Hospitais obrigados a pedir médicos à hora para assegurar urgências nas férias

De norte a sul do país, há muito hospitais que precisam de recorrer a médicos contratados à hora para assegurar o funcionamento das urgências durante períodos festivos, como o período do Natal e do Ano Novo que se aproxima.

Esta informação é avançada pelo Diário de Notícias, que teve acesso a anúncios de contratação de clínicos para turnos em aberto no mês de dezembro, em cerca de uma dezena de unidades hospitalares, através de empresas de prestações de serviços na área da saúde.

É no Centro Hospitalar do Algarve e no Hospital Fernando Fonseca, Amadora-Sintra, que há maior necessidade de recorrer a médicos tarefeiros por serem dos que apresentam maior carência de recursos humanos.

A urgência geral do Amadora-Sintra apresenta necessidades em 18 dos 31 dias do mês e paga 24 euros por hora aos médicos contratados para trabalharem no Natal e no Ano Novo, mais quatro euros do que os habituais.

Este reforço surge para fazer face ao fluxo muito elevado de doentes e serve também como um reforço anual na altura do período da gripe. Além disso, este reforço surge também da normal redução de pessoal em períodos de festa.

Ao DN, uma fonte do Amadora Sintra adianta que o recurso a empresas de trabalho temporário deve-se à impossibilidade prática de contratação direta e imediata.

Em Faro, por outro lado, as empresas de prestação de serviços receberam pedidos para preencher horários em 28 dias do mês de dezembro. Além de Faro, há pedidos de médicos para o hospital de Portimão e para os serviços de urgência de Vila Real de Santo António, Albufeira e Loulé.

Esta região é a que sofre maior pressão turística durante a época de passagem de ano. Os pedidos são para turnos de 12 horas, com cada hora a ser paga a 20 euros.

O conselho de administração da unidade Algarvia lembra que o Algarve sofre de uma carência crónica de profissionais médicos e que esta é uma solução que garante uma resposta local e regional aos utentes que acorrem aos serviços médicos. Assim, evita-se a transferência hospitalar para fora da região – salvo casos de elevada complexidade.

O DN revela ainda outros hospitais que estão a pedir médicos para o período festivo que se avizinha.

O Hospital de Águeda necessita de clínicos que preencham turnos em cinco dias de dezembro; o Hospital de Aveiro e o Hospital Pêro da Covilhã precisam de médicos para nove dias e as urgências da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco precisam de profissionais de saúde para seis dias do mês.

As necessidades dos Hospitais, nomeadamente a falta de contratações, são sujeitas a críticas. O Sindicato Independente dos Médicos e a Ordem dos Médicos criticam o facto do Serviço Nacional de Saúde não estar a contratar médicos recém-formados para suprir estas necessidades.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, lamenta que haja especialistas recém-formados a ir para o privado, ou até mesmo a emigrar, por não terem lugar no Serviço Nacional de Saúde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É incrivel! Já tive de trabalhar quando todos estavam de férias (Natal, Ano Novo e Verão, sem falar em feriados) e os médicos não podem? Mas o que é isto? Agora os hospitais trabalham para agradar os médicos (que querem férias TODOS na mesma altura)? Mas estão todos a dormir? Em quase lado nenhum existe férias á medida (essencialmente no público) e aqui não devia (nem podia) ser igual. Administrações privadas (da treta): Vamos lá tirar o dedo d c… e começar a trabalhar como deve ser. Isto não é só protestar que não têm dinheiro (qeu, ou é roubado/desviado ou mal gerido)! Também é trabalhar!
    Médicos a trabalhar nas férias? Vamos lá a isso! Não gostam ou não querem? Há muitos médicos (ao contrário do que dizem) que estão dispostos a isso! E não me venham com os direitos. As “regalias” devem ser para todos ou para nenhum! Tenho dito!

RESPONDER

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …