Homo erectus viveram mais tempo do que se pensava

Tim Evanson / Wikimedia

Um modelo do rosto do Homo erectus

Uma equipa de cientistas afirma ter calculado, finalmente, a idade dos fósseis de Homo erectus encontrados, nos anos 30, na Indonésia. Serão os vestígios mais recentes desta espécie humana já extinta.

De acordo com o Independent, os fragmentos de crânio fossilizados e outros ossos deste Homo erectus foram descobertos na ilha de Java, na Indonésia, nos anos 30, mas determinar a sua idade tem sido um desafio ao longos dos tempos.

Agora, uma equipa de cientistas, cujo estudo foi publicado na revista Nature, aponta que estes fósseis podem ter entre 117 mil e 108 mil anos. A nova datação torna estes vestígios os mais recentes desta espécie humana já extinta.

O Homo erectus surgiu em África há cerca de dois milhões de anos e, para além de se ter espalhado por todo o continente, também conquistou outros, como a Ásia e possivelmente a Europa. Chegou a Java há mais de 1,5 milhões de anos e a nova datação sugere que morreu pelo menos 35 mil anos antes da chegada da nossa espécie, o Homo sapiens.

As investigações arqueológicas concluíram ainda que estes indivíduos terão sido vítimas de “um evento de morte em massa”, que coincidiu com as mudanças ambientais que transformaram o seu ambiente de floresta aberta em floresta tropical.

Russell L. Ciochon, investigador da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo, acredita que o Homo erectus era demasiado dependente da floresta aberta e não se conseguiu adaptar ao novo ambiente.

Segundo a BBC, noutras ilhas do Sudeste Asiático, o Homo erectus parece ter evoluído para formas menores, como o Homo floresiensis — o chamado “Hobbit” —, nas Flores, e o Homo luzonensis, nas Filipinas. Isso provavelmente aconteceu porque havia recursos alimentares escassos nessas ilhas.

Mas, em Java, parece que houve comida suficiente para o Homo erectus manter o seu tamanho original. Os espécimes encontrados em Ngandong deveriam ter entre 1,50 e 1,80 metros de altura, comparáveis aos exemplos de África e de outros lugares da Eurásia.

“Compartilhando faixas temporais semelhantes, ambas representam três trajetórias evolutivas do Homo nas ilhas do Sudeste asiático, cada uma das quais terminou em extinção, constatam os autores do estudo, citados pelo jornal Público.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …