HSBC terá ocultado dinheiro de suspeitos de crimes

A filial suíça do banco HSBC ocultou fundos de suspeitos de crimes, incluindo de pessoas alegadamente implicadas na lavagem de dinheiro ou em casos de corrupção, de acordo com o diário britânico The Guardian.

Apesar de estar obrigado, desde 1998, a rever a situação de clientes considerados de alto risco, a entidade viabilizou contas de clientes implicados em importantes escândalos em África, como os empresários quenianos Deepak Kamani e Anura Perera, alegadamente implicados num caso de corrupção no Quénia, de acordo com o jornal.

O HSBC também detinha ativos de banqueiros acusados de roubar fundos das antigas repúblicas soviéticas e facilitou contas a pessoas alegadamente relacionadas com o tráfico de cocaína na República Dominicana, acrescentou o The Guardian.

O diário referiu Vladimir Antonov, suspeito de ter roubado fundos do banco Lithuanian Snoras.

Em contacto com o The Guardian, o banco admitiu que depois da compra da filial de Genebra em 1999 foram mantidas muitas contas “de risco”, mas recusou falar sobre clientes.

O HSBC indicou ter tomado medidas para resolver estes problemas e fechou contas de pessoas incapazes de demonstrar o cumprimento de obrigações fiscais.

A informação divulgada, na sequência de uma investigação batizada “Swissleaks” a partir de documentos do informático Hervé Falciani, ex-trabalhador do HSBC em Genebra, diz respeito a contas no valor de mais de 100 mil milhões de dólares de 106 mil clientes de 203 países.

A comissão de Finanças do Parlamento britânico já anunciou que vai chamar, para prestar declarações, representantes do HSBC e a autoridade fiscal do Reino Unido para esclarecer as acusações de evasão de impostos através da filial suíça da entidade.

O presidente da comissão, o conservador Andrew Tyrie, expressou a sua preocupação depois de a comunicação social britânica ter divulgado esta semana que as Finanças receberam, em 2010, dados sobre cerca de 1.100 contribuintes que não pagaram impostos. Apenas um foi processado.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Até os dinossauros tinham piolhos

Insetos ancestrais semelhantes ao piolhos modernos parasitavam os dinossauros, alimentando-se das com suas penas, como evidenciado por um novo par de fósseis em âmbar. Por vezes, os pássaros modernos são infestados por piolhos que mastigam e …

Simeone confessa que gostava que João Félix "tivesse mais gasolina"

O treinador do Atlético de Madrid, Diego Simeone, elogiou João Félix no final da partida deste sábado contra o Osasuna, mas confessou que gostava que o internacional português "tivesse mais gasolina na fase final dos …

Ex-diretor do FBI admite que houve "negligência" na investigação da ingerência russa

O ex-diretor do FBI James Comey admitiu este domingo que “verdadeiras negligências” foram cometidas pela polícia federal no início da investigação sobre a ingerência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos. Donald Trump, …

"Alcochete sempre". Equipa do Sporting vaiada à chegada aos Açores

A comitiva do Sporting foi este domingo vaiada à chegada ao hotel em Ponta Delgada, nos Açores, na véspera do jogo contra o Santa Clara. "Alcochete sempre", gritou um grupo de cerca de 30 adeptos à …

Os seus genes não são o único fator que determina o risco de Alzheimer

O desenvolvimento da doença de Alzheimer não está exclusivamente ligado à genética, sugere um artigo científico publicado recentemente. No primeiro estudo publicado sobre a doença de Alzheimer em trigémeos idênticos, os cientistas descobriram que, apesar de …

"Poções do amor" podem tornar-se na solução para uma relação eterna

Numa verdadeira fusão entre ficção e realidade, as nossas relações amorosas podem vir a ser salvas por uma "poção do amor". A solução passa por se recorrer à manipulação química do amor para tentar que …

Há uma segunda população estelar no disco espesso da Via Láctea

As estrelas que compõem o disco espesso da Via Láctea pertencem a duas populações estelares distintas, com características diferentes. Um novo estudo sobre a composição cinemática e química de uma amostra de estrelas nas proximidades do …

Igrejas evangélicas cultivam violência doméstica ao defender a supremacia dos homens sobre as mulheres

O facto de a igreja evangélica defender que o homem deve controlar a mulher apenas agrava o problema de violência doméstica, justificando os atos dos homens. Jane (nome fictício) era membro da comunidade cristã evangélica da …

A Cidade do México está a pagar aos seus polícias para que percam peso

A Polícia da Cidade do México está a levar a cabo um programa para combater o excesso de peso e a obesidade no seu efetivo através de incentivos financeiros.  Ao todo, escreve a agência AFP que …

Há um novo método para medir buracos negros

Os buracos negros supermassivos são os maiores buracos negros, com massas que podem exceder mil milhões de sóis. Apenas esta primavera foi divulgada a primeira imagem do buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87, …