//

Huawei despromove dois funcionários que utilizaram iPhone em publicação no Twitter

A gigante chinesa das telecomunicações Huawei sancionou dois funcionários por terem utilizado um iPhone para desejar um bom ano novo numa publicação na conta oficial da rede social Twitter da empresa, noticiou um portal online chinês.

A Huawei, cujos aparelhos competem com o iPhone, da Apple, no dia de Ano Novo, desejava aos seguidores um “Feliz #2019” num tweet marcado como “via Twitter para o iPhone”. Embora a publicação, que indicava “via Twitter para o iPhone”, ter sido eliminado, não impediu a sua circulação nas redes sociais através de partilhas.

Numa nota interna, datada de 3 de janeiro, o vice-presidente sénior corporativo e diretor do conselho, Chen Lifang, disse que “o incidente causou danos à marca Huawei“. A empresa referiu ainda que o erro mostrou falta de procedimento e supervisão da administração.

Por essa razão, a Huawei informou que irá despromover um dos funcionários e reduzir o seu salário em cinco mil yuans (638 euros), enquanto o segundo não poderá ser promovido este ano. O erro, de acordo com a nota interna, ocorreu na empresa subsidiária de marketing Sapient.

A equipa desta empresa não conseguiu ligar-se à rede privada VPN virtual – um mecanismo usado na China para contornar a censura cibernética que bloqueia páginas como Twitter, Facebook ou Google -, obrigando os funcionários a utilizarem os seus telemóveis com recurso a um cartão SIM de Hong Kong, que lhes permite aceder a essas páginas bloqueadas em território chinês.

Não é a primeira vez que o uso de um produto da Apple é motivo de constrangimento. Hu Xijin, editor-chefe do tabloide nacionalista Global Times, foi ridicularizado online no ano passado depois de usar o seu iPhone, enquanto expressava apoio à Huawei e à parceira doméstica ZTE. Mais tarde, disse que as suas ações não eram hipócritas, pois marcas estrangeiras não deveriam ser discriminadas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.