Hospitais do SNS com dificuldade em contratar enfermeiros. “Há muitos a deixar a profissão”, diz sindicato

6

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) está com dificuldades em contratar enfermeiros. Segundo a presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros (Siteu), “não existem enfermeiros para contratar. Muitos profissionais saíram para o privado e temos muitos enfermeiros a deixar a profissão”.

Em declarações ao Público, Gorete Pimentel indicou que o custo de vida e os preços da habitação em zonas como Lisboa e Algarve levam a saídas, sendo “muito difícil contratar e fixar” na zona Sul. Apontou ainda a “falta de reconhecimento” político e da sociedade como motivos para a “desmotivação” desses profissionais.

De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros (SE), no Hospital Amadora-Sintra existem 100 vagas que estão por preencher. Já no Hospital de Loures, revelou o Siteu, o concurso para reserva de recrutamento, que oferecia o valor de tabela por 40 horas semanais em vez das 35 praticadas nas restantes unidades do SNS, ficou vazio.

“A administração do Amadora-Sintra tem cerca de 100 vagas para preencher na área de enfermagem, em algumas situações há mais de dois anos, e não as conseguem preencher. Os enfermeiros até se podem candidatar, mas depois não querem trabalhar num serviço em que a falta de condições de trabalho é por demais conhecida”, afirmou o presidente do SE, Pedro Costa, em comunicado.

A falta de condições de trabalho e de reconhecimento são outras das causas apontadas pelos sindicatos para a incapacidade de fixar profissionais. “Há serviços onde os turnos são assegurados apenas por três enfermeiros para 32 doentes”, exemplificou o presidente do SE, Pedro Costa, sobre o Amadora-Sintra.

“Temos hospitais que só conseguem recrutar após quatro ou cinco semanas de tentativas. Na generalidade, poucos são os que conseguem recrutar sem dificuldades. Os profissionais estão cansados e isso repercute-se na avaliação que fazem da oferta”, referiu ainda.

“Não podemos é ter pessoas com 20 anos de carreira e a ganhar o mesmo”, afirmou, defendendo: “Precisamos de uma reforma estrutural. Temos de repensar as respostas. Se o SNS tem pouca capacidade para responder, temos de ver se os sectores social e privado podem ajudar”.

Ao mesmo jornal, o Hospital Amadora-Sintra disse que “apesar das dificuldades transversais ao SNS, foram contratados 54 enfermeiros desde o início deste ano” e que em setembro já foram “formalizadas 31 novas admissões de enfermeiros”. Esta unidade conta atualmente com 1105 enfermeiros.

ZAP //

6 Comments

  1. A solução, para falta de médicos e enfermeiros é muito simples: Formem mais profissionais!!

    Mas qual é o mistério?

    A solução é de tal forma simples que não posso evitar perguntar a mim próprio, que razões existirão por detrás da cortina, para que sucessivos governos não a implementem?

    E não tenham dúvidas: Existem razões por detrás da cortina!!!

    • Há imensos a emigrar. E eu faria igual.
      O SNS está num estado lastimável. A culpa ainda deve ser do Passos ou quem sabe, do Salazar.
      Votaram neles, agora é até vir a Troika novamente…. espero que o PS não se acobarde desta vez e leve com a Troika no lombo.

    • As crianças, os futuros jovens e profissionais não caem do céu.. Sim, pode-se baixar as médias para entrar mais alguns jovens, mas a quantidade de jovens no país e no mundo não é infinita!

    • A solução para a falta de médicos já existia antes do Costa aparecer.
      Ao reduzir os horários de 40 horas semanais para 35 horas, sem compensar com a contratação de mais técnicos o que seria de esperar, se não mesmo a falta de médicos, enfermeiros…?!!!

      O Costa quis nacionalizar a TAP e quis reduzir os horários da função pública para 35 horas. Neste segundo caso conseguiu dois feitos: criou uma injustiça na sociedade portuguesa e rebentou de vez com o SNS.
      Quanto à TAP, já lá enterrámos quase 4 MIL MILHÕES DE EUROS e o sorvedouro vai continuar. Agora, começa-se a ouvir dizer que o PS está disponível para voltar a privatizar a TAP… Isto só pode ser mesmo ser de gente doida, sem nada na cabeça. Mas, atendendo à novela do aeroporto, acho perfeitamente aceitável. Vindo de quem vem…
      Foram “comprar” dois problemas que o governo do Passos tinha resolvido.
      Este governo já tem um lugar na história: o segundo pior governo que Portugal já teve. O pior de todos foi mesmo o do empreendedor Sócrates.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.