Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação.

Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women’s Hospital, localizado nos Estados Unidos, que contou com uma amostra nacional representativa de 2.610 participantes com mais de 65 anos de idade.

“As nossas descobertas iluminam uma conexão entre sono insatisfatório e o risco de demência e confirmam a importância de ajudar as pessoas mais velhas a dormir o suficiente todas as noites”, escreveram os cientistas no novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica especializada Aging.

Os cientistas analisaram várias respostas dos voluntários sobre o sono, que estavam relacionadas com os hábitos e distúrbios do sono, incluindo o estado de alerta, a frequência com que tiravam sestas, quanto tempo demoravam para adormecer, a qualidade e a duração do sono, entre outras. Os questionários foram feitos em 2013 e 2014.

A equipa também recolheu informações sobre o estado dos pacientes, como demência e morte por qualquer causa, até cinco anos depois da investigação

Na globalidade, a equipa encontrou uma forte relação entre várias variáveis de distúrbio e deficiência do sono e a ocorrência de demência ao longo do tempo, escreve a agência noticiosa Europa Press. Precisar de 30 ou mais minutos para adormecer foi relacionado a um aumento de 45% no risco de demência incidente.

A equipa observou ainda que a dificuldade repetida de manter o estado de alerta, tirar um sesta rotineiramente, relatar má qualidade do sono e dormir cinco ou menos horas à noite também foram associados a um risco maior de morte.

“Este estudo prospetivo revela que a deficiência de sono no início do estudo, quando a idade média dos participantes era de 76 anos, foi associada a duas vezes o risco de incidentes de demência e mortalidade por todas as causas nos próximos 4 a 5 anos”, escreveram os cientistas, citados pela mesma agência.

“Esses dados reforçam a evidência de que o sono é importante para a saúde do cérebro e destacam a necessidade de se realizarem mais investigações sobre a eficácia de melhorar e tratar distúrbios do sono no risco e mortalidade da doença de Alzheimer”.

ZAP ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Parques solares flutuantes podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas

Parques solares flutuantes, cuidadosamente projetados, podem arrefecer lagos ameaçados pelas alterações climáticas. As simulações feitas por cientistas mostraram resultados promissores. A energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, de acordo com …

Identificado suspeito de tiroteio em armazém da FedEx nos Estados Unidos

Esta sexta-feira, as autoridades norte-americanas anunciaram ter identificado o suspeito do tiroteio que resultou na morte de oito pessoas num armazém da FedEx, em Indianápolis, nos Estados Unidos. De acordo com o Expresso, trata-se de um …

António Gameiro, suspeito na Operação Triângulo, retira candidatura à Câmara de Ourém

O deputado António Gameiro, um dos suspeitos na "Operação Triângulo", anunciou que vai retirar a sua candidatura à Câmara de Ourém. O deputado do PS António Gameiro retirou a sua candidatura à Câmara de Ourém, demitiu-se …

Task force muda regras. Vai ser mais difícil saber qual a vacina que será administrada

Vai ser mais difícil para as pessoas acima dos 60 anos saber com antecedência qual será a vacina que vão receber (AstraZeneca, Pfizer e Moderna). Todas as semanas, as três vacinas passam a "rodar de …

O segredo dos bigodes dos animais tem a forma de um S (e reside na forma como dobram)

Há muitos mamíferos que têm bigodes para sentirem o ambiente à sua volta, semelhante à sensação do tato. No entanto, os meios pelos quais os bigodes comunicam essa sensação de toque ao cérebro ainda permaneciam …

O trabalho de um aluno de Física chamou a atenção dos investigadores quânticos da Amazon

Os cientistas têm várias preocupações relacionadas com o potencial dos computadores quânticos e o progresso neste campo tem sido muito lento. Recentemente, um dos obstáculos pode ter sido reduzido por um estudante de Física da …

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …