Iceberg gigante causa a morte de 150 mil pinguins na Antártida

Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia que viviam na Antártida morreram depois de um iceberg fundir-se contra terra firme.

Os animais ficaram encurralados, muito mais longe o oceano – a sua principal fonte de alimento -, de acordo com um estudo publicado pela Antarctic Science.

O glaciar, de 100 km2, embateu contra a Baía da Commonwealth, na Antártida oriental, onde vivem cerca de 150 mil pinguins. “Nos últimos cinco anos, as mudanças nessa região provocadas pelo iceberg B09B levaram a uma enorme redução do número de pinguins-de-Adélia e ao colapso catastrófico na sua reprodução“, explicou à agência EFE Kerry-Jayne Wilson, da organização neo-zelandeza West Coast Penguin Trust, que liderou o estudo.

De acordo com um comunicado da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, que participou no estudo, o enorme iceberg B09B encrustou-se em terra firme em dezembro de 2010, depois de chocar com a língua de gelo do glaciar Mertz, mudando drasticamente as condições nessa zona.

A rápida expansão do gelo provocada pela massa do iceberg, permanentemente unida à terra firme, causou uma diminuição na população de pinguins, que passaram a ter que viajar 60 km em busca de alimento na nova orla, muito mais afastada.

Durante o censo de dezembro de 2013, os investigadores afirmam ter encontrado “centenas de ovos abandonados, e o solo estava cheio de carcaças congeladas de crias da estação anterior”.

A população de pinguins, que em fevereiro de 2011 contava 160 mil animais, reduziu para cerca de 10 mil pinguins no censo de dezembro de 2013.

Os cientistas têm esperança que a população volte a aumentar, já que “no último ano o gelo fixo ligado ao B09B começou a partir-se na Baía da Commonwealth, o que se espera serem boas notícias para as colónias de pinguins”, assinalou Chris Fogwill, do Centro de Alterações Climáticas da Universidade.

ZAP / RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Por que motivo as organizações que olham pelo bem estar animal (e até alguns estados mais ricos) não se juntaram numa operação de emergência e transportaram os pobres dos pinguins para uma zona mais próxima do mar?

RESPONDER

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a determinação da princesa Ka'iulaniem não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …

Milionário Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

O tribunal de Los Angeles condenou o excêntrico milionário de 78 anos a pena perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, pelo homicídio em primeiro grau de Susan Berman (o equivalente a homicídio qualificado), segundo a …

Cientistas tentam desvendar por que comemos demais

Em 2019, cientistas descobriram que certas células em ratos obesos impediam os sinais que indicam a sensação de saciedade. Agora, uma nova investigação fez uma abordagem ainda mais profunda sobre o papel destas células. O estudo, …

"Tenho todas as condições para vencer as eleições legislativas de 2023", diz Rangel

Paulo Rangel apresentou esta tarde formalmente a sua candidatura à liderança do PSD e afirma que tem todas as condições para unir o PSD e vencer as eleições legislativas em 2023. Em conferência de imprensa, o …