Hospital de S. João ativa nível 3 do plano de contingência: cancelamento de cirurgias programadas

Manuel Fernando Araújo / Lusa

Hospital de Campanha no São João, Porto

Depois de um grande aumento do número de internados e doentes com covid-19, o Hospital de São João no Porto viu-se obrigado a ativar o nível III (penúltimo) do plano de contingência devido à pandemia.

A decisão foi tomada na terça-feira durante uma reunião de urgência do gabinete de crise do centro hospitalar.

Devido à necessidade de aumentar as áreas de internamento, e com o aumento de pacientes no serviço de urgência, o serviço de medicina interna vai ser alocado para internamentos de doentes com covid-19. Esta decisão vai ter grande impacto no número de cirurgias que se vão realizar nos próximos tempos no hospital, pois deverá haver “suspensão de parte da atividade cirúrgica programada”, explica o hospital em comunicado.

Fernando Araújo, presidente do conselho de administração do Hospital de S. João, revelou que os profissionais estão “muito preocupados com o evoluir da situação, em função do crescimento acentuado do número de casos. Além da enorme pressão no serviço de urgência, temos agora o impacto determinante no internamento”.

O também ex-secretário de Estado da Saúde diz ainda que já existem alguns profissionais que trabalham no hospital que se encontram infetados ou em isolamento profilático, situação que pode “colocar problemas complexos no sistema a curto prazo”, justifica Fernando Araújo.

Segundo o Expresso, o Centro Hospitalar de São João conta agora com 52 infetados internados, 11 em cuidados intensivos e duas unidades dedicadas à pandemia que já atingiram 100% de lotação – a de ginecologia e a de doenças infecciosas.

De acordo com o Público o hospital do norte não é o único a ajustar a resposta à pandemia. No Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central, onde se incluem os hospitais de São José e Curry Cabral, já se prepara um novo aumento de camas para doentes covid com efeitos nas cirurgias programadas.

Também no Hospital Amadora-Sintra, um dos que mais tem estado sob pressão na zona da Grande Lisboa, há suspensão de algumas cirurgias programadas, e o número de doentes internados nos cuidados intensivos aumentou em relação à semana passada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …

Depois do Bayern, Barcelona também está atento a Luis Díaz

Luis Díaz continua a somar boas exibições e clubes interessados na sua contratação. Agora fala-se do desejo do Barcelona em contratar o colombiano em janeiro. Luis Díaz atravessa um momento de forma excecional ao serviço do …

Fuse Valley, Matosinhos

Está a nascer em Matosinhos a Silicon Valley portuguesa (e até Siza Vieira está "espantado")

O "Fuse Valley" promete ser a Silicon Valley portuguesa, em Matosinhos, num empreendimento inovador da Farfetch e da Castro Group que até deixa o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "espantado". A abertura está prevista …