Hospital de S. João ativa nível 3 do plano de contingência: cancelamento de cirurgias programadas

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Hospital de Campanha no São João, Porto

Depois de um grande aumento do número de internados e doentes com covid-19, o Hospital de São João no Porto viu-se obrigado a ativar o nível III (penúltimo) do plano de contingência devido à pandemia.

A decisão foi tomada na terça-feira durante uma reunião de urgência do gabinete de crise do centro hospitalar.

Devido à necessidade de aumentar as áreas de internamento, e com o aumento de pacientes no serviço de urgência, o serviço de medicina interna vai ser alocado para internamentos de doentes com covid-19. Esta decisão vai ter grande impacto no número de cirurgias que se vão realizar nos próximos tempos no hospital, pois deverá haver “suspensão de parte da atividade cirúrgica programada”, explica o hospital em comunicado.

Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do Hospital de S. João, revelou que os profissionais estão “muito preocupados com o evoluir da situação, em função do crescimento acentuado do número de casos. Além da enorme pressão no serviço de urgência, temos agora o impacto determinante no internamento”.

O também ex-secretário de Estado da Saúde diz ainda que já existem alguns profissionais que trabalham no hospital que se encontram infetados ou em isolamento profilático, situação que pode “colocar problemas complexos no sistema a curto prazo”, justifica Fernando Araújo.

Segundo o Expresso, o Centro Hospitalar de São João conta agora com 52 infetados internados, 11 em cuidados intensivos e duas unidades dedicadas à pandemia que já atingiram 100% de lotação – a de ginecologia e a de doenças infecciosas.

De acordo com o Público o hospital do norte não é o único a ajustar a resposta à pandemia. No Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central, onde se incluem os hospitais de São José e Curry Cabral, já se prepara um novo aumento de camas para doentes covid com efeitos nas cirurgias programadas.

Também no Hospital Amadora-Sintra, um dos que mais tem estado sob pressão na zona da Grande Lisboa, há suspensão de algumas cirurgias programadas, e o número de doentes internados nos cuidados intensivos aumentou em relação à semana passada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …

Investigação a Juan Carlos vai ser arquivada pela Justiça espanhola

A justiça espanhola vai arquivar a investigação ao rei emérito, Juan Carlos, aberta devido a alegados crimes fiscais e branqueamento de capitais, informaram fontes judiciais citadas pelo Confidencial. De acordo com o jornal, Juan Carlos ainda …

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …