Ice Bucket Challenge ajudou mesmo os cientistas a descobrir novo gene

O desafio, que há dois anos se tornou viral nas redes sociais, permitiu a descoberta de um novo gene relacionado com a doença.

Entre completos anónimos e celebridades, foram muitos os vídeos que se tornaram virais na Internet ao mostrar pessoas a despejar baldes de água gelada sobre as suas próprias cabeças.

A iniciativa, que ficou conhecida por Ice Bucket Challenge, tinha como objetivo arrecadar fundos para instituições de caridade ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA ou ALS na sigla inglesa).

Dois anos depois, o desafio conseguiu provar que não foi feito em vão, já que as doações permitiram ajudar cientistas a descobrir um novo gene ligado a esta doença degenerativa, escreve a BBC.

A iniciativa chegou a ser criticada por muitos mas, na verdade, arrecadou cerca de 115 milhões de dólares. Foi este dinheiro que permitiu financiar seis projetos de pesquisa.

A investigação desenvolvida pelo MinE, um projeto internacional para analisar o genoma de 15 mil pessoas com doenças do neurónio motor, descobriu o gene NEK1.

Mais de 80 investigadores, distribuídos por 11 países, andaram à procura do gene em várias famílias infetadas. Foi o maior estudo realizado sobre ELA hereditária, agora publicado na revista especializada Nature Genetics.

“A sofisticada análise genética que nos levou a esta descoberta só foi possível graças ao grande número de amostras de ELA disponíveis”, disse Lucie Bruijn, da ALS Association, citada pela emissora britânica.

A identificação do gene NEK1 abre caminho para que os cientistas possam desenvolver uma terapia genética para o tratamento da doença.

Apesar da forma hereditária da ELA afetar apenas 10% dos pacientes com a doença, os investigadores acreditam que a genética contribui com uma percentagem muito maior nos casos.

A ELA, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é um mal neuro-degenerativo progressivo e fatal que afeta uma em 400 pessoas.

A doença afeta o cérebro e a coluna, ataca os nervos que controlam os movimentos e impede o funcionamento dos músculos. O cientista Stephen Hawking é uma das pessoas diagnosticadas com a doença.

Segundo os dados da BBC, mais de 17 milhões de pessoas partilharam vídeos do Ice Bucket Challenge no Facebook, tendo sido vistos mais de 440 milhões de vezes em todo o mundo.

O internacional português Cristiano Ronaldo foi uma das várias figuras públicas que deu a cara por esta causa. Pode recordar aqui:

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …

Milhares fugiram, mas Sakae Kato ficou. O homem que salva gatos abandonados em Fukushima há 10 anos

Durante a última década, um homem em Fukushima, no Japão, tem salvado todos os gatos na área abandonada de onde milhares de pessoas fugiram durante o desastre da central nuclear - e ainda continua a …