Hospitais nos EUA recebem doses “extra” de vacina contra a covid-19

Mark Lennihan / EPA

Sandra Lindsay, uma enfermeira de Nova Iorque, foi a primeira a receber a vacina nos EUA

Relatos de farmácias hospitalares nos Estados Unidos revelaram que muitos dos frascos que estas unidades receberam com o imunizante da Pfizer e da BioNTech contêm mais do que as cinco doses anunciadas, com o líquido ‘extra’ a permitir pelo menos mais uma dose.

Segundo o New York Times, citado esta quinta-feira pelo Expresso, a situação gerou uma troca de mensagens no Twitter entre os técnicos dos diferentes hospitais, dando logo lugar à dúvida entre usar ou não usar o que sobra.

A Food and Drug Administration (FDA) determinou entretanto que, devido à “emergência de saúde pública” no país, o conteúdo dos frascos pode ser usado. A dose extra, contudo, só pode ser aplicada se oriunda de um único frasco.

À Europa deverão chegar menos doses do que as inicialmente previstas, apontou na quarta-feira no Parlamento o coordenador do Plano de Vacinação covid-19, Francisco Ramos. Haverá uma “redução de cerca de 20% das vacinas” da Pfizer no primeiro trimestre de 2021 por “um incumprimento da empresa nessa matéria” a nível europeu.

A Pfizer informou que os frascos têm uma quantidade uniforme de produto, podendo haver diferentes sobras após a remoção das cinco doses consoante o tipo de seringas e agulhas usadas. A quantidade de solução diluente usada também interfere, acrescenta a nota.

A diretora do departamento para as diretrizes clínicas da Sociedade Norte-Americana dos Farmacêuticos do Sistema de Saúde, Anna Legreid Dopp, referiu os hospitais que aplicarem as doses extra devem certificar-se de que a pessoa terá disponível a segunda dose, necessária três semanas depois.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.