Os homens perdem peso mais depressa do que as mulheres (e há uma razão para isso)

Um novo estudo científico confirma que os homens perdem peso mais depressa do que as mulheres. As diferenças entre sexos reflectem-se também a nível metabólico, com consequências associadas ao maior ou menor risco de sofrerem doenças cardíacas e diabetes.

A investigação que foi publicada no jornal Diabetes, Obesity and Metabolism, centrou-se em 2 mil adultos com excesso de peso e pré-diabéticos, oriundos de países da Europa, da Austrália e da Nova Zelândia.

Durante oito semanas, os participantes cumpriram uma dieta de 800 calorias, à base de sopa, batidos e cereais. Também ingeriram diariamente 375 gramas de vegetais baixos em calorias, tal como o tomate e a alface.

No fim deste período, 35% dos participantes tinham níveis normais de glucose no sangue, e já não apresentavam uma situação de pré-diabetes. Mas os homens tinham perdido, em média, 11,8 quilos, enquanto as mulheres tinham perdido apenas 10.2 kg.

Além disso, os homens apresentaram “maiores reduções do que as mulheres noutros parâmetros associados a melhor saúde, tais como uma frequência cardíaca menor e menos gordura corporal, bem como uma diminuição do risco de diabetes”, refere o Live Science, citando o estudo.

Os homens também revelaram menores riscos de síndrome metabólica que se caracteriza por um conjunto de sintomas, como a pressão arterial alta e o índice de massa corporal, que podem aumentar os riscos de doenças cardíacas e diabetes.

Os investigadores também apuraram que a dieta baixa em calorias promoveu nas mulheres, uma redução do colesterol HDL, considerado o bom colesterol, o que pode ter efeitos nefastos na saúde cardíaca.

As participantes femininas sentiram ainda maiores reduções na densidade dos ossos e na massa corporal magra, o que aponta para ossos mais fracos e menos músculos.

Por outro lado, as mulheres perderam mais peso do que os homens nas ancas, segundo o estudo.

Estas diferenças podem ser explicadas pelo facto de os homens terem mais gordura na zona abdominal, enquanto as mulheres têm, tipicamente, mais gordura em torno das coxas, nádegas e ancas, a chamada gordura subcutânea.

A perda de gordura abdominal “melhora a taxa metabólica” dos homens, promovendo a queima de calorias, frisa no Live Science a endocrinologista Elizabeth Lowden.

Já a perda da gordura subcutânea “não melhora os factores de risco metabólicos, porque este tipo de gordura não é metabolicamente activa”, explica Lowden.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

De que forma é o universo? Astrofísicos acreditam que pode ser um donut 3D gigante

Um novo estudo pode vir mudar a percepção de que o universo é infinito. Será que o universo é infinito? Qual será a forma do cosmos? Já há séculos que estas perguntas andam nas mentes dos …

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …