Identificada superbactéria que resiste ao último antibiótico eficaz

microbeworld / Flickr

Uma estirpe da famigerada Escherichia coli tem o gene mcr-1, resistente à colistina, o último antibiótico eficaz

Os Estados Unidos detectaram o primeiro caso de uma “superbactéria” resistente aos antibióticos de “último recurso” – uma temida estirpe da “Escherichia coli” detectada pela primeira vez na China em novembro – que pode significar o fim da eficácia daqueles medicamentos.

Esta superbactéria contém o mcr-1, o gene responsável pela resistência à colistina, o último antibiótico que se mostrava eficaz contra as mais recentes bactérias multi-resistentes identificadas.

“Basicamente, mostra-nos que o fim do caminho para os antibióticos não está muito longe, que estamos numa situação em que teremos pessoas em unidades de emergência ou com infecções urinárias para as quais não teremos medicamentos”, disse o diretor do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças, Tom Frieden, em entrevista publicada hoje no Washington Post.

Os investigadores detectaram a bactéria em abril, na Pensilvânia, na urina de uma mulher de 49 anos que não se ausentou do país durante os últimos cinco meses, explicaram as autoridades de saúde norte-americanas.

A estirpe da bactéria tem o gene mcr-1, um gene móvel com resistência à colistina, o antibiótico que as autoridades de saúde utilizam como último recurso nos casos das bactérias mais difíceis de combater.

Apesar de haver bactérias resistentes à colistina, esta resistência não era transmitida a outras bactérias, pelo que o código genético responsável por esta resistência não era propagado.

A descoberta indicia o “surgimento de uma bactéria verdadeiramente resistente a todos os medicamentos”, diz Patrick McGann, um dos investigadores responsáveis pelo estudo, publicado na revista especializada Antimicrobial Agents and Chemotherapy.

A E-coli com o gene mcr-1 foi detectada pela primeira vez em novembro, na China, num estudo realizado por cientistas britânicos e chineses.

“Como as bactérias podem propagar genes entre elas, cria-se uma situação em que se pode vir a ter bactérias resistentes a todos os antibióticos conhecidos”, explica Beth Bell, outra das investigadoras envolvidas no estudo.

“E isso é uma perspectiva aterradora“, diz Beth Bell.

A descoberta em 1928 do primeiro antibiótico, a penincilina, por Alexander Fleming, é considerada o maior avanço da história de Medicina. Esse avanço está em risco.

Segundo um alerta lançado recentemente pelo governo britânico, a crescente resistência das bactérias a antibióticos pode até lançar o Mundo de volta à Idade Média.

E evitar que isso aconteça poderá ser mesmo o maior desafio do nosso tempo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tenho saudades". Mourinho quase em lágrimas por não conseguir desfrutar das férias

José Mourinho está de férias prolongadas, depois de ter saído do Manchester United no final de 2018, e confessa que não consegue "desfrutar" deste período de descanso após vários anos ligado ao futebol. "Tenho saudades", …

Primeiro-ministro italiano demite-se e acusa Salvini de "irresponsabilidade"

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, anunciou hoje a sua demissão, acusando o líder da Liga (extrema-direita), Matteo Salvini, de ter “olhado exclusivamente aos interesses pessoais e do seu partido” ao pôr fim à coligação de …

Já há 58 candidatos para a escola de pastores da região Centro

A escola de pastores, um projeto-piloto integrado no Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro, arranca no dia 23 de setembro e conta, até ao momento, com 58 candidatos inscritos. Em comunicado, a …

Interesse na compra da TVI faz ações da Cofina subir mais de 5%

As ações da Cofina subiam esta segunda-feira mais de 5%, depois de na semana passada a dona do Correio da Manhã ter confirmado que estava a negociar com a Prisa a compra da Media Capital, …

Boris Johnson rejeita convocar o Parlamento durante as férias

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, rejeitou esta segunda-feira a ideia de convocar o Parlamento durante as férias, depois da divulgação de documentos alertando para a escassez de alimentos e outros bens no caso de um …

Donald Trump partilha imagem da Trump Tower na Gronelândia

Donald Trump prometeu não construir uma Trump Tower na Gronelândia, o território autónomo da Dinamarca que quer comprar por ser um “grande negócio imobiliário”. A fotomontagem foi publicada no Twitter pelo Presidente dos Estados Unidos. A …

Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia. Durante a …

Zé Luís rejeitou salário três vezes mais alto para vir para o FC Porto

Com a ambição de representar o FC Porto, Zé Luís teve de fazer sacrifícios a nível financeiro. O cabo-verdiano rejeitou uma proposta da China com um salário muito mais alto. Zé Luís parece começar a justificar …

Motorista que conduziu Marcelo entre Lisboa e Porto mandou um e-mail. Foi investigado como "ameaça ao Estado"

O Governo recebeu um email a avisar que a greve dos motoristas ia provocar o caos, fazendo parar muitos serviços - e lembrando que assim caiu um governo no Chile. O executivo receou que fosse uma …

Marinho e Pinto quer Pardal Henriques como deputado do Partido Democrático Republicano

Ainda que não tenha confirmado Pedro Pardal Henriques como um dos cabeça-de-lista do partido que fundou, Marinho e Pinto não poupou elogios ao advogado do Sindicato de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) . “Seria um …