Não, Cleópatra não era belíssima: 9 ideias erradas sobre o Antigo Egipto

11

Especialistas esclarecem equívoco atrás de equívoco, sobre uma das fases mais conhecidas da História.

É uma das fases mais conhecidas – e que tem mais admiradores – de toda a História da humanidade.

Mas há muitas ideias que temos sobre o Antigo Egipto que, afinal, estão erradas.

Alguns especialistas esclareceram no Business Insider equívocos após equívocos sobre essa era. Porque uma mentira contada muitas vezes não tem de passar a ser verdade.

As pirâmides não foram construídas por escravos. Aquelas cenas de filmes ou séries que mostram escravos a trabalhar nas (então) novas pirâmides… Não correspondem à realidade. Arqueólogos asseguram que a construção foi feita por pessoas livres, que pagavam os seus impostos em serviços como este, não em dinheiro.

Não pensavam que a múmia do faraó poderia ressuscitar. Essa crença pode fazer parte de filmes mas, na vida real, os antigos egípcios não acreditavam muito nisso. Mas acreditavam que os mortos podiam afectar os vivos – por exemplo, se o corpo de alguém fosse maltratado após a morte, ou se esse falecido não teve direito a funeral, os seus familiares sofreriam consequências.

Os sacrifícios humanos não eram comuns. Um servo não era enterrado vivo para que o seu faraó o pudesse acompanhar até ao momento da morte. Se aconteceu, foi um ritual muito passageiro, durou “apenas” 400 anos.

A mumificação não era para preservar o corpo. Esta explicação já tinha sido abordada.

As pirâmides não tinham armadilhas lá dentro. Sim, foram descobertos poços que iam directamente para as câmaras reais; mas não eram armadilhas, até deveriam servir para desviar água de chuvas fortes.

Também não havia labirintos dentro das pirâmides. Sistema completo de corredores não é sinónimo obrigatório de labirinto.

O faraó não amaldiçoava os vivos. Já foram produzidos – e provavelmente continuarão a ser produzidos – filmes sobre alguém que espreita a tumba de um faraó e que vê acontecimentos futuros terríveis na sua vida; mas não há evidências arqueológicas que apontem para isso.

Comer partes da carne de uma múmia não dá propriedades místicas à nossa saúde. Uma “moda” nos tempos vitorianos e até havia pó de múmia em catálogos de algumas farmácias na Alemanha. Mas comer múmias não trouxe vantagens à saúde, não. Aqui há um contexto: no século XII um médico árabe escreveu sobre as vantagem de uma resina chamada mūmiyā – que era mesmo o nome do remédio, não significava “múmia”.

Cleópatra não era linda de morrer. Não há evidências científicas que apontem para rainha extraordinariamente bela. Mito. Provavelmente inserido na propaganda do Império Romano.

Heródoto não foi o responsável por muitos destes equívocos. O historiador grego realmente esteve no Egipto e estudou o Antigo Egipto, tendo escrito um livro extremamente influente neste assunto – e a maioria da sua obra é consistente, com bases verídicas, não escreveu invenção atrás de invenção.

ZAP //

11 Comments

  1. Cleopatra é nome grego/macedonio,linhagem de Ptolomeu general de Alexandre.
    Pouca chance de ser negra,mais provável uma mulher de beleza exótica miscigenada.
    Os romanos como até hoje ficam doidos com mulheres assim.
    E ainda poderosa e rica
    Virou mito.

  2. Por ser um país africano, na minha opinião, o Egito era na maioria de seus habitantes, negro, pardos e mestiços. Nos filmes, o Egito parece ser um país europeu, onde aparece mais brancos do que negros.

  3. Tal como não há evidências científicas de que Cleópatra era linda de morrer, também não há o contrário. Artigo enganador !

  4. Cleopatra, era uma mulher exotica, era de pele jambo e a beleza dela nao era comparavdl a facilidade que tinha de sedução era magnifica
    ela conseguia seduzir e tinha uma facilidade de conquistar, quem e oq ela queria. Era inteligente tomou posse do trono muito jovem sabia muitos idiomas, para uma mulher da epoca se saia mdlhor do que muitos. Preferiu se matar pra nao drixar ser condenada. E se pensarem bem, ela tinha um olhar que encantava porque as mulheres egípcias tem esse olhar mistico e sedutor. Ela tramava planos pra defender seu egito era manipuladora. Essa historia é verdadeira sim. Tirando a parte da beleza que diz nao se ter certeza. Olhem para as mulheres egípcias. Sao lindas e exóticas.

  5. Cleópatra era de uma beleza ímpar…
    Para os egípcios, sim, pois as mulheres egípcias tinham lá sua beleza, mas Cleópatra não era egípcia e, sim, grega.
    Para os padrões de beleza feminino egípcio, ela era fora do normal por ser mais clara e mais “chamativa”.
    Sua beleza não é mundialmente reconhecida.
    Apenas pelos egípcios da época, que escreveram sobre isso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.