Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

(dr) LVMPD

Stephanie Isaacson

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de resolver, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso).

De acordo com o IFLScience, embora as técnicas que tornaram este desfecho possível não sejam novas, o que tornou o caso realmente extraordinário foi a quantidade de ADN usada para descobrir o culpado: apenas 0,12 nanogramas (o equivalente a 15 células humanas).

Em 1989, Stephanie Isaacson, de 14 anos, foi violada, espancada e estrangulada até à morte quando ia a caminho da sua escola em Las Vegas, nos Estados Unidos. O ADN do assassino foi encontrado na camisola da jovem, mas todas as tentativas feitas ao longo dos anos para encontrar uma correspondência foram infrutíferas.

Porém, há cerca de nove meses, uma empresa de sequenciamento de genoma sediada no Texas, chamada Othram, abordou o Departamento da Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD) com uma oferta.

A empresa explicou que recentemente tinha recebido uma doação anónima que teria de ser usada para financiar a investigação de um caso arquivado. Não importava qual seria, desde que viesse do LVMPD.

“O caso da Stephanie foi escolhido especificamente devido à quantidade mínima de evidências de ADN disponíveis”, explicou, numa conferência de imprensa, o tenente Ray Spencer.

“Como resultado, identificámos Darren Roy Marchand, que foi positivamente identificado como a pessoa que violou e assassinou a Stephanie”, acrescentou.

Ao longo de sete meses, a Othram construiu um perfil genético a partir dos restos de ADN, que comparou com bancos de dados de ancestralidade. Foi assim que os investigadores conseguiram corresponder o ADN com o de um primo do alegado assassino.

A partir daí, identificaram o autor do crime, um homem que também já tinha sido acusado, em 1986, de estrangular até à morte Nanette Vanderberg, na época com 24 anos (o caso foi arquivado por falta de provas e o suspeito suicidou-se nove anos depois).

“Quando conseguimos aceder a este tipo de informação a partir de uma quantidade tão pequena de ADN, só mostra que isto realmente abre uma oportunidade para muitos outros casos que foram arquivados e considerados impossíveis de resolver”, disse o presidente-executivo da Othram, David Mittelman, à cadeia britânica BBC.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …

Sporting SAD com prejuízo de 33 milhões de euros. Varandas fala em "Novo Sporting"

Presidente leonino justifica maus resultados financeiros com o "contexto mundial de crise, com consequências na quebra de transação de jogadores e das receitas operacionais pela ausência de público nos estádios”. A Sporting SAD apresentou um resultado …

Livro revela que antepassados de Joe Biden possuíam escravos

Uma investigação revelou que dois antepassados de Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, foram proprietários de três escravos. Dois antepassados do lado paterno do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, eram proprietários de três escravos. Segundo …

Mudanças às regras do teletrabalho só serão votadas depois das autárquicas

O Parlamento só deverá votar os projetos de lei para alterar as regras do teletrabalho após as eleições autárquicas, com o pedido de adiamento do prazo para a apresentação a empurrar a votação final global …

Portugal é o país do mundo com maior taxa de vacinação completa

Esta quarta-feira, Portugal é o país do mundo com maior percentagem de população com a vacinação contra a covid-19 já completa. Portugal é o país em todo o mundo com uma maior percentagem da população já …

Quase todos os presidentes da câmara tentam a reeleição. Mais de metade entra no último mandato

Eleições de 2025 começam já a ser preparadas pelos partidos, dada o número significativo de autarcas que atinge o número máximo de mandatos permitidos por lei. As eleições autárquicas de 26 de setembro serão marcadas por …

"Portugal em situação única no mundo". Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

Os especialistas responsáveis pela definição das medidas contra a pandemia de covid-19 vão defender, nesta quinta-feira, na reunião do Infarmed, o fim de todas as restrições obrigatórias, considerando que chegou o momento da "libertação total". …

Associação Mutualista Montepio com prejuízo consolidado de 86 milhões em 2020

A Associação Mutualista Montepio teve um prejuízo consolidado de 86 milhões de euros em 2020, após um lucro de nove milhões de euros em 2019, penalizado pelas perdas de 81 milhões de euros do Banco …