IEFP investigado por violação de privacidade, imagem e segurança

José Sena Goulão / Lusa

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) poderá estar a expor a privacidade e dados sensíveis de dezenas de milhares de desempregados e técnicos que ultimamente têm participado em sessões informativas obrigatórias para acesso ao subsídio de desemprego, realizadas por videoconferência.

A denúncia é feita Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público de Emprego e Formação Profissional (Stempfor), avança o Expresso.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) e a Provedoria de Justiça já estão a investigar o caso, em que os mais de 46 mil desempregados que participaram nas sessões não concederam autorização para recolha ou exposição da sua imagem e dados. Caso não participem nestas sessões, arriscam-se a perder o apoio.

Para os técnicos de emprego, está em causa a violação dos direitos à privacidade ou imagem. Além disso, a segurança dos dados partilhados durante as sessões também é uma incógnita.

“Nem os técnicos nem a comissão de trabalhadores foram consultados previamente, nem houve formação para usar a plataforma”, diz o presidente do Stempfor, Marçal Mendes.

Muitos técnicos manifestaram a sua preocupação ao sindicato. Estes profissionais temiam o excesso de exposição, já que realizavam as tais sessões a partir da sua própria casa, para uma vasta audiência. Adicionalmente, eram partilhados dados sensíveis, como nome, imagem ou email.

Marçal Mendes explica que fazer videoconferência em casa, “preocupou os profissionais”, pondo em causa a privacidade da sua família. “Muitos dos técnicos estavam a usar o seu próprio telemóvel para contactar desempregados”, salientou.

O presidente do Conselho Diretivo do IEFP, António Valadas da Silva, respondeu às preocupações do sindicato, relembrando a obrigatoriedade do teletrabalho durante a pandemia. Além disso, garantiu que as sessões respeitam os princípios da legalidade, proporcionalidade e boa-fé, bem como a vida privada e tratamento de dados pessoais.

“Da forma como está a ser feita não garante aos desempregados a necessária liberdade de escolha e é irregular”, argumenta o advogado Ricardo Henriques ouvido pelo Expresso.

Os quatro técnicos contactados pelo semanário garantem também que foram pressionados a dinamizar as sessões contra a sua própria vontade.

O sindicato aguarda a conclusão das investigações, acrescentando que os profissionais que representa “ponderam agir judicialmente contra o IEFP”, caso se verifique a violação da privacidade e dos direitos de imagem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …