Human Rights Watch acusa governo italiano de dificultar acesso ao aborto durante pandemia

A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) acusou esta quinta-feira o governo italiano de ter dificultado o acesso ao aborto legal e de colocar a saúde e as vidas das mulheres em perigo durante a pandemia.

“O fracasso do Governo em garantir vias para assegurar cuidados médicos essenciais e sensíveis durante a pandemia causou interrupções nos serviços de aborto e impediu algumas mulheres de realizarem o aborto dentro do prazo legal, exacerbando as antigas barreiras ao aborto legal e seguro em Itália”, criticou a ONG em comunicado.

“Mulheres e adolescentes em Itália tiveram de enfrentar obstáculos às vezes insuperáveis para aceder a cuidados de saúde sexual e reprodutiva de que precisavam durante um período de crise”, disse Hillary Margolis, da HRW, citada pela agência Lusa.

Para a ONG internacional, “a pandemia de covid-19 sublinhou apenas o sistema labiríntico italiano no acesso ao aborto e demonstrou como as restrições desajustadas do país causaram danos, em vez de fornecerem proteção”.

Entre maio e julho deste ano, a HRW entrevistou 17 médicos, académicos e ativistas de direitos das mulheres, bem como cinco mulheres que procuraram o aborto ou cuidados relacionados, após o início do surto em fevereiro.

A ONG lembrou que o aborto é legal em Itália durante os primeiros 90 dias de gravidez por razões de saúde, económicas, sociais ou pessoais.

“No entanto, requisitos onerosos e o uso alargado de ‘objeções de consciência’ por parte do pessoal médico para negar assistência deixaram mulheres adultas e adolescentes em dificuldades para encontrarem serviços dentro do prazo legal, geralmente exigindo visitas a várias instalações em Itália ou no exterior – movimento dificultado pelas proibições de viagens locais e internacionais”, continuou a organização.

Algumas instalações suspenderam mesmo os serviços de aborto durante a pandemia ou a equipa ginecológica foi transferida para os cuidados a prestar no combate à covid-19, salientou a HRW.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …

BE acusa Governo de “nunca ter concretizado” medidas para fixar profissionais no SNS

A coordenadora do BE acusou esta segunda-feira o Governo de “nunca ter concretizado” as medidas no Orçamento do Estado de 2019 para fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e apontou como “absoluta necessidade” …

Bebés voltam a poder ser registados no hospital

No início da pandemia, o serviço "Nascer Cidadão" foi encerrado, Agora, mais de um ano depois, já é possível voltar a registar os bebés nos hospitais onde nascem. Os balcões "Nascer Cidadão" foram instalados há mais …

Fauci revela que uso de máscara está a ser revisto nos EUA para pessoas vacinadas

Anthony Fauci, conselheiro de saúde da Casa Branca, disse que os Estados Unidos estão a estudar a possibilidade de levantar a obrigatoriedade do uso de máscara para pessoas vacinadas contra a covid-19. Este domingo, Anthony Fauci …

Tratamentos de radioterapia em risco no IPO de Lisboa

Tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa estão em risco devido à falta de profissionais. O IPO de Lisboa conta com sete aceleradores lineares, aparelhos sofisticados que obrigam à presença física de …

Presidente de associação solidária acusado de violar e escravizar mulheres em situações precárias

O presidente da associação "Paz no Coração" está a ser acusado por 60 crimes sexuais. Atualmente, encontra-se em prisão preventiva. Alfredo Marques Carvalho, líder da associação, acolhia vítimas de violência doméstica, atiradas para a rua com …

Sócrates sai em defesa de Vieira. Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois"

Em Portugal, "prende-se primeiro e pergunta-se depois", considera o antigo primeiro-ministro José Sócrates, num artigo de opinião publicado esta segunda-feira no qual reage às detenções de Luís Filipe Vieira e Joe Berardo. "Tudo igual, tudo igual, …

Thomas Daley: o ouro para quem sofreu muito

Bullying na escola, morte do pai, homossexualidade, incapaz de caminhar. Thomas Daley venceu uma prova de saltos para a água, em Tóquio, ao lado do também britânico Matty Lee. Surpresa nos saltos para a água, nos …

Depois de uma época dourada, Portugal cai sete lugares no ranking da inovação

A economia nacional caiu sete posições, naquela que é a primeira inversão na trajetória ascendente desde 2014. Apesar do recuo, Portugal melhorou em 18 dos 32 indicadores. A notícia, avançada esta segunda-feira pelo jornal Público, dá …