Foi encontrada na Polónia uma cápsula do tempo guardada pelos nazis

Recuerdos de Pandora / Flickr

-

Passados mais de 80 anos, foi descoberta, na cidade de Złocieniec, uma cápsula que guarda vários pedaços da história do nazismo.

Um grupo de arqueólogos encontrou na cidade de Złocieniec, na Polónia, uma cápsula de cobre do regime nazi que estava escondida há mais de 80 anos.

Segundo a BBC, os investigadores encontraram-na depois de terem derrubado parte de um antigo edifício que servia de campo de treino.

“Foi muito emocionante finalmente encontrar o lugar onde estava escondida”, disse à emissora britânica a arqueóloga Alicja Witowiak.

As primeiras buscas terão começado, na década de 70, por soldados da antiga União Soviética que posteriormente ocuparam o local.

Porém, todas as suas tentativas fracassaram e só agora, passados mais de 80 anos, é que este pedaço de história foi descoberto.

“Tivemos de fazer uma investigação documental exaustiva para conseguir identificar o local exato”, explicou Witowiak.

No interior da cápsula, foram encontrados vários documentos que, até hoje, permanecem intactos como, por exemplo, os que descreviam com detalhe a construção da escola de Krössinsee.

Esta instituição, erguida no mesmo local antes da Segunda Guerra Mundial, foi um dos vários institutos fundados com o intuito de formar os futuros combatentes do regime.

Além de um convite para a inauguração e um programa com as celebrações, estavam também jornais que davam conta do evento, datados de 21 e 22 de abril de 1934.

A arqueóloga explica que o objetivo desta cápsula era “aprisionar” o tempo no qual a ideologia nazi começou a ser posta em prática.

Na cápsula estavam ainda fotografias de Adolf Hitler, várias cópias do seu livro “Mein Kampf” (“A Minha Luta” em português), moedas e fotografias da cidade que, na altura, era território alemão.

ZAP / BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Só mesmo polacos para ficarem emocionados com esse pedaço de lixo. Afinal, grande parte desse povo conseguiu ser mais nazi do que os seus ocupantes, os originais.

    • Talvez por isso tenha sido o povo que mais sofreu com a ocupação no início da 2 guerra em 1939 foram invadidos a oeste pela Alemanha de Hitler, e a leste pelas URSS de Stalin que só saíram em 1941 após sofrerem invasão pela mesma Alemanha que tinham um tratado de não agressão.

  2. Esse pedaço de lixo conta parte da história desse povo, que sofreu do primeiro ao último dia da guerra na Europa.
    Agora, é fácil criticar, queria saber o que fez Portugal durante a guerra?

RESPONDER

Perda de habitat pode aumentar doenças que passam de animais para humanos, prevê ONU

Um novo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) alertou que podem surgir mais doenças que passam de animais para humanos, como a covid-19, à medida que os habitats são devastados pela exploração da vida …

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …