Ibrahimovic arrisca suspensão de 10 jogos após incidente com Lukaku

3

Doha Stadium Plus / Flickr

Zlatan Ibrahimović

Zlatan Ibrahimovic arrisca ser considerado culpado de racismo, após um incidente com Romelu Lukaku. Se isso acontecer, pode ser condenado a uma suspensão por 10 jogos, o que seria um duro golpe para o seu clube, o AC Milan.

O incidente entre Zlatan Ibrahimovic e Romelu Lukaku, durante o derby entre o Milan e o Inter, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Itália, pode sair caro ao avançado sueco.

Os dois jogadores tiveram um desentendimento em campo, trocando o que pareceram insultos e encostando as cabeças num gesto de confronto.

Nas imagens divulgadas do incidente, não é possível ouvir o que os dois jogadores disseram naquele momento de tensão. Mas os media italianos avançaram que Ibrahimovic disse a Lukaku “vai fazer o teu vudu de m****”.

https://twitter.com/B24PT/status/1354169433850335234

Aquela referência foi considerada uma atitude racista e de ofensa aos que professam aquela corrente religiosa que tem origens africanas. Os pais de Lukaku, que é belga, são naturais do Congo.

Ibrahimovic não comentou directamente o episódio, mas nas suas redes sociais veio destacar que não é racista, utilizando o seu tom habitual, misturando humor e provocação.

No mundo de Zlatan não há lugar para o racismo. Somos todos da mesma raça – somos todos iguais! Somos todos jogadores, alguns melhores do que outros”, escreveu o avançado sueco.

A defesa de Ibrahimovic alega que a sua referência ao vudu se refere aos tempos em que Lukaku esteve no Everton e recusou renovar pelo clube. O principal accionista do Everton, Farhad Moshiri, disse, na altura, que Lukaku terá rejeitado um novo contrato alegando que a mãe tinha visitado um especialista em vudu que lhe tinha dito que devia transferir-se para o Chelsea.

Lukaku acabou por mudar-se para o Manchester United em 2017.

Pogba defende o ex-colega de equipa

O treinador do AC Milan, Stefano Pioli, também veio defender Ibrahimovic, considerando que foi jogador e que sabe que “estas coisas podem acontecer” entre adversários.

“O passado do Ibra mostra-nos que ele, claramente, não é racista, o que é importante. Também é importante sublinhar que o Milan sempre esteve na linha da frente quando se trata de lutar contra todo o tipo de discriminação”, vincou Pioli.

Também o ex-colega de equipa de Ibrahimovic no Manchester United, Paul Pogba, veio defender o avançado do Milan.

Zlatan… racista? Ele gosta de mim demais, por isso é a última pessoa que eu consideraria racista! Vá lá, não brinquem com esse!”, escreveu Pogba no Twitter.

https://twitter.com/paulpogba/status/1354471807546490885

Ibrahimovic e Lukaku foram, entretanto, suspensos por um jogo pela Federação Italiana de Futebol (FIGC na sigla original em Italiano), mas foi uma suspensão burocrática – Ibrahimovic foi suspenso pelo cartão vermelho que viu na segunda parte do jogo entre Milan e Inter, enquanto Lukaku foi suspenso por acumulação de cartões amarelos.

A FIGC está agora a investigar o incidente entre os dois atletas.

 

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

  1. Há aqui uma série de equívocos. Mas o grande e maior equívoco é que eu não sou racista por gostar de um preto. E daqui se pode concluir que eu não posso não gostar de um preto, porque caso contrário já sou racista!? Ora, chegamos a este caminho sem saída, porque não se pode obrigar a gostar de alguém só por causa da cor da pele… Será que Ibrahimovic gosta de Pogba porque ele é preto? Mas se Ibrahimovic não gosta de Lukaku, então já é racista? E iremos continuar nisto enquanto as pessoas não se afirmarem pelo que são. A cor da pele não justifica nada. Não justifica a competência nem muito menos as amizades. Não sei os motivos porque Ibrahimovic gosta de Pogba, nem sei porque não gosta de Lukaku. Mas cálculo que não será por causa da cor da pele. Ou será que entre os pretos ainda haverá alguns pretos mais pretos que os outros?? Se assim for então abre-se caminho para o racismo entre brancos. E deste modo então todas as desavenças em última instância podem ser todas por motivos racistas. Em bom rigor seremos todos racistas porque existem diferentes tons de pele!!

    • É só para dizer que a parte final é uma espécie de pergunta retórica. Ou seja; será que é mesmo assim?? Será que fomos todos racistas??

    • O racismo não é nada disso. A utilização de expressões que conotam práticas com a aparente intenção de menorizar outros aludindo aos costumes que são tidos, em determinados contextos, como inferiores têm a intenção óbvia de ofender, desmoralizar e diminuir. Respeitando-se a práticas culturais identificadas com determinadas regiões do mundo conferem-nas, naturalmente, um propósito racista, sem a menor dúvida por ser deliberado e intencional. Para mim, mais do que punir os seus autores, isto só mostra a mediocre condição de quem as profere e tratando-se do Ibrahimovic, por tudo o que se conhece da sua conduta, estamos conversados. Em nota de rodapé, diria apenas que conhecendo-se o Progba, também se percebe que o seu depoimento não tem qualquer valor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.