A IA até já comete crimes. Ladrões roubam 220 mil euros com áudio falso da voz de CEO

O primeiro crime com recurso a uma voz gerada por Inteligência Artificial (IA) já foi cometido. Um grupo de ladrões roubaram 220 mil euros com um áudio falso da voz do CEO da empresa.

De acordo com o Wall Street Journal, um impostor desconhecido conseguiu convencer um CEO de uma empresa de energia do Reino Unido, que não foi identificada, de que estava ao telefone com o presidente da empresa-mãe na Alemanha.

A voz pediu que o CEO transferisse 220 mil euros para a conta bancária de um fornecedor na Hungria imediatamente, a fim de evitar “multas por atraso no pagamento”, o que o CEO passou logo a fazer.

Enquanto estavam no telefone, os golpistas enviaram detalhes financeiros por e-mail. Como é óbvio, a transferência iria para os golpistas – e não para um “fornecedor”. A fraude ocorreu em março deste ano, tendo a seguradora da empresa Euler Hermes fornecido novos detalhes esta semana.

“O software conseguiu imitar a voz“, disse o porta-voz de Euler Hermes, Antje Wolters, ao The Washington Post. “E não apenas a voz: a tonalidade, a pontuação, o sotaque alemão.”

O golpe foi descoberto logo após os ladrões se terem tornado gananciosos, ao ligarem mais uma vez ao CEO a exigir um novo pagamento, dizendo que o dinheiro tinha sido reembolsado. O burlão ainda ligou uma terceira vez para pedir outro pagamento.

Embora tenha sido usada a mesma voz falsa, a última chamada foi realizada com um número de telefone da Áustria e o “reembolso” não se tinha se concretizado, por isso  levantou suspeitas sobre a autenticidade do autor da chamada e o CEO não obedeceu. Desconfiado, decidiu ligar diretamente ao CEO da empresa-mãe.

O dinheiro que já tinha sido enviado não foi recuperado, tendo sido reencaminhado através de contas na Hungria e no México antes de ser espalhado por outros lugares – e nenhum suspeito foi identificado ou detido.

A tecnologia de voz gerada por IA tem-se tornado bastante realista nos últimos meses. Rüdiger Kirsch, especialista em fraudes da Euler Hermes, disse que acredita que tenha sido usado um software disponível comercialmente para facilitar a imitação do CEO.

De acordo com o IFLScience, este tipo de tecnologia projetada para imitar os padrões naturais de voz pode ter algumas aplicações muito interessantes. Numa demonstração no ano passado, por exemplo, o assistente de IA do Google conseguiu ligar a um restaurante e a um cabeleireiro e marcar uma mesa e uma consulta, sem que o humano do outro lado da linha soubesse que estava a falar com um algoritmo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …