Humilhação dos 7-1 leva o Brasil a olhar para a ciência

Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Argentina - Alemanha, final do Mundial 2014

Argentina – Alemanha, final do Mundial 2014

O futebol brasileiro olha para a ciência à procura de respostas depois da humilhante derrota da equipa nacional por 7-1 àa mãos da Alemanha no Campeonato do Mundo do passado Verão.

Legisladores do Estado de Belo Horizonte, cenário da chocante saída da equipa brasileira do torneio, convidaram o professor Mark Williams para falar sobre ‘Mudar de futebol no Brasil: desafios da renovação’ reconhecendo o trabalho de liderança mundial pelo centro universitário de Medicina do Desporto e Performance Humana.

Williams, conselheiro do Instituto Inglês de Desporto e da Premier League, apelou ao país que coloque a ciência no centro da sua visão para o jogo.

O professor Mark Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London

O professor Mark Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London

O discurso, que foi transmitido pela televisão estatal brasileira, destacou o modo como outros países usam a pesquisa científica para desenvolver o desempenho dos atletas de elite.

Williams, director do Departamento de Ciências da Vida da Brunel University London, disse que “o Brasil deu muitos dos grandes nomes de todos os tempos ao futebol, mas no futebol moderno o talento por si só não é suficiente”.

Segundo Williams, “a ciência é a chave para trazer a Jules Rimet, a taça do Campeonato do Mundo, de volta à sala de troféus do Brasil “.

Dirigindo-se à Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Williams contou que percepções cognitivas e de neurociência tinham mudado as metodologias de treino na Premier League, enquanto a formação cada vez mais levou em conta a tomada de decisões durante os jogos de alta pressão.

Williams mostrou ainda como a animação e tecnologia de realidade virtual levaram à criação de programas de treino baseados em simulações – tecnologias que aceleraram a rapidez com que os jogadores podem aprender.

Ciência Hoje

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …