Humilhação dos 7-1 leva o Brasil a olhar para a ciência

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Argentina - Alemanha, final do Mundial 2014

Argentina – Alemanha, final do Mundial 2014

O futebol brasileiro olha para a ciência à procura de respostas depois da humilhante derrota da equipa nacional por 7-1 àa mãos da Alemanha no Campeonato do Mundo do passado Verão.

Legisladores do Estado de Belo Horizonte, cenário da chocante saída da equipa brasileira do torneio, convidaram o professor Mark Williams para falar sobre ‘Mudar de futebol no Brasil: desafios da renovação’ reconhecendo o trabalho de liderança mundial pelo centro universitário de Medicina do Desporto e Performance Humana.

Williams, conselheiro do Instituto Inglês de Desporto e da Premier League, apelou ao país que coloque a ciência no centro da sua visão para o jogo.

O professor Mark Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London

O professor Mark Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London

O discurso, que foi transmitido pela televisão estatal brasileira, destacou o modo como outros países usam a pesquisa científica para desenvolver o desempenho dos atletas de elite.

Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London, disse que “o Brasil deu muitos dos grandes nomes de todos os tempos ao futebol, mas no futebol moderno o talento por si só não é suficiente”.

Segundo Williams, “a ciência é a chave para trazer a Jules Rimet, a taça do Campeonato do Mundo, de volta à sala de troféus do Brasil “.

Dirigindo-se à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Williams contou que percepções cognitivas e de neurociência tinham mudado as metodologias de treino na Premier League, enquanto a formação cada vez mais levou em conta a tomada de decisões durante os jogos de alta pressão.

Williams mostrou ainda como a animação e tecnologia de realidade virtual levaram à criação de programas de treino baseados em simulações – tecnologias que aceleraram a rapidez com que os jogadores podem aprender.

Ciência Hoje

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …