Em vez de aliviar a carga de trabalho e o stress, a inteligência artificial (IA) está a contribuir para o burnout dos trabalhadores e a dificultar a sua produtividade.
Isto contrasta fortemente com as grandes esperanças que muitos executivos têm no potencial da IA para aumentar a produtividade.
O estudo da Upwork, uma das maiores plataformas de trabalho temporário do mundo, inquiriu 2.500 participantes, incluindo 1.250 executivos, 625 trabalhadores assalariados e a tempo inteiro e 625 freelancers nos EUA, Reino Unido, Austrália e Canadá.
Os resultados revelam um desfasamento significativo entre as expectativas dos líderes das empresas e a realidade vivida pelos trabalhadores que utilizam ferramentas de IA.
De acordo com o estudo, citado pelo Futurism, 77% dos funcionários que utilizam a IA afirmam que esta está a aumentar a sua carga de trabalho em vez de a reduzir. Esta carga adicional está a contribuir para níveis mais elevados de burnout e diminuição da produtividade.
Os trabalhadores estão a descobrir que, em vez de a IA assumir as tarefas mundanas, cria frequentemente novas tarefas e complexidades que têm de gerir, aumentando o seu stress no geral.
Os executivos parecem estar esmagadoramente otimistas em relação à IA. Uns impressionantes 96% dos inquiridos acreditam que a IA irá aumentar significativamente a produtividade dos seus trabalhadores.
No entanto, este otimismo não se reflete na prática. Apenas 25% desses líderes de empresas relataram ter programas de treino de IA em vigor, e apenas 13% desenvolveram estratégias adequadas para garantir que esses ganhos de produtividade pudessem ser realizados.
Esta disparidade é ainda mais realçada pelo facto de 47% dos funcionários que utilizam a IA não compreenderem como é que estas ferramentas podem aumentar a sua produtividade.
Além disso, 71% dos trabalhadores a tempo inteiro afirmaram sentir-se esgotados e 65% disseram que têm dificuldade em satisfazer as exigências dos seus empregadores. Apesar disso, 81% dos executivos admitiram ter aumentado as exigências em relação aos seus empregados no último ano.
O estudo também revelou que um em cada três trabalhadores está a considerar deixar o seu emprego nos próximos seis meses devido ao burnout ou ao excesso de trabalho.
Ainda assim, a Upwork diz que a IA tem o potencial de aumentar a produtividade se for implementada corretamente. No entanto, o estudo torna evidente que, sem formação adequada e implementação estratégica, a IA pode aumentar a carga de trabalho e o stress dos funcionários, em vez de os aliviar.