Astrónomos captam detalhes cósmicos da Nebulosa da Caveira, a 1.600 anos-luz da Terra

(dr) ESO

Nebulosa da Caveira

O Observatório Europeu do Sul revelou uma das imagens mais “sinistras” da sua coleção: a Nebulosa da Caveira, conhecida como primeira nebulosa planetária com um sistema estelar triplo hierárquico no seu centro.

Para celebrar o Halloween, o Observatório Europeu do Sul (ESO) decidiu revelar uma das fotografias mais “sinistras” que faz parte do seu programa Joias Cósmicas, uma iniciativa dedicada aos objetos espaciais mais intrigantes.

A Nebulosa da Caveira, ou NGC 246, localiza-se a cerca de 1.600 anos-luz de distância da Terra, na constelação austral da Baleia, e é conhecida como a primeira nebulosa planetária com um triplo sistema de estrelas no seu centro. Duas das estrelas orbitam em torno uma da outra, enquanto a estrela mais exterior orbita as duas.

Segundo a Sputnik News, a imagem revelada pelo ESO foi captada pelo Very Large Telescope (VLT) no Chile, e mostra a luz emitida em faixas estreitas de comprimentos de onda, associadas ao hidrogénio e ao oxigénio. Estas observações da radiação emitida por determinados elementos ajudam os cientistas a compreender as composições químicas e estruturais dos objetos espaciais.

De acordo com os astrónomos, a Nebulosa da Caveira foi formada quando uma estrela com uma tipologia semelhante ao nosso Sol chegou ao final da sua vida e expeliu as suas camadas exteriores, revelando seu núcleo – ou seja, transformando-se numa anã branca.

Apesar de não ser visível na imagem, a anã vermelha está muito perto da estrela central, a uma distância aproximadamente 500 vezes superior à que existe entre a Terra e o Sol.

As anã vermelha e anã branca orbitam em torno uma da outra, enquanto que a estrela mais exterior orbita as duas anãs a uma distância 1.900 vezes superior à separação entre a Terra e o Sol.

Apesar de ser conhecida há vários séculos, só em 2014 é que os astrónomos descobriram que há uma terceira estrela no coração da nebulosa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Contas públicas agravam-se face a 2020. Receita fiscal volta a crescer

Ministério de João Leão atribui incumprimento à terceira vaga da economia, que significou novas restrições à circulação e nos horários dos estabelecimentos. A receita fiscal e contributiva cresceu, um sinal animador para uma recuperação económica …

Ugarte está a caminho de Alvalade, mas Amorim quer mais três reforços

O Sporting já terá garantido a contratação de Manuel Ugarte, mas Rúben Amorim ainda quer trazer mais um avançado, um extremo e um defesa-central. Depois de várias rondas de negociações, o Sporting finalmente chegou a acordo …

Marcelo começou a receber partidos. "Recuperação socioeconómica" é preocupação comum

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, começou a receber os partidos políticos com assento parlamentar esta segunda-feira. À saída do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, João Cotrim de Figueiredo disse que levou até …

"Não consigo aceitar": português chora depois de perder nos Jogos Olímpicos

Anri Egutidze ficou claramente desiludido por ter perdido logo no seu primeiro combate no torneio masculino de judo: "Vim para ganhar, mesmo". Anri Egutidze chegou aos Jogos Olímpicos para lutar por uma medalha no judo, categoria …

Jogos Olímpicos: Lucas joga com máscara no rosto

Lucas Saatkamp, uma das figuras da seleção brasileira masculina de voleibol, utiliza máscara de proteção contra a COVID-19 durante os jogos em Tóquio. Quem assistiu ao grande jogo desta segunda-feira, o Brasil-Argentina, no torneio masculino de …

PS responde à letra: "O BE pode continuar a fazer a vista grossa aos avanços" no SNS

O PS rejeitou esta segunda-feira as críticas do BE sobre a fixação de profissionais no Serviço Nacional de Saúde, argumentando que o executivo tem sido "consistente" na valorização destes trabalhadores e apelando ao diálogo para …

Jogos Olímpicos: a "estrela" da casa já foi eliminada

Naomi Osaka não foi além dos oitavos-de-final do torneio feminino de ténis. Markéta Vondroušová foi a protagonista da surpresa. Era a líder do ténis mundial há pouco tempo, é a número 2 da tabela WTA e …

Wayne Rooney: lesionar o seu jogador e rodeado de mulheres

Jason Knight só deverá voltar a jogar no final de outubro, por causa de uma disputa de bola com o seu treinador. O ano 2021, pelo menos para já, não vai ficar na lista dos melhores …

Teoria dos dentes do "quebra-nozes" de Paranthropus desmentida

Um novo estudo vem deitar por terra a teoria do "homem quebra-nozes", que sugeria que o Paranthropus tinha enormes dentes posteriores para mastigar sementes e nozes. O Paranthropus ("Paralelo ao Homem") é um género extinto de …

Novo Banco podia ter ganho 150 milhões a executar empresas de Vieira

O Novo Banco podia ter encaixado 150 milhões de euros ao executar as garantias das empresas de Luís Filipe Vieira, mas teria perdas e riscos significativos. A auditoria pedida pelo Fundo de Resolução chegou esta segunda-feira …