/

Polícia de Hong Kong persegue e detém criança de 12 anos que comprava material escolar

A polícia de Hong Kong está a ser muito criticada pela violenta detenção, no domingo, de uma rapariga de 12 anos.

No domingo, milhares de pessoas saíram às ruas de Hong Kong para protestar contra a Lei de Segurança Nacional e contra o adiamento das eleições. De acordo com o Público, quase 300 pessoas foram detidas por participarem nos protestos deste fim de semana.

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra um polícia a encurralar um grupo de pessoas, incluindo uma jovem de 12 anos, identificada como Pamela, que tenta fugir. Enquanto corre, é derrubada por outro polícia e detida com a ajuda de outros agentes.

Em declarações ao Hong Kong Free Press, a mãe da criança diz que esta estava a comprar material escolar quando foi detida. Tanto a jovem de 12 anos como o seu irmão, de 20, foram multados por violarem as medidas de segurança impostas pelas autoridades de Hong Kong, que proíbem ajuntamentos de mais de duas pessoas devido à covid-19.

https://twitter.com/joshuawongcf/status/1302604235482202112

“Enquanto comprava materiais escolares, uma rapariga de 12 anos foi brutalmente esmagada pela polícia de Hong Kong, porque ficou aterrorizada e tentou fugir. Num estado policial, sob a lei de segurança nacional, enfrenta-se a brutalidade policial mesmo quando só se está a fazer compras”, escreveu no Twitter o ativista pró-democracia Joshua Wong.

A polícia justificou a detenção pelo facto de a jovem “ter fugido de forma suspeita”. A criança ficou com ferimentos ligeiros e foi tratada no hospital Kwong Wah, juntamente com o irmão.

Este domingo, o Governo de Hong Kong acusou os manifestantes de ignorarem os avisos da polícia e de violarem a lei de segurança nacional, defendendo assim a atuação das autoridades. “O Governo condena veementemente os atos ilegais e egoístas. A polícia cumpriu as suas funções e tomou medidas imediatas e decisivas para deter os infractores.”

Mais de dois mil agentes da polícia foram mobilizados durante o dia e quase 300 pessoas acabaram detidas quando protestavam contra o adiamento das eleições.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.