Ice Bucket Challenge ajudou mesmo os cientistas a descobrir novo gene

O desafio, que há dois anos se tornou viral nas redes sociais, permitiu a descoberta de um novo gene relacionado com a doença.

Entre completos anónimos e celebridades, foram muitos os vídeos que se tornaram virais na Internet ao mostrar pessoas a despejar baldes de água gelada sobre as suas próprias cabeças.

A iniciativa, que ficou conhecida por Ice Bucket Challenge, tinha como objetivo arrecadar fundos para instituições de caridade ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA ou ALS na sigla inglesa).

Dois anos depois, o desafio conseguiu provar que não foi feito em vão, já que as doações permitiram ajudar cientistas a descobrir um novo gene ligado a esta doença degenerativa, escreve a BBC.

A iniciativa chegou a ser criticada por muitos mas, na verdade, arrecadou cerca de 115 milhões de dólares. Foi este dinheiro que permitiu financiar seis projetos de pesquisa.

A investigação desenvolvida pelo MinE, um projeto internacional para analisar o genoma de 15 mil pessoas com doenças do neurónio motor, descobriu o gene NEK1.

Mais de 80 investigadores, distribuídos por 11 países, andaram à procura do gene em várias famílias infetadas. Foi o maior estudo realizado sobre ELA hereditária, agora publicado na revista especializada Nature Genetics.

“A sofisticada análise genética que nos levou a esta descoberta só foi possível graças ao grande número de amostras de ELA disponíveis”, disse Lucie Bruijn, da ALS Association, citada pela emissora britânica.

A identificação do gene NEK1 abre caminho para que os cientistas possam desenvolver uma terapia genética para o tratamento da doença.

Apesar da forma hereditária da ELA afetar apenas 10% dos pacientes com a doença, os investigadores acreditam que a genética contribui com uma percentagem muito maior nos casos.

A ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é um mal neuro-degenerativo progressivo e fatal que afeta uma em 400 pessoas.

A doença afeta o cérebro e a coluna, ataca os nervos que controlam os movimentos e impede o funcionamento dos músculos. O cientista Stephen Hawking é uma das pessoas diagnosticadas com a doença.

Segundo os dados da BBC, mais de 17 milhões de pessoas partilharam vídeos do Ice Bucket Challenge no Facebook, tendo sido vistos mais de 440 milhões de vezes em todo o mundo.

O internacional português Cristiano Ronaldo foi uma das várias figuras públicas que deu a cara por esta causa. Pode recordar aqui:

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …