Iceberg gigante causa a morte de 150 mil pinguins na Antártida

Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia que viviam na Antártida morreram depois de um iceberg fundir-se contra terra firme.

Os animais ficaram encurralados, muito mais longe o oceano – a sua principal fonte de alimento -, de acordo com um estudo publicado pela Antarctic Science.

O glaciar, de 100 km2, embateu contra a Baía da Commonwealth, na Antártida oriental, onde vivem cerca de 150 mil pinguins. “Nos últimos cinco anos, as mudanças nessa região provocadas pelo iceberg B09B levaram a uma enorme redução do número de pinguins-de-Adélia e ao colapso catastrófico na sua reprodução“, explicou à agência EFE Kerry-Jayne Wilson, da organização neo-zelandeza West Coast Penguin Trust, que liderou o estudo.

De acordo com um comunicado da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, que participou no estudo, o enorme iceberg B09B encrustou-se em terra firme em dezembro de 2010, depois de chocar com a língua de gelo do glaciar Mertz, mudando drasticamente as condições nessa zona.

A rápida expansão do gelo provocada pela massa do iceberg, permanentemente unida à terra firme, causou uma diminuição na população de pinguins, que passaram a ter que viajar 60 km em busca de alimento na nova orla, muito mais afastada.

Durante o censo de dezembro de 2013, os investigadores afirmam ter encontrado “centenas de ovos abandonados, e o solo estava cheio de carcaças congeladas de crias da estação anterior”.

A população de pinguins, que em fevereiro de 2011 contava 160 mil animais, reduziu para cerca de 10 mil pinguins no censo de dezembro de 2013.

Os cientistas têm esperança que a população volte a aumentar, já que “no último ano o gelo fixo ligado ao B09B começou a partir-se na Baía da Commonwealth, o que se espera serem boas notícias para as colónias de pinguins”, assinalou Chris Fogwill, do Centro de Alterações Climáticas da Universidade.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por que motivo as organizações que olham pelo bem estar animal (e até alguns estados mais ricos) não se juntaram numa operação de emergência e transportaram os pobres dos pinguins para uma zona mais próxima do mar?

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …