A IA até já comete crimes. Ladrões roubam 220 mil euros com áudio falso da voz de CEO

O primeiro crime com recurso a uma voz gerada por Inteligência Artificial (IA) já foi cometido. Um grupo de ladrões roubaram 220 mil euros com um áudio falso da voz do CEO da empresa.

De acordo com o Wall Street Journal, um impostor desconhecido conseguiu convencer um CEO de uma empresa de energia do Reino Unido, que não foi identificada, de que estava ao telefone com o presidente da empresa-mãe na Alemanha.

A voz pediu que o CEO transferisse 220 mil euros para a conta bancária de um fornecedor na Hungria imediatamente, a fim de evitar “multas por atraso no pagamento”, o que o CEO passou logo a fazer.

Enquanto estavam no telefone, os golpistas enviaram detalhes financeiros por e-mail. Como é óbvio, a transferência iria para os golpistas – e não para um “fornecedor”. A fraude ocorreu em março deste ano, tendo a seguradora da empresa Euler Hermes fornecido novos detalhes esta semana.

“O software conseguiu imitar a voz“, disse o porta-voz de Euler Hermes, Antje Wolters, ao The Washington Post. “E não apenas a voz: a tonalidade, a pontuação, o sotaque alemão.”

O golpe foi descoberto logo após os ladrões se terem tornado gananciosos, ao ligarem mais uma vez ao CEO a exigir um novo pagamento, dizendo que o dinheiro tinha sido reembolsado. O burlão ainda ligou uma terceira vez para pedir outro pagamento.

Embora tenha sido usada a mesma voz falsa, a última chamada foi realizada com um número de telefone da Áustria e o “reembolso” não se tinha se concretizado, por isso  levantou suspeitas sobre a autenticidade do autor da chamada e o CEO não obedeceu. Desconfiado, decidiu ligar diretamente ao CEO da empresa-mãe.

O dinheiro que já tinha sido enviado não foi recuperado, tendo sido reencaminhado através de contas na Hungria e no México antes de ser espalhado por outros lugares – e nenhum suspeito foi identificado ou detido.

A tecnologia de voz gerada por IA tem-se tornado bastante realista nos últimos meses. Rüdiger Kirsch, especialista em fraudes da Euler Hermes, disse que acredita que tenha sido usado um software disponível comercialmente para facilitar a imitação do CEO.

De acordo com o IFLScience, este tipo de tecnologia projetada para imitar os padrões naturais de voz pode ter algumas aplicações muito interessantes. Numa demonstração no ano passado, por exemplo, o assistente de IA do Google conseguiu ligar a um restaurante e a um cabeleireiro e marcar uma mesa e uma consulta, sem que o humano do outro lado da linha soubesse que estava a falar com um algoritmo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas reconstruiram o rosto de uma escocesa nobre com lepra (e de um homem sem mandíbula)

A Câmara Municipal de Edimburgo e a Universidade de Dundee, na Escócia, uniram-se para reconstruir os rostos de pessoas cujos restos mortais foram descobertos sob a famosa Catedral de Santo Egídio nas décadas de 1980 e …

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …