Os visitantes da “Igreja do Diabo” sentem a presença de espíritos. A ciência já sabe porquê

Julia Shpinitskaya / Rainio and Hytönen-Ng, Open Archaeology 2023

A famosa caverna, localizada na Finlândia, tem um fenómeno acústico único que explica todo o seu misticismo.

A caverna Pirunkirkko, conhecida como a “Igreja do Diabo“, localizada na cordilheira de Koli no leste da Finlândia, é um lugar mítico e com um longo historial de relatos de acontecimentos sobrenaturais.

Um estudo recente, publicado na revista Open Archaeology, oferece uma explicação fascinante para o misticismo que envolve esta caverna, relacionando-o com um fenómeno acústico único.

Por séculos, a caverna tem sido um local de reunião para sábios, conhecidos como tietäjä, que acreditavam que o som era um meio de comunicação com o mundo espiritual. Estes indivíduos, semelhantes aos xamãs, entravam em estados extáticos durante as suas práticas, envolvendo cantos, incantações, e até o uso de armas de fogo para realizar os seus rituais, explica o IFLScience.

Intrigados por estas práticas antigas, os inestigadores Riitta Rainio, da Universidade de Helsínquia, e Elina Hytönen-Ng, da Universidade do Leste da Finlândia, investigaram as propriedades acústicas da Pirunkirkko. Os cientistas queriam entender se as características acústicas da caverna poderiam explicar as crenças associadas ao local e por que era escolhida para estes encontros sobrenaturais.

Os resultados da pesquisa revelaram que a caverna possui um fenómeno de ressonância distinto, que amplifica e prolonga o som em frequências específicas. Esse fenómeno pode ter influenciado as crenças e experiências associadas à caverna ao longo dos séculos.

Além disso, a equipa descobriu que um sábio da região, conhecido como Kinolainen ou Tossavainen, usava a caverna para as suas práticas espirituais. Segundo o folclore, ele levava os seus pacientes à caverna para “conversar com o Diabo” sobre suas doenças e curas, muitas vezes envolvendo gritos, tiros e batidas ruidosas.

Os cientistas também observaram e entrevistaram um praticante moderno de xamanismo que usa a caverna para os seus rituais. De acordo com este praticante, a caverna possui uma energia especial que permite a conexão com a natureza ao redor e com as “raízes” de uma pessoa.

As medições acústicas realizadas na parte de trás da caverna revelaram uma forte ressonância, causada por uma onda estacionária entre as paredes paralelas, gerando um tom na frequência natural da caverna – 231 Hz. Tons vocalizados próximos dessa frequência são amplificados e prolongados, reforçando a ideia de que a caverna possui propriedades acústicas únicas.

Este estudo não só destaca a importância da ressonância na comunicação entre um espaço físico e o ambiente natural, mas também reforça como fenómenos naturais podem influenciar crenças e práticas espirituais ao longo da história.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.