Hospitais obrigados a pedir médicos à hora para assegurar urgências nas férias

De norte a sul do país, há muito hospitais que precisam de recorrer a médicos contratados à hora para assegurar o funcionamento das urgências durante períodos festivos, como o período do Natal e do Ano Novo que se aproxima.

Esta informação é avançada pelo Diário de Notícias, que teve acesso a anúncios de contratação de clínicos para turnos em aberto no mês de dezembro, em cerca de uma dezena de unidades hospitalares, através de empresas de prestações de serviços na área da saúde.

É no Centro Hospitalar do Algarve e no Hospital Fernando Fonseca, Amadora-Sintra, que há maior necessidade de recorrer a médicos tarefeiros por serem dos que apresentam maior carência de recursos humanos.

A urgência geral do Amadora-Sintra apresenta necessidades em 18 dos 31 dias do mês e paga 24 euros por hora aos médicos contratados para trabalharem no Natal e no Ano Novo, mais quatro euros do que os habituais.

Este reforço surge para fazer face ao fluxo muito elevado de doentes e serve também como um reforço anual na altura do período da gripe. Além disso, este reforço surge também da normal redução de pessoal em períodos de festa.

Ao DN, uma fonte do Amadora Sintra adianta que o recurso a empresas de trabalho temporário deve-se à impossibilidade prática de contratação direta e imediata.

Em Faro, por outro lado, as empresas de prestação de serviços receberam pedidos para preencher horários em 28 dias do mês de dezembro. Além de Faro, há pedidos de médicos para o hospital de Portimão e para os serviços de urgência de Vila Real de Santo António, Albufeira e Loulé.

Esta região é a que sofre maior pressão turística durante a época de passagem de ano. Os pedidos são para turnos de 12 horas, com cada hora a ser paga a 20 euros.

O conselho de administração da unidade Algarvia lembra que o Algarve sofre de uma carência crónica de profissionais médicos e que esta é uma solução que garante uma resposta local e regional aos utentes que acorrem aos serviços médicos. Assim, evita-se a transferência hospitalar para fora da região – salvo casos de elevada complexidade.

O DN revela ainda outros hospitais que estão a pedir médicos para o período festivo que se avizinha.

O Hospital de Águeda necessita de clínicos que preencham turnos em cinco dias de dezembro; o Hospital de Aveiro e o Hospital Pêro da Covilhã precisam de médicos para nove dias e as urgências da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco precisam de profissionais de saúde para seis dias do mês.

As necessidades dos Hospitais, nomeadamente a falta de contratações, são sujeitas a críticas. O Sindicato Independente dos Médicos e a Ordem dos Médicos criticam o facto do Serviço Nacional de Saúde não estar a contratar médicos recém-formados para suprir estas necessidades.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, lamenta que haja especialistas recém-formados a ir para o privado, ou até mesmo a emigrar, por não terem lugar no Serviço Nacional de Saúde.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É incrivel! Já tive de trabalhar quando todos estavam de férias (Natal, Ano Novo e Verão, sem falar em feriados) e os médicos não podem? Mas o que é isto? Agora os hospitais trabalham para agradar os médicos (que querem férias TODOS na mesma altura)? Mas estão todos a dormir? Em quase lado nenhum existe férias á medida (essencialmente no público) e aqui não devia (nem podia) ser igual. Administrações privadas (da treta): Vamos lá tirar o dedo d c… e começar a trabalhar como deve ser. Isto não é só protestar que não têm dinheiro (qeu, ou é roubado/desviado ou mal gerido)! Também é trabalhar!
    Médicos a trabalhar nas férias? Vamos lá a isso! Não gostam ou não querem? Há muitos médicos (ao contrário do que dizem) que estão dispostos a isso! E não me venham com os direitos. As “regalias” devem ser para todos ou para nenhum! Tenho dito!

RESPONDER

Caso do bebé sem rosto. Rodrigo não tem parte do cérebro

Rodrigo, o bebé que nasceu com malformações graves a 7 de outubro no Hospital de Setúbal, não tem parte do cérebro, de acordo com o Correio da Manhã. Segundo escreve esta terça-feira o matutino, o bebé, …

IKEA desenvolve linha inspirada nos desafios de viver em Marte

A Estação de Pesquisa do Deserto de Marte (MDRS) é um habitat marciano simulado em Utah, nos Estados Unidos (EUA), propriedade da Mars Society. Trata-se de uma instalação de pesquisa na qual os cientistas vivem …

"Boas notícias" na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos. O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na …

AMA deixa a porta aberta para russos competirem como atletas neutros

A Agência Mundial Antidopagem (AMA) considerou esta segunda-feira que dificilmente o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anulará os quatro anos fora das competições internacionais com que sancionou a Rússia, devido a questões relacionadas com doping. A …

Portugal na pior posição de sempre no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI), com o desempenho do país a descer em quase todas as categorias, segundo o "Índice 2020" divulgado esta terça-feira. Com a pior posição de …

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …