Homeopatia “não cura coisa nenhuma”

Homeopatia

Um novo estudo alerta que a homeopatia não tem qualquer eficácia no tratamento de doenças. Feito pelo Conselho Nacional para a Saúde e a Investigação Médica da Austrália, este relatório chama a atenção para o perigo de se preferir tratamentos homeopáticos a outros comprovadamente eficazes.

Os homeopatas acreditam que o uso de substâncias que podem causar doenças, aplicadas em doses mínimas e diluídas em água ou álcool, pode ajudar a tratar pessoas doentes.

Vários estudos têm refutado esta ideia, mas nunca nenhum tinha sido tão completo e elaborado como o que agora foi realizado pelo CNSIMA, o Conselho Nacional para a Saúde e a Investigação Médica da Austrália.

Este organismo analisou 225 estudos feitos em torno da homeopatia e da sua eficácia, concluindo que se trata de uma medicina alternativa que não trata qualquer tipo de doença.

Não há “provas fiáveis” de que a “homeopatia é efectiva”, salienta-se no relatório final do CNSIMA, citado pelo jornal inglês The Guardian.

“As pessoas que escolhem a homeopatia podem pôr a sua saúde em risco, se rejeitarem ou atrasarem tratamentos para os quais há boas evidências de segurança e eficiência”, sustenta-se no mesmo documento.

O presidente da Comissão de Trabalho do CNSIMA, Paul Glasziou, destaca a importância de haver medidas governamentais que tratem de aplicar estas conclusões na prática, nomeadamente no domínio da venda deste tipo de medicamentos.

“Haverá uma fila de pessoas que não vão reagir bem a este relatório e que vão dizer que é uma conspiração. Mas esperamos que haja muitas pessoas razoáveis que pensarão melhor antes de vender, usar ou financiar estas substâncias”, afiança Paul Glasziou citado pelo The Guardian.

A Associação Homeopática Australiana já reagiu a estas conclusões, notando que espera da parte do CNSIMA “uma abordagem mais exaustiva à análise da eficácia da homeopatia”.

A associação defende que seja feita uma “avaliação económica de larga escala dos benefícios de um sistema mais integrado e que respeite a escolha dos pacientes nos serviços de saúde prestados”.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. tenho provas concretas que sim que cura.
    eu trato da tosse cá em casa com homeopatia há vários anos e é super eficaz, bem como outros tratamentos que resultam.
    isto é uma conspiração das máfias dos laboratórios para dominarem quem ainda se trata com homeopatia para passar a ser mais um dependente dos medicamentos de laboratório, que a maior parte não cura, apenas foram feitos para as pessoas ficarem dependentes e assim darem lucro, porque se mantém mais tempo vivos com esses medicamentos, mas se param, morrem em pouco tempo.
    já os homeopáticos curam as doença, inclusive o cancro!

  2. Pois claro que tinham de aparecer aqui os iluminados a dizer que essa trafulhice funciona. É um excelente negócio vender pastilhas e frascos de nada aos crentes.
    Mas isto, milagres, idas à bruxa e todo o tipo de placebos irão sempre “funcionar” desde que o crente realmente acredite.

  3. Um novo estudo alerta que a “a homeopatia não tem qualquer eficácia”?!
    Mas há algum estudo que comprove que funciona?!
    Se existe, nunca ninguém o viu…
    Enfim… se dúvidas houvesse!…

  4. Ah ! « Este organismo analisou 225 estudos feitos em torno da homeopatia e da sua eficácia, concluindo que se trata de uma medicina alternativa que não trata qualquer tipo de doença ». Vamos deixar a análise do protocolo utilizado aos especialistas, que espero, o façam. A homeopatia nunca agradou muito à medicina oficial e sobretudo aos laboratórios farmaceuticos ! Não se trata de uma crença, como o diz aqui um comentador, mas eu pude verificar, em certas reacções nomeadamente cutâneas, a eficiência da homeopatia a longo prazo. Tratava-se de um bébé, que eu saiba, não está sujeito à crença ou à não crença de um qualquer « resultado ».

  5. É curioso ver a ignorância de algumas pessoas que não distinguem homeopatia de crença…. Provavelmente é gente que quando está constipado, bebe um ponche quente… Pura medicina convencional…. Esquecem-se que a própria medicina dita convencional cada vez mais utiliza substâncias presentes em plantas, por exemplo, para fazer os medicamentos…. Mas claro que se tiver o nome de um laboratório sonante funciona, se não tiver, já é um embuste…. Pensem um bocadinho antes de fazer comentário ignorantes….

  6. A Homeopatia, assim como outras medicinas traicionais, não tratam doenças nem curam qualquer que seja a doença, porque não é esse o principio.
    No momento em que pensaram em fazer este estudo já estavam a perder tempo, porque primeiro deviam estudar o conceito e depois fazer o estudo.
    A Homeopatia debruça-se sobre o individuo como um todo e não sobre a doença.

  7. Parece-me que generalizar tira credibilidade ao estudo. Há muitos tipos de doenças que podem e devem ser tratadas com produtos naturais. Outros casos há que podem complementar os tratamentos convencionais, considero por isso que existe espaço para as duas. Quantos ás crenças, de uma coisa tenho a certeza, é que a homeopatia ajuda, nos casos mais complicados, a nível moral e anímico pelo menos, logo se torna positiva. Recorro a ela com sucesso em algumas patologias.

    • Chama-se ‘efeito placebo’. Está estudado cientificamente. Quando tiver uma doença a sério, que lhe coloque a vida em perigo, vejamos se se mete a tomar gotas de água ou outras mezinhas semelhantes. Quiçá tudo se resolva com bons pensamentos e alinhamento dos chakras…

RESPONDER

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …

Líder dos vinhos da Bacalhôa deixa grupo de Joe Berardo

Nomeado há um ano administrador delegado na Sociedade da Bacalhôa, Frederico Falcão deixou o grupo de Joe Berardo, investidor e empresário que está no centro da polémica devido às dívidas à banca de mais de …

PSP alerta: cuidado com as burlas com falsos acidentes em Lisboa

A Polícia de Segurança Pública (PSP) alertou esta quinta-feira a população da cidade de Lisboa para um esquema de falsos danos provocados em viaturas com o intuito de burlar os automobilistas. Em comunicado, a PSP explica …

Manifestantes barricam-se em estação de metro de Hong Kong contra polícia antimotim

Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de Hong Kong. Centenas de manifestantes barricaram-se ao princípio da noite contra a polícia antimotim numa estação de metro de …