Foi encontrada na Polónia uma cápsula do tempo guardada pelos nazis

Recuerdos de Pandora / Flickr

-

Passados mais de 80 anos, foi descoberta, na cidade de Złocieniec, uma cápsula que guarda vários pedaços da história do nazismo.

Um grupo de arqueólogos encontrou na cidade de Złocieniec, na Polónia, uma cápsula de cobre do regime nazi que estava escondida há mais de 80 anos.

Segundo a BBC, os investigadores encontraram-na depois de terem derrubado parte de um antigo edifício que servia de campo de treino.

“Foi muito emocionante finalmente encontrar o lugar onde estava escondida”, disse à emissora britânica a arqueóloga Alicja Witowiak.

As primeiras buscas terão começado, na década de 70, por soldados da antiga União Soviética que posteriormente ocuparam o local.

Porém, todas as suas tentativas fracassaram e só agora, passados mais de 80 anos, é que este pedaço de história foi descoberto.

“Tivemos de fazer uma investigação documental exaustiva para conseguir identificar o local exato”, explicou Witowiak.

No interior da cápsula, foram encontrados vários documentos que, até hoje, permanecem intactos como, por exemplo, os que descreviam com detalhe a construção da escola de Krössinsee.

Esta instituição, erguida no mesmo local antes da Segunda Guerra Mundial, foi um dos vários institutos fundados com o intuito de formar os futuros combatentes do regime.

Além de um convite para a inauguração e um programa com as celebrações, estavam também jornais que davam conta do evento, datados de 21 e 22 de abril de 1934.

A arqueóloga explica que o objetivo desta cápsula era “aprisionar” o tempo no qual a ideologia nazi começou a ser posta em prática.

Na cápsula estavam ainda fotografias de Adolf Hitler, várias cópias do seu livro “Mein Kampf” (“A Minha Luta” em português), moedas e fotografias da cidade que, na altura, era território alemão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só mesmo polacos para ficarem emocionados com esse pedaço de lixo. Afinal, grande parte desse povo conseguiu ser mais nazi do que os seus ocupantes, os originais.

    • Talvez por isso tenha sido o povo que mais sofreu com a ocupação no início da 2 guerra em 1939 foram invadidos a oeste pela Alemanha de Hitler, e a leste pelas URSS de Stalin que só saíram em 1941 após sofrerem invasão pela mesma Alemanha que tinham um tratado de não agressão.

  2. Esse pedaço de lixo conta parte da história desse povo, que sofreu do primeiro ao último dia da guerra na Europa.
    Agora, é fácil criticar, queria saber o que fez Portugal durante a guerra?

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …