Idosos distribuem “abraços grátis” no Porto

José Coelho / Lusa

Um idoso do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo distribui abraços na rua de Santa Catarina, no Porto, numa campanha de sensibilização contra o abandono sénior nos lares

Um idoso do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo distribui abraços na rua de Santa Catarina, no Porto, numa campanha de sensibilização contra o abandono sénior nos lares

Cinco utentes do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, em Ílhavo, percorreram esta quarta-feira a rua de Santa Catarina, na Baixa do Porto, para distribuir abraços e ser abraçados de volta.

Alguns de cadeira de rodas, outros a empurrá-las, foram espalhando sorrisos pela rua mais movimentada do Porto, porque dizem ser “essencial, nos tempos que correm, distribuir amor e deixar claro que ainda há boas pessoas no mundo”.

“Isto é uma prova de solidariedade de uns com os outros”, disse à Lusa Maria Vitória, de 82 anos, considerando a iniciativa que partiu de um convite da associação Free Hugs – Abraços Grátis, “um bom sinal” nos tempos que correm.

“Ainda há pessoas boas neste mundo”, corroborou Ernesto Ferreira, acabado de fazer compras e de trocar abraços, assinalando que “o que é preciso é saber procurá-las”.

Para o presidente da associação Abraços Grátis, estudante de Gestão Desportiva de 22 anos, “a ideia, desde o início do projeto, sempre foi distribuir carinho e amor pelas pessoas”, algo que faziam pessoalmente por ruas, hospitais e centros de abrigo, até que decidiram convidar associações e instituições de solidariedade social.

“As pessoas estão cada vez mais fechadas e cada vez se cumprimentam menos”, sublinhou Diogo Coelho, contando que a associação a que preside quis também romper com a rotina de quem “anda nas ruas entre casa e trabalho e trabalho e casa” sem contar com surpresas ou afetos gratuitos.

O principal objetivo do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo é mesmo “multiplicar o amor dividindo-o“, nas palavras de Ângelo Valente, animador e técnico social de Ílhavo, para quem “hoje, como em qualquer altura, o amor é urgente. É urgente o amor, como alguém disse”, frisou, citando o poema de Eugénio de Andrade.

“É muito bonito e sente-se cá no coração”, disse Ana Dias, natural de Lousada, “é importante para mostrar que há paz dentro da sociedade”, considerou Marta Silva, estudante portuense, “uma pessoa fica logo com outro humor”, admitiu Mariana Ribeiro, também estudante no Porto, também acabada de abraçar e devolver abraços.

A associação Free Hugs planeia ainda outra iniciativa para dezembro, em que deverá abraçar toda a gente que encontre pelos corredores do Hospital de S. João, no Porto.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais

Uma equipa de investigadores australianos identificou dois peptídeos do veneno da tarântula, que podem ajudar a aliviar dores em órgãos do sistema digestivo. Há algum tempo que os cientistas investigam a funcionalidade do veneno em doenças, …

Cientistas propõem reciclar beatas de cigarro para fazer tijolos

Os cientistas afirmam que se apenas 2,5% dos tijolos produzidos em todo o mundo, anualmente, incluíssem 1% de beatas, seria possível reciclar todas as pontas de cigarro a nível global. Um grupo de investigadores da Escola …

Taxa de natalidade desce quase um terço em cidade chinesa

As autoridades chinesas reconheceram oficialmente que a taxa de nascimentos em Xinjiang, cidade situada no noroeste da China, desceu quase um terço em 2018, comparada com o ano anterior. De acordo com a CNN, o governo …

Dynetics revela o módulo lunar do programa Artemis (incluindo o interior)

A empresa norte-americana Dynetics revelou, no dia 15 de setembro, um modelo em escala real do módulo lunar especialmente projetado para levar os astronautas da NASA à Lua já em 2024, como parte do programa …

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …