Inteligência artificial superou especialistas a detetar cancro da mama

National Cancer Institute / Wikimedia

Um sistema de inteligência artificial conseguiu identificar, com maior precisão do que especialistas, quais as mulheres que tinham cancro da mama com base nas suas mamografias.

Investigadores da Google Health treinaram um sistema de inteligência artificial para detetar cancro da mama a partir de exames de mamografia de milhares de mulheres do Reino Unido e dos Estados Unidos, avança a AFP.

A equipa de investigadores concluiu que o sistema de IA conseguiu prever o cancro da mama a partir dos exames com uma nível de precisão semelhante ao dos radiologistas, porém, com uma diferença.

Com a inteligência artificial, a percentagem de falsos positivos diminuiu — 5,7% nos EUA e 1,2% no Reino Unido —, bem como o número de falsos negativos — 9,4% no território norte-americano e 2,7% no britânico.

No Reino Unido, as mamografias são realizadas a cada três anos e revistas por dois radiologistas. Se discordarem no diagnóstico, é chamado um terceiro. Nos EUA, os exames são feitos a cada um ou dois anos e apenas um radiologista lê os resultados.

O estudo, liderado pelo investigador Dominic King e publicado na revista Nature, mostrou que o uso da IA para verificar o diagnóstico do primeiro especialista poderia economizar até 88% da carga de trabalho para o segundo clínico.

A equipa declara que são necessárias mais pesquisas, mas espera que a tecnologia possa um dia atuar como uma “segunda opinião” para o diagnóstico de cancro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joacine Katar Moreira defende mais direitos para deputados não inscritos em partidos

A deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, defendeu nesta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos, durante uma reunião do grupo de trabalho para racionalizar os votos objecto de …

Nova universidade internacional de Soros pretende combater populismo e alterações climáticas

O filantropo multimilionário George Soros vai investir mil milhões de dólares (cerca de 904 milhões de euros) numa universidade internacional que terá como foco a oposição a governos autoritários e às alterações climáticas. Segundo avançou o …

"O índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual a nós", diz Bolsonaro

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse, durante um vídeo em direto em que comentava a criação do Conselho da Amazónia, que "o índio está evoluindo e cada vez mais é um ser humano igual …

Jorge Brito Pereira deixa de ser advogado de Isabel dos Santos

O advogado anunciou, esta sexta-feira, que saiu da sociedade de advogados Uría Menéndez Proença de Carvalho, suspendeu a atividade profissional e, como consequência, vai cessar "o patrocínio jurídico" à empresária angolana. "Face às informações publicadas nos …

621 milhões de euros. Ministra reconhece que redução do défice no SNS ficou aquém

A ministra da Saúde reconheceu, esta sexta-feira, que a redução do défice do SNS em 2019 para 621 milhões ficou aquém do que estava previsto, sublinhando o aumento dos custos com pessoal. A ministra da Saúde, …

Governo prevê descontos nas portagens no interior

A ministra da Coesão Territorial disse esta sexta-feira que o novo modelo de desconto das portagens para o interior do país prevê descontos para quem vive, para quem trabalha e para quem visita no …

Excesso de higiene está a tornar a nossa saúde mais frágil, aponta estudo

Um grupo de investigação do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) divulgou recentemente um estudo sobre a perda de diversidade da flora intestinal - também denominada como microbiota - e as consequências desta diminuição na nossa …

Tiroteio na Alemanha faz pelo menos seis mortos e vários feridos

Pelo menos seis pessoas morreram e várias ficaram feridas num tiroteio, esta sexta-feira, na cidade alemã de Rot am See. Um tiroteio, cujo presumível autor foi detido, fez hoje seis mortos e dois feridos graves em …

IKEA aumenta salário de entrada dos trabalhadores para 700 euros

A IKEA aumentou o salário de entrada para trabalhadores a tempo inteiro de 650 euros para 700 euros brutos mensais, acima do salário mínimo nacional (635 euros), anunciou hoje a cadeia de venda de mobiliário. Em …

Mortes nos Comandos. Recruta diz que colocaram um cateter em Hugo Abreu já depois de estar morto

Rodrigo Silvano, o último recruta no curso 127 de Comandos a sair da tenda de enfermaria onde morreu Hugo Abreu no primeiro dia da Prova Zero, relatou ao tribunal que viu o enfermeiro do INEM …