//

A IA até já comete crimes. Ladrões roubam 220 mil euros com áudio falso da voz de CEO

O primeiro crime com recurso a uma voz gerada por Inteligência Artificial (IA) já foi cometido. Um grupo de ladrões roubaram 220 mil euros com um áudio falso da voz do CEO da empresa.

De acordo com o Wall Street Journal, um impostor desconhecido conseguiu convencer um CEO de uma empresa de energia do Reino Unido, que não foi identificada, de que estava ao telefone com o presidente da empresa-mãe na Alemanha.

A voz pediu que o CEO transferisse 220 mil euros para a conta bancária de um fornecedor na Hungria imediatamente, a fim de evitar “multas por atraso no pagamento”, o que o CEO passou logo a fazer.

Enquanto estavam no telefone, os golpistas enviaram detalhes financeiros por e-mail. Como é óbvio, a transferência iria para os golpistas – e não para um “fornecedor”. A fraude ocorreu em março deste ano, tendo a seguradora da empresa Euler Hermes fornecido novos detalhes esta semana.

“O software conseguiu imitar a voz“, disse o porta-voz de Euler Hermes, Antje Wolters, ao The Washington Post. “E não apenas a voz: a tonalidade, a pontuação, o sotaque alemão.”

O golpe foi descoberto logo após os ladrões se terem tornado gananciosos, ao ligarem mais uma vez ao CEO a exigir um novo pagamento, dizendo que o dinheiro tinha sido reembolsado. O burlão ainda ligou uma terceira vez para pedir outro pagamento.

Embora tenha sido usada a mesma voz falsa, a última chamada foi realizada com um número de telefone da Áustria e o “reembolso” não se tinha se concretizado, por isso  levantou suspeitas sobre a autenticidade do autor da chamada e o CEO não obedeceu. Desconfiado, decidiu ligar diretamente ao CEO da empresa-mãe.

O dinheiro que já tinha sido enviado não foi recuperado, tendo sido reencaminhado através de contas na Hungria e no México antes de ser espalhado por outros lugares – e nenhum suspeito foi identificado ou detido.

A tecnologia de voz gerada por IA tem-se tornado bastante realista nos últimos meses. Rüdiger Kirsch, especialista em fraudes da Euler Hermes, disse que acredita que tenha sido usado um software disponível comercialmente para facilitar a imitação do CEO.

De acordo com o IFLScience, este tipo de tecnologia projetada para imitar os padrões naturais de voz pode ter algumas aplicações muito interessantes. Numa demonstração no ano passado, por exemplo, o assistente de IA do Google conseguiu ligar a um restaurante e a um cabeleireiro e marcar uma mesa e uma consulta, sem que o humano do outro lado da linha soubesse que estava a falar com um algoritmo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.