Hotel em Amesterdão vai ter sistema de refrigeração que não gasta energia

O novo empreendimento, que deverá ser inaugurado em 2017, não precisa de energia elétrica para refrigerar ou aquecer o seu interior.

Um ar condicionado que não gaste energia elétrica será, com certeza, o sonho de muitas pessoas por esse mundo fora.

Agora, um novo hotel em Amesterdão, na Holanda, poderá vir a transformar-se ele próprio nessa ideia de sonho, através de um sistema de refrigeração que não gasta eletricidade.

A ideia inicial partiu de Ben Bronsema, um engenheiro que, durante toda a sua carreira, fez a projeção de grandes aparelhos de ar condicionado em diferentes edifícios.

Oitenta anos depois, o holandês mudou radicalmente a sua visão profissional e teve a ideia de um sistema “Earth, Wind & Fire”, ou seja, um modelo que consiste em adaptar o efeito destes mesmos aparelhos mas que, para isso, não seja preciso energia, aproveitando antes as características arquitetónicas do edifício.

Foi através desta ideia de Bronsema que a companhia Dutch Green Company se lembrou de usar este conceito para o seu novo hotel na capital holandesa.

Batizado de Breeze (“brisa” em português), o hotel deverá ser inaugurado em 2017 e, caso o projeto vá mesmo para a frente, poderá tornar-se um dos edifícios mais eficientes do mundo em termos energéticos.

O sistema deste projeto funciona de forma semelhante ao de uma cascata, ou seja, na parte superior, vão estar turbinas eólicas que empurram o ar para os tubos que passam pelo interior do prédio.

O ar entra em contacto e espalha-se em correntes de água. Na parte imediatamente abaixo do teto, o ar refrigerado pela água é distribuído pelos quartos, enquanto uma espécie de “chaminé solar”, que é aquecida pelos raios solares, regula a entrada e a saída de ar quente do edifício.

O resultado deste processo é uma eterna repetição de ar fresco a circular pelo edifício e, ao mesmo tempo, o sistema também proporciona aquecimento sempre que for necessário.

O calor é armazenado debaixo do solo para que possa ser reaproveitado nas estações mais frias e o teto gera energia através das turbinas eólicas e dos painéis solares.

Segundo Bronsema, o custo total para a construção do hotel, que vai ter aproximadamente 158 quartos, rondará os 15 milhões de dólares. O preço da estadia para os hóspedes será de cerca de 125 euros por noite.

ZAP / EcoD

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.