I Liga: Sporting em desvantagem durante… 2% do tempo jogado

Hugo Delgado / Lusa

Benfica e FC Porto jogam mais tempo a ganhar, no que se disputou até agora no campeonato. Arouca no fundo, embora não esteja no último lugar da classificação.

A pausa habitual para jogos entre selecções nacionais serve para alguns balanços e algumas análises aos campeonatos. O The Analyst, seguindo dados da Opta, espreitou os seis principais campeonatos europeus – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal – e verificou quanto tempo cada equipa está em vantagem, em igualdade e em desvantagem.

Obviamente focámo-nos nos dados recolhidos das oito jornadas da I Liga portuguesa que, tal como nos outros casos, centram-se apenas no tempo útil de jogo, e não quando a bola está parada.


Logo na primeira coluna, do tempo em desvantagem, destaca-se o Sporting: o campeão, terceiro classificado no campeonato, só esteve até agora a perder em 2% do tempo jogado. Seguem-se Sporting de Braga (9%) e FC Porto (10%). Logo a seguir aparecem o líder Benfica e o Portimonense (11%).

Ainda neste capítulo, há uma equipa que está em evidência, pela negativa: o Arouca, que nem está no último lugar da classificação da I Liga (é 16.º) mas esteve a perder em mais de dois terços (69%) dos seus encontros. O penúltimo Belenenses SAD esteve em desvantagem em 52% e o último classificado Famalicão, curiosamente, só esteve a perder em 24% do tempo útil.

O Vizela é o “rei” dos empates no campeonato, com cinco igualdades em oito jogos, e confirma esse registo nestas estatísticas. Mas por pouco: 75% do tempo em igualdade, com o Sporting de Braga a registar 74% e o Marítimo 71%.

A equipa que vê menos tempo o marcador com um empate (27%) é o Arouca e a equipa que está menos tempo a ganhar é…o Arouca – apenas 4% do tempo útil dos seus compromissos. Belenenses SAD e Vizela (9%) também estão pouco tempo em vantagem nos seus jogos.

Neste capítulo do tempo em vantagem, duas equipas partilham a liderança: Benfica e FC Porto, os dois primeiros classificados do campeonato, com 46% cada. O Sporting acumula 44% e o Estoril 34%. Ou seja, os quatro primeiros da I Liga estão nas quatro primeiras posições nesta coluna.

A surpresa é quem aparece ao lado do Estoril, igualmente com 34%: o Tondela, que está no 10.º lugar na classificação da I Liga.

Bayer e Villarreal

Nos números dos outros principais campeonatos europeus de futebol, sublinhamos uma equipa alemã e uma equipa espanhola.

O Bayer Leverkusen é, surpreendentemente, a equipa que esteve mais tempo na frente do marcador: 64%, à frente dos 60% do Paris Saint-Germain.

O Villarreal é a única equipa deste top-6 europeu que nunca esteve a perder até agora, no campeonato. Aliás, analisando os seis campeonatos, o Villarreal é o único emblema que supera o Sporting, que apresenta os já referidos 2% do tempo em desvantagem.

  Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …