“Ideologias” são um “risco à segurança”. Jovens devem ser monitorizados, diz líder de Hong Kong

VOA / Wikimedia

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam

A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, afirmou esta terça-feira que as “ideologias” representam riscos para a segurança nacional e pediu aos pais, professores e líderes religiosos que observem o comportamento dos adolescentes e denunciem às autoridades aqueles que infringem a lei.

A lei de segurança nacional, imposta pela China no ano passado, assim como as alterações no sistema político para reduzir a participação democrática e expulsar pessoas consideradas desleais a Pequim, tem atingido a sociedade em Hong Kong.

Em conferência de imprensa, Lam expressou a sua consternação, lamentando a morte de um homem de 50 anos que esfaqueou um agente da polícia antes de se suicidar, a 01 de julho, data em que se assinalou o aniversário do retorno da ex-colónia britânica ao domínio chinês e do centenário do Partido Comunista Chinês (PCC), noticiou a agência Reuters.

“Durante muito tempo, os cidadãos foram expostos a ideias erradas, como a de buscar justiça através de meios ilegais”, disse Lam, acrescentando que os riscos à segurança nacional derivam não só de atos de “ordem pública”, mas também de ideologias.

Cerca de uma hora após as declarações da líder, a polícia disse ter detido nove pessoas, incluindo seis estudantes, sob suspeita de atividades terroristas. As autoridades indicaram que apreenderam triperóxido de triacetona (TATP) num albergue, que descreveram como um laboratório para fabricar bombas.

Desde a introdução da lei de segurança, alguns dos mais destacados críticos do Governo foram presos ou fugiram para o estrangeiro, alegando que esta acabou com os direitos e liberdades, enquanto os seus defensores afirmam que a mesma restaurou a estabilidade.

Os departamentos governamentais “não devem permitir que ideias ilegais cheguem ao público por meio da educação, radiodifusão, artes e cultura, embelezando a violência e obscurecendo a consciência do público”, referiu Lam.

“Também convoco os pais, diretores, professores e até pastores a observarem as ações dos adolescentes ao seu redor. Se for descoberto estão a cometer atos ilegais, devem ser denunciados”, apontou.

Lam disse que os residentes de Hong Kong não devem ser enganados por mensagens que circulam ‘online’, nas quais é sugerido que o Governo é responsável pela violência, ou por ‘slogans’ como “não há violência, apenas tirania”.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …