Hong Kong. Polícia detém responsáveis de jornal, acusados de conspiração

swanky-hsiao / Flickr

O bilionário Lai Chee-Ying, mais conhecido pelo seu nome ocidental Jimmy Lai, magnata da imprensa de Hong Hong e fundador do jornal liberal Apple Daily

A polícia de Hong Kong deteve esta quinta-feira o chefe de redação e outros quatro responsáveis do jornal Apple Daily por alegado conluio com um país estrangeiro ou com elementos externos para pôr em perigo a segurança nacional.

Segundo o South China Morning Post, citado pela agência Lusa, os cinco detidos – quatro homens e uma mulher, entre os 47 e 63 anos – são suspeitos de violação do Artigo 29º da Lei de Segurança Nacional. Foram realizadas buscas nas respetivas residências, não tendo ainda sido acusados.

“Notícias publicadas [no Apple Daily] alegadamente constituíram violação da Lei de Segurança Nacional”, disse àquele jornal uma fonte policial.

Mais de 200 agentes entraram nas instalações do jornal para buscas com mandado judicial. Em seguida, bloquearam as entradas e saídas do edifício, solicitando a todo o pessoal que se registasse antes de entrar nas instalações. O Apple Daily tem apoiado ao movimento pró-democracia de Hong Kong. Esta é a segunda busca na redação em menos de um ano.

O milionário Jimmy Lai, o proprietário do jornal, foi acusado de conluio após investigações em agosto. Lai está preso, após várias condenações por envolvimento nalguns dos protestos pró-democracia que abalam Hong Kong há dois anos.

Dezoito milhões de dólares de Hong Kong (dois milhões de euros) de bens detidos pelo Apple Daily foram congelados ao abrigo da Lei de Segurança Nacional, anunciou a polícia.

“Os ativos de três empresas, Apple Daily Limited, Apple Daily Printing Limited e Apple Daily Intellect Limited, foram congelados”, afirmou o comissário-chefe Steve Li aos jornalistas, confirmando o montante em causa naquela que é a primeira apreensão de bens em Hong Kong contra uma empresa de comunicação social.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.