Humilhação dos 7-1 leva o Brasil a olhar para a ciência

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Argentina - Alemanha, final do Mundial 2014

Argentina – Alemanha, final do Mundial 2014

O futebol brasileiro olha para a ciência à procura de respostas depois da humilhante derrota da equipa nacional por 7-1 àa mãos da Alemanha no Campeonato do Mundo do passado Verão.

Legisladores do Estado de Belo Horizonte, cenário da chocante saída da equipa brasileira do torneio, convidaram o professor Mark Williams para falar sobre ‘Mudar de futebol no Brasil: desafios da renovação’ reconhecendo o trabalho de liderança mundial pelo centro universitário de Medicina do Desporto e Performance Humana.

Williams, conselheiro do Instituto Inglês de Desporto e da Premier League, apelou ao país que coloque a ciência no centro da sua visão para o jogo.

O professor Mark Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London

O professor Mark Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London

O discurso, que foi transmitido pela televisão estatal brasileira, destacou o modo como outros países usam a pesquisa científica para desenvolver o desempenho dos atletas de elite.

Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London, disse que “o Brasil deu muitos dos grandes nomes de todos os tempos ao futebol, mas no futebol moderno o talento por si só não é suficiente”.

Segundo Williams, “a ciência é a chave para trazer a Jules Rimet, a taça do Campeonato do Mundo, de volta à sala de troféus do Brasil “.

Dirigindo-se à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Williams contou que percepções cognitivas e de neurociência tinham mudado as metodologias de treino na Premier League, enquanto a formação cada vez mais levou em conta a tomada de decisões durante os jogos de alta pressão.

Williams mostrou ainda como a animação e tecnologia de realidade virtual levaram à criação de programas de treino baseados em simulações – tecnologias que aceleraram a rapidez com que os jogadores podem aprender.

Ciência Hoje

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Da alta velocidade entre Porto Lisboa ao novo aeroporto. Os dez pilares de Costa e Silva para a retoma do país

O diretor diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, convidado pelo Governo para estudar um plano de retoma económica para o período pós-pandemia, já apresentou as suas ideias ao Executivo socialista. Num documento com …

Fim das reuniões no Infarmed. BE quer dados da pandemia entregues ao Parlamento (e publicados na Internet)

Com o fim das reuniões entre peritos e políticos no Infarmed, o Bloco de Esquerda quer que os deputados passem a receber informações e dados científicos sobre a evolução da pandemia no Parlamento. De acordo com a …

Ter um cão pode ajudar as crianças a comportarem-se melhor

Ter um cão durante a infância pode ajudar a melhorar a saúde física e emocional das crianças, de acordo com uma nova investigação levada a cabo pelo Telethon Kids Institute, sediado na Austrália. A mesma …

Marcelo com reeleição garantida. Ana Gomes em segundo com o dobro de André Ventura

Se decidir recandidatar-se à Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa vencerá confortavelmente à primeira volta, revela uma nova sondagem. De acordo com a pesquisa de opinião da Aximage para o Jornal Económico, o atual …

Presidente interina da Bolívia infetada com covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Añez, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou esta sexta-feira a própria, referindo que está bem. “Estou positiva para a covid-19, estou bem, trabalharei em isolamento. Juntos, seguiremos em frente”, …

Filho de Humberto Pedrosa na calha para CEO da TAP

O Jornal Económico escreve na sua edição desta sexta-feira que o nome de David Pedrosa, filho de Humberto Pedrosa, poderá vir a ser o substituto temporário de Antonoaldo Neves na liderança da companhia aérea portuguesa. …

Jovem ilha vulcânica "cospe" cinza e lava à medida que cresce estranhamente no Pacífico

Uma ilha de origem vulcânica localizada no Pacífico está a passar um "surto vigoroso" que inclui o lançamento de cinzas e lava à medida que cresce de forma incomum desde meados de junho, avança a …

TC declara inconstitucional lei do direito de preferência dos inquilinos

O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucional a lei que garante o exercício do direito de preferência pelos arrendatários na transmissão das habitações, um pedido de fiscalização sucessiva que tinha sido feito pelo CDS-PP e PSD …

Cientistas já sabem o que é o estranho gel encontrado no lado oculto da Lua

Uma equipa de cientistas da China conseguiu determinar a natureza da estranha substância espacial que gerou muito interesse desde que foi descoberta no ano passado pelo rover chinês Yutu-2 no lado oculto da Lua. A "substância …

Astronautas devem usar Vénus como "trampolim" para chegar a Marte, defendem cientistas

Vários especialistas defendem que os astronautas devem utilizar Vénus como "trampolim" para chegar até Marte, alegando que uma missão ao Planeta Vermelho baseada neste plano seria não só mais rápida como barata. Tendo em conta a …