/

Hospital e familiares de Neil Armstrong fizeram um acordo secreto de 5 milhões de euros pela morte do astronauta

A morte do astronauta Neil Armstrong custou a um hospital em Ohio seis milhões de dólares (cerca de 5,3 milhões de euros). Depois da morte do primeiro homem a caminhar na lua, dez elementos da sua família assinaram um acordo secreto com o hospital para que os detalhes sobre a sua morte não fossem revelados.

O acordo surgiu pelo facto de Mark e Rick, filhos de Neil Armstrong, suspeitarem de negligência nos serviços pós-cirúrgicos prestados no Mercy Health-Fairfield Hospital, que aceitou então pagar uma indemnização de forma a tornar os contornos da morte secretos e assim evitar escândalos, revelou o Observador esta quarta-feira.

“O hospital, em seu nome e em nome daqueles que prestaram cuidados de saúde, concordaram em assinar um acordo confidencial de seis milhões de dólares para evitar a publicidade que poderia surgir em nomes de certos membros da família, caso o acordo não fosse alcançado”, explicam os documentos jurídicos divulgados agora pelo New York Times.

Nestes, fica acordado que Neil Armstrong “foi submetido a uma cirurgia cardiovascular, mas complicações pós-cirúrgicas surgiram e ele morreu posteriormente”.

Os dois filhos de Neil Armstrong, a irmã, o irmão e os seus seis netos formam o grupo de dez pessoas contidas no acordo de seis milhões de dólares assinado em 2014.

Grande parte da indemnização (5,2 milhões de dólares) acabou por ser dividida entre os dois filhos. O irmão e a irmã de Neil Armstrong receberam 250 mil dólares (224 mil euros) cada um. Por seu lado, cada um dos seis netos recebeu 24 mil dólares (21,5 mil euros). De fora do acordo ficou Carol, a viúva, que não recebeu qualquer quantia. Ainda assim, confirmou ao New York Times que esteve envolvida nas negociações.

O porta-voz do hospital recusou-se a avançar detalhes sobre o assunto, justificando que não pode comentar tratamentos individuais realizados pela instituição. À Associated Press, acrescentou que a divulgação dos factos é “muito dececionante – quer para o ministério quer para a família, que desejou manter este assunto legal privado”.

Neil Armstrong foi internado para cirurgia em agosto de 2012 e acabou por morrer três dias após a intervenção, a 25 de agosto do mesmo ano. O 50º aniversário dos primeiros passos do astronauta na lua foi celebrado no sábado.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.