Hotel que proibia reserva a homossexuais obrigado a apagar aviso

Casa D' João Enes

Casa D' João Enes

Casa D’ João Enes

A ASAE já reagiu contra o hotel “Casa D’ João Enes”, em Afife, Viana do Castelo, na sequência da notícia que dava conta que o estabelecimento hoteleiro vedava a entrada a gays e lésbicas.

Segundo o Diário de Notícias, jornal que alertou para a situação, foi logo no dia a seguir à publicação da notícia que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica decidiu intervir.

A ação de fiscalização passou pela verificação da existência do aviso em questão e pela vistoria dos alojamentos em causa, exigindo que o mesmo fosse apagado.

Recorde-se que o aviso pedia para os clientes não prosseguirem com a reserva, “sob pena de ser vedada a admissão às instalações”, em quatro casos: adeptos de futebol, adeptos de festivais de música de verão, gays e lésbicas e, por fim, consumidores de estupefacientes e quaisquer substâncias psicotrópicas.

Esta política também constava nos avisos de outras três propriedades, entre elas Casa d’Alambique, a Casa d’Eira e a Mima Concept, todas em Afife e do mesmo proprietário.

Segundo o DN, foi instaurado um processo de contraordenção que pode resultar numa coima entre 125 e 3.250 euros, no caso de a propriedade dos alojamentos ser de pessoa singular, ou entre 1.250 e 32.500 euros, caso se trate de uma pessoa coletiva.

Na altura, o proprietário das unidades hoteleiras, Paulo Bandeira, considerou estas “regras de acesso ao serviço” como “políticas de reserva de que normalmente os proprietários não abdicam” e negou qualquer tipo de preconceito.

“Sou dono dos estabelecimentos e sou eu que defino quem é o cliente que quero, e quem quero excluir e incluir. Se quero altos ou magros, gordos ou baixos. E não sou o único que tenho esta política”, afirmou ao diário.

No local do aviso apagado lê-se agora, segundo o DN, “nos termos da legislação aplicável, o acesso a este espaço é livre“.

Os prazos para a defesa começam agora e, caso os responsáveis pelos estabelecimentos não queiram acatar a egixência da ASAE, podem recorrer da decisão para os tribunais.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Ena, o lobby está mesmo a tomar conta de tudo!
    Mas é inútil, porque a gerência tem a liberdade de aceitar quem quiser, e não os irão aceitar! azar …
    Eu cá também não quereria essa “gente” por perto! Safa!

    • Mas eles estão mais perto do que você imagina…quem sabe debaixo do mesmo tecto.
      Parece-me que há aí algum receio de descobrir algum sentimento, de se abrir a porta de algum armário!
      Olhe que quem tem a sexualidade bem definida não tem medo de conviver com essa “gente”

  2. Deixo a sugestão à I.L.G.A. para utilizar este local para o proximo congresso nacional.
    Só para chatear a criatura que pensa que pode decidir o que é “normal”.

  3. oh PL essa “gente” paga exactamente os mesmos impostos que tu e têm tanto direito como os outros de andar à vontade e usufruir do que é disponibilizado ao público, sem qualquer tipo de preconceito.

    Que medo tens dessa “gente”? Que tanto te incomoda? Vê lá se algum dia ainda não terás de recorrer a uma qualquer pessoa dessa “gente” para te salvar a ti próprio ou alguém que gostes ou ajudar-te com problemas que te surjam. Ah sim, porque desculpa dar-te a novidade… mas o heterossexuais também têm doenças, problemas na vida, etc etc etc.

    Aprende a respeitar, se queres ser respeitado.

  4. É esta a M—a do país que temos então se a casa é minha porque não poderei impedir a entrada a P———s e a f—-s se pago os meus impostos para ter a mesma aberta, porque razão terei que deixar entrar toda esta escomalha e estragarem-me o negócio?
    Se ao dono desta unidade hoteleira fôr levantado um processo de contraordenação por querer o seu património limpo porque não levantar antes um processo de contraordenação aos P———s e fufas por irem contra a lei de Deus.
    Está mais que visto que após a M—a da revolução que deu cabo deste País já não temos poder sobre aquilo é nosso e que pagamos os nossos impostos.
    Não ficaria melhor a mais essa pide desfarçada da asae que só anda a incomodar a quem trabalha que fosse incomodar os senhores que têm e continuam a roubar o Povo que sempre trabalhou e continua a trabalhar com seriedade.

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …