Cientistas revelam idade máxima que os humanos podem atingir

Sabemos que é difícil festejar o centenário de um ser humano, mas não sabemos qual a idade máxima que uma pessoa consegue atingir. Um novo estudo tirou as dúvidas e revelou o número.

O envelhecimento dos seres humanos é um processo complexo e de várias fases, pelo que seria difícil compactar o processo de envelhecimento num único número, como a idade biológica.

Uma equipa de cientistas da empresa Gero, em colaboração com o Roswell Park Comprehensive Cancer Centre, elaborou um estudo para definir a idade máxima que os seres humanos podem atingir, escreve o CNET.

Para calcular o número, foi usada Inteligência Artificial (IA) para analisar a saúde e dados físicos das análises ao sangue feitas a um grupo de voluntários ingleses e norte-americanos. Os cientistas conseguiram chegar a uma resposta através de uma combinação de variáveis relacionadas com a idade e as trajetórias de envelhecimento, considerando fatores como cancro e doenças neurológicas ou cardíacas.

Os investigadores concluíram que a esperança média de vida depende de dois fatores principais: a idade biológica – associada ao estilo de vida, stress e doenças crónicas – e a resiliência – relacionada com a rapidez com que uma pessoa recupera o bem-estar, após um período de doença.

O artigo científico, publicado recentemente na Nature Communications, estabeleceu os 150 anos como idade “máxima”, sendo que é no intervalo entre os 120 e os 150 que os humanos mostram uma perda completa de resiliência.

A resiliência – isto é, a capacidade de o corpo humano se recuperar de doenças, acidentes ou qualquer outra coisa que sobrecarregue os seus sistemas – diminui à medida que as pessoas envelhecem. Uma pessoa de 80 anos exige três vezes mais tempo para se recuperar do que uma pessoa de 40 anos, em média.

“Isto explica porque é que mesmo a prevenção e tratamentos mais efetivos no que toca a doenças relacionadas com a idade pode apenas melhorar a esperança média de vida, e não a máxima – a menos que se desenvolvam verdadeiras terapias anti-envelhecimento”, explicou Andrei Gudkov, citado pelo SciTechDaily.

“A investigação mostra que a taxa de recuperação é uma assinatura importante do envelhecimento que pode orientar o desenvolvimento de medicamentos para desacelerar o processo e estender a longevidade”, comentou, por sua vez, David Sinclair, professor de genética da Harvard Medical School.

A francesa Jeanne Calment faleceu aos 122 anos, em 1997, tendo sido a pessoa que viveu mais tempo de que há registo. Já a pessoa mais velha viva é a japonesa Kane Tanaka, de 118 anos, nascida em 1903.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A pessoa mais importante de que fala o artigo, é David Sinclair, de quem comprei o livro “Lifespan” no dia em que ele saíu. Quando Andrei Gudkov refere que “a menos que se desenvolvam verdadeiras terapias anti-envelhecimento”, é isso mesmo que David Sinclair tem andado a fazer: conseguir melhorar não só a “healthspan” como também a “Lifespan”.

  2. Alguns acham que têm mais de 120 anos mas não tem como provar por documentos. Antes da ciência, os textos bíblicos já acertaram que a idade máxima que o ser humano pode atingir é 120 anos. Quem quiser conferir está em Gênesis capítulo 6, versículo 3: “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.”

RESPONDER

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …

Dados de manifestantes em Lisboa enviados para a Rússia. "É muito grave"

O secretário-geral do PCP afirmou hoje, em Santarém, que, a confirmar-se, "tem gravidade" o envio, pela Câmara de Lisboa, de informação à Rússia sobre cidadãos daquele país que organizaram uma manifestação na capital portuguesa. Fernando …

Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

"Nem Chua", um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural. Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar …

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …

"Ministério da Verdade". Carta dos Direitos Digitais é lei digna de uma ditadura

A polémica Carta dos Direitos Digitais aprovada na Assembleia da República não reúne aprovação entre os especialistas e alguns não hesitam em considerá-la um "regresso à censura". A lei n.º 27/2021, que entra em vigor a …

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos

França vai enviar uma segunda Estátua da Liberdade para os Estados Unidos, a propósito do Dia da Independência que se avizinha, comemorado a 4 de julho. De acordo com a cadeia televisiva CNN, esta segunda Estátua …

Cerveja grátis, donuts e lotarias. Os truques que estão a ajudar os EUA a alcançar imunidade de grupo

Um número crescente de estados, cidades e empresas está a oferecer incentivos para encorajar as pessoas a vacinarem-se. E as ofertas estão cada vez maiores e melhores. Nova Jérsia, por exemplo, está a pagar uma cerveja …

Euro 2020: aplicação da UEFA pode originar problemas nas bancadas

Revenda de bilhetes não é controlada. Adeptos que não vão aos jogos são incentivados a transferir os ingressos. A aplicação oficial da UEFA, que permite comprar bilhetes para o Europeu 2020, também permite passar os bilhetes …

Parlamento Europeu pede levantamento de patentes de vacinas

O Parlamento Europeu (PE) apelou hoje à suspensão temporária de patentes para facilitar o acesso global à vacina e medicamentos para a covid-19. Numa resolução aprovada por 355 votos a favor, 263 contra e 71 abstenções, …