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A Farizon Auto, divisão de veículos comerciais da Geely, apresentou o seu novo camião: o Homtruck. O veículo estará disponível com diferentes sistemas de propulsão, incluindo numa versão exclusivamente elétrica.
O objetivo do modelo chinês é fazer frente ao anunciado Tesla Semi que terá uma autonomia de cerca de 800 quilómetros e um preço que deverá rondar os 180.000 dólares.
Contudo, o veículo chinês traz um trunfo na manga: um sistema de permuta de baterias que vai permitir recuperar 100% da autonomia em pouco minutos, numa das estações de serviço da marca.
A empresa também referiu a presença de uma plataforma altamente modular, compatível com vários tipos de propulsão, incluindo extensor de autonomia, híbrido a metanol e 100% elétrico com baterias extraíveis.
Para já, ainda não são conhecidas as especificações de nenhuma das versões anunciadas, mas a empresa garante que o Homtruck apresenta grandes avanços não só no que diz respeito à eficiência, mas também à segurança.
O veículo promete uma condução autónoma de nível 4, uma vez que vem equipado com radares, sensores ultra-sónicos e Lidar, e conta com uma rede 5G e tecnologia V2X.
Já o nome atribuído ao camião também não foi pensado em vão. “Homtruck” resulta da junção das palavras ‘casa’ e ‘camião’ (home e truck, em inglês), o que mostra a grande preocupação da marca em oferecer um meio de transporte que consiga satisfazer as necessidades essenciais do utilizador.
Assim, o cockpit está dividido em duas zonas bastante bem distintas, sendo elas a de condução e lazer. Na área de descanso encontra-se uma casa de banho equipada com duche, cama individual, frigorífico, bar e cozinha.
No que toca à decoração, a marca procurou inspiração nas florestas de bambu da China, aplicando materiais como os tecidos de toque suave, plásticos sustentáveis e componentes a partir de grãos de bambu, escreve o Motor24.
Relativamente ao posto de condução, o Homtruck adota um banco com design ergonómico, dispondo de assistente inteligente , associado a um sistema de câmaras 360º que alertam o condutor para tudo o que se passa em torno do veículo.
O “cérebro” do Homtruck foi pensado para analisar dados de trânsito usando o conjunto de sensores do veículo para avaliar as rotas ideais. Também pode conectar-se “às plataformas de big data da rede de logística para ajudar os motoristas a obter os pedidos mais otimizados em tempo real, analisar e rastrear as entregas e calcular os custos operacionais ao longo das rotas”, refere o New Atlas.
A produção do Homtruck deverá começar em 2024.
Se a Tesla pode viver de fazer a “anúncios de lançamentos”, outros também podem tentar…
Se for como o Nikola, vão ser tão rápido que ninguém o vai ver…