa (DBU). "Após diversos exames ao …