/

“Os humoristas levam muitos estalos. Não é só na TV”

9

Andy Witchger / Wikimedia

Chris Rock durante espectáculo

David Dennis Jr. sublinha que o caso entre Will Smith e Chris Rock foi mais mediático. Mas está longe de ser caso isolado.

O assunto continua a ser debatido diariamente nos Estados Unidos da América (e não só): Will Smith protagonizou o momento da noite, na cerimónia dos Óscares deste ano, quando deu um estalo a Chris Rock.

Milhões de pessoas já sabem o contexto: o humorista estava quase a apresentar a lista de nomeados para o prémio de melhor documentário quando lançou uma piada sobre um problema de saúde de Jada Pinkett Smith.

Will Smith ainda se riu, mas, poucos segundos depois, levantou-se e deu um estalo em Chris Rock.

E aí arrancaram os milhões de análises e opiniões e perguntas. Foi real ou encenado? Foi uma questão de demonstração de poder? Foi uma questão machista de “eu defendo a minha mulher porque ela não se consegue defender sozinha”? Foi um atentado à liberdade no humor?

“Já há pensamentos suficientes sobre raça, poder e género para se dar aulas durante um semestre inteiro”, escreve David Dennis Jr. no portal Andscape.

No entanto, um facto deve ser sublinhado: “Às vezes os humoristas levam estalos”.

Porquê? Porque arriscam, porque mandam piadas perigosas. Aliás, se classificam um humorista de “perigoso”, esse é um dos melhores elogios que ele pode ouvir.

O humorista arrisca ser “travado” na sua carreira quando brinca com um presidente, quando toca em temas sensíveis, quando goza com um assunto que devastou milhares de famílias (11 de Setembro, guerras…).

Pode mesmo correr risco de vida. Os estalos são pormenores, no meio deste contexto.

Chris Rock é “perigoso”. As suas piadas sobre racismo não caíam bem a algumas pessoa.

E exagera, de acordo com algumas análises. Exagera quando diz que tem medo de pessoas negras, quando humilha mulheres negras, quando gozou com a sua ex-esposa. Num documentário, dedicou uma hora e meia a envergonhar mulheres negras.

“Quando Rock insulta negros pobres e mulheres negras, ele está a insultar pessoas que muitas vezes não estão em posição de fazer nada do que ele está a dizer sobre elas. Muitas vezes essas pessoas nem conseguem estar na sala em que Rock está a lançar essas piadas”, continua o artigo, antes de se centrar no que aconteceu nos Óscares.

“No domingo à noite, ele olhou para um mar de rostos brancos, destacou uma mulher negra e gozou com o seu cabelo e com a sua deficiência. Claro, ele é apenas um dos muitos comediantes ricos e famosos que recebem milhões de dólares enquanto criticam pessoas cujas vozes são abafadas. Há pouco perigo nisso”, descreve.

Mas depois chegou ao palco Will Smith, provavelmente o único actor negro que tem o estatuto de poder levantar-se durante os Óscares, dar um estalo numa pessoa e continuar na cerimónia até ao final. Nem a sua esposa teria essa oportunidade, possivelmente.

Aí verificou-se algo raro: Chris Rock irritou uma pessoa na plateia (isso não é raro) mas essa pessoa tem um estatuto social superior ao do humorista (isso tem sido raro).

Com ou sem estatuto, outros humoristas defenderam publicamente Chris Rock. E Kathy Griffin deixou um alerta: a partir de agora, durante espectáculos de comédia, as pessoas na plateia podem ter o impulso de aparecer no palco e repetir o gesto de Will Smith.

“Eu entendi isso. Mas é o seguinte: os humoristas são atacados frequentemente no palco e muitas vezes são mulheres negras e comediantes queer que sofrem esses ataques. E repetem-se, com ou sem estalos transmitidos pela televisão nacional”, avisou David.

Há exemplo recente: na semana passada, o humorista negro Sampson McCormick foi agredido durante uma actuação. Um soco de um homem que estava a assistir ao espectáculo. “Vou bater no teu rabo preto”, afirmou o espectador (branco).

O que acontece é que esses e essas humoristas “marginalizadas” correm mais perigo quando sobem ao palco – mas são esses marginalizados que são muitas vezes o alvo das piadas dos humoristas que já são “estrelas”.

David Dennis Jr. avisa que a maioria das pessoas não tem noção de como são as actuações de humoristas negros ou queer em clubes pequenos, quase escondidos.

São perigosas. Literalmente.

Para finalizar, David deixa uma sugestão a Chris Rock: deveria parar um pouco para pensar sobre porque está sempre a encontrar novas maneiras de insultar as mulheres negras.

“Mas tenho a sensação de que só ouviremos mais argumentos de espantalho sobre a segurança dos comediantes que atacam os vulneráveis que estão ​​entre nós, enquanto ignoram as pessoas realmente vulneráveis ​​​​que escrevem piadas sobre as suas experiências frequentemente ignoradas e desconsideradas”, lamenta.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

9 Comments

  1. Ou seja: proibam-se os humoristas ou volte uma censura mundial pidesca do que é permitido… Que parvoíce! Nada justifica a atitude de Will chapadas!

  2. Se um humorista é mesmo bom consegue fazer piadas sem que as mesmas ferissem a sensibilidade das pessoas visadas pela piada. Ele quer mesmo fazer piadas sobre pessoas reais que vá para casa fazer piadas dos filhos dele ou da mulher dele.

    • Qualquer um pode fazer fazer piadas sobre que lhe apetecer.
      Ninguém sabe a “sensibilidade” da pessoa visada e a “sensibilidade” da mesma pessoa varia…
      Não foi a pessoa visada que agrediu o comediante à frente de meio mundo.
      E o melhor é que, antes disso, ele riu-se bastante da piada, portanto quero ver como vai justificar a agressão…

  3. Vamos lá a ver se a gente se entende.
    Um humorista é um personagem que vive da desgraça alheia… ponto.
    Vamos exemplificar:
    Imaginem-se assistindo a uma sessão de entrega de prémios (por exemplo ao nosso filho/a, deficiente)
    Vem um comediante e diz: O teu filho é um doente mental, um atrasado, um gágá, nem cá devia andar)
    Que fazes?
    Estavas á espera de uma piada, ris-te, mas ao mesmo tempo deu-te um flash, “Mas este filho da …. está a ofender e a melindrar o meu filho e a sua deficiência!…
    Então como és um paladino dos comportamentos, levantas-te e dás-lhe……UM BEIJINHO.
    Ide chafurdar as vossas opiniões de m…. na vossa casa e deixem-se de comentários parvos.
    Will Smith és um ator que muito admirava, hoje, pelo teu ato e comportamento, crias-te em mim uma profunda admiração, agora, como verdadeiro esposo que se orgulha da sua esposa e que sabe dignificá-la.
    Não devias ter pedido desculpa a esse parasita.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.