Igreja do Século XVI submersa emerge das águas por causa da seca

d.r. Jacob García / nvi.mx

A igreja de Quechula, no México, submergida após a construção de uma barragem, emergiu devido à seca

A igreja de Quechula, no México, submergida após a construção de uma barragem, emergiu devido à seca

A extrema seca que se faz sentir no Estado de Chiapas, no México, deixou a descoberto uma Igreja do Século XVI que estava submersa por causa da construção de uma barragem.

A Igreja de Quechula, construída no Século XVI por monges Franciscanos, pode agora ser apreciada, depois de ter reemergido das águas como uma verdadeira oferenda dos Deuses.

O templo situado no norte do Estado de Chiapas, na localidade de Quechula que lhe dá nome, ficou submerso em 1966, altura em que foi terminada a construção da barragem de Malpaso, oficialmente conhecida como Barragem Nezahualcóyotl.

Situada no caudal do rio Grijalva, o segundo maior do México, esta barragem encontra-se 11 metros abaixo dos seus níveis médios, conforme adianta o jornal El País.

Uma situação motivada pela seca extrema que se deve ao fenómeno “El Niño” e que motivou níveis de precipitação muito inferiores aos habituais.

Os níveis de água do rio Grijalva estão em estado crítico e isso permitiu à Igreja de Quechula reemergir das águas.

Em 2002, o templo já tinha ficado a descoberto, também por causa da seca, motivando a peregrinação de muitos católicos mexicanos ao local.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.