Hotel de luxo sem licença usa parque público como se fosse privado

Astratec Lighting Consultant

Hotel Palácio do Governador, Lisboa

Hotel Palácio do Governador, Lisboa

O Hotel Palácio do Governador, classificado com cinco estrelas e situado em frente à Torre de Belém, em Lisboa, funciona há três meses sem a devida licença. E ainda utiliza como propriedade privada o parque de estacionamento público adjacente.

É a própria Câmara de Lisboa que confirma ao jornal Público que nem o hotel, nem o parque de estacionamento, têm a adequada licença de utilização.

“As obras ainda não estão formalmente concluídas, uma vez que o promotor requereu a prorrogação da licença de construção até 28 de Janeiro e ainda tem de cumprir várias obrigações legais“, alega a autarquia.

O parque de estacionamento subterrâneo foi construído em terrenos municipais, que foram cedidos à empresa Carlos Saraiva II por um prazo de 50 anos, numa altura em que esta se comprometia a recuperar o degradado Palácio do Governador, onde funciona agora o hotel.

Os terrenos foram cedidos há 15 anos pela autarquia então liderada por João Soares, num contrato que determinava que a unidade teria direito a 20 lugares reservados e que a Carlos Saraiva II pagaria 1154 euros mensais pela exploração do espaço.

Mas este parque público está “interdito” ao público em geral, sendo apenas usado pelos hóspedes do hotel, constata o jornal.

A Câmara confirma ao Público que, até ao momento, ainda não houve qualquer pagamento dos valores da “renda contratada” pois, oficialmente, ainda não se deu “o início da exploração”.

A empresa envolvida neste caso é propriedade do empresário Carlos Saraiva que, segundo o mesmo diário, “esteve envolvido em vários casos que mancharam os executivos de João Soares devido às facilidades que lhe foram concedidas sem cumprimento das normas legais”.

De resto, quando o negócio do parque de estacionamento em causa foi aprovado, um dos vereadores de João Soares, Machado Rodrigues, ter-se-á tornado proprietário de apartamentos construídos por Carlos Saraiva “sem pagar sisa”.

Outros dois vereadores de João Soares, Margarida Magalhães e Tomás Vasques, terão assumido lugares na administração de empresas de Carlos Saraiva depois das eleições de 2002, ganhas por Pedro Santana Lopes.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. está-lhes nas veias, Depois dizem que é so a direita que é corrupta, sim sim…
    É de familia, o João Soares é a vítima no mesmo disto tudo, ahahaha
    cambada de FDP

  2. Bem quem conhece este Sr. Carlos Saraiva já sabe que a empresa dele CS Group foi a falencia e os bancos ficaram arder com as dividas. Grandes empreendimentos no Algarve, centenas de palmeiras e tanta gente que ficou sem o seu dinheiro. A familia Soares e outros tem sempre assuntos envolvidos com muito fumo, mas ate hoje não houve qualquer prova na justiça porque?

  3. É de realçar que o João Soares e sua equipa em tempos deram todas as facilidades a uma empresa privada e agora alguns membros dessa equipa estão a trabalhar na empresa privada. «Outros dois vereadores de João Soares, Margarida Magalhães e Tomás Vasques, terão assumido lugares na administração de empresas de Carlos Saraiva depois das eleições de 2002, ganhas por Pedro Santana Lopes.»

  4. Este Saraiva não é o mesmo do hotel de luxo que faliu no Algarve e que deixou trabalhadores e fornecedores de mãos a abanar, pergunto???

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …