Cerca de 150 mil pinguins-de-Adélia que viviam na Antártida morreram depois de um iceberg fundir-se contra terra firme.
Os animais ficaram encurralados, muito mais longe o oceano – a sua principal fonte de alimento -, de acordo com um estudo publicado pela Antarctic Science.
O glaciar, de 100 km2, embateu contra a Baía da Commonwealth, na Antártida oriental, onde vivem cerca de 150 mil pinguins. “Nos últimos cinco anos, as mudanças nessa região provocadas pelo iceberg B09B levaram a uma enorme redução do número de pinguins-de-Adélia e ao colapso catastrófico na sua reprodução“, explicou à agência EFE Kerry-Jayne Wilson, da organização neo-zelandeza West Coast Penguin Trust, que liderou o estudo.
De acordo com um comunicado da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, que participou no estudo, o enorme iceberg B09B encrustou-se em terra firme em dezembro de 2010, depois de chocar com a língua de gelo do glaciar Mertz, mudando drasticamente as condições nessa zona.
A rápida expansão do gelo provocada pela massa do iceberg, permanentemente unida à terra firme, causou uma diminuição na população de pinguins, que passaram a ter que viajar 60 km em busca de alimento na nova orla, muito mais afastada.
Durante o censo de dezembro de 2013, os investigadores afirmam ter encontrado “centenas de ovos abandonados, e o solo estava cheio de carcaças congeladas de crias da estação anterior”.
A população de pinguins, que em fevereiro de 2011 contava 160 mil animais, reduziu para cerca de 10 mil pinguins no censo de dezembro de 2013.
Os cientistas têm esperança que a população volte a aumentar, já que “no último ano o gelo fixo ligado ao B09B começou a partir-se na Baía da Commonwealth, o que se espera serem boas notícias para as colónias de pinguins”, assinalou Chris Fogwill, do Centro de Alterações Climáticas da Universidade.
ZAP / RT
Por que motivo as organizações que olham pelo bem estar animal (e até alguns estados mais ricos) não se juntaram numa operação de emergência e transportaram os pobres dos pinguins para uma zona mais próxima do mar?