Igreja polaca “escondia” a cápsula do tempo mais antiga da Europa

Uma torre de uma igreja localizada na cidade de Ziebice, na Polónia, “escondia” a cápsula do tempo mais antiga de toda a Europa.

A notícia é avançada pelo diário britânico Daily Mail, que cita a imprensa polaca.

A cápsula foi descoberta juntamente com outros objetos antigos durante trabalhos de restauração levados a cabo na igreja, que foi construída entre 1796 e 1797.

À época, a cidade chamava-se Münsterberg e fazia parte do reino da Prússia.

Entre os objetos encontrados estava um livro religioso, fotografias e um jornal de há 120 anos, que terão sido colocados na torre durante a reforma realizada no edifício para marcar o centenário da igreja, conta o jornal britânico.

A descoberta mais valiosa foi encontrada no interior de uma pequena lata de cobre onde estavam documentos escritos em alemão e moedas datadas do final do século XVIII.

No documento em causa constam os nomes das pessoas que participaram na construção da igreja, bom como daquelas que a financiaram.

As autoridades polacas locais decidiram colocar cópias dos documentos e dos outros objetos encontrados numa outra “cápsula” na torre, enquanto os originais estão a ser restaurados para depois serem colocados em exibição num museu.

A cápsula do tempo mais antiga do mundo remonta a 1795 e foi descoberta em meados 2014, escondida atrás de uma pintura no estado norte-americano de Massachusetts. A cápsula agora encontrada neste igreja polaca é a mais antiga da Europa e a segunda mais antiga já encontrada em todo o mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …