Os homens perdem peso mais depressa do que as mulheres (e há uma razão para isso)

Um novo estudo científico confirma que os homens perdem peso mais depressa do que as mulheres. As diferenças entre sexos reflectem-se também a nível metabólico, com consequências associadas ao maior ou menor risco de sofrerem doenças cardíacas e diabetes.

A investigação que foi publicada no jornal Diabetes, Obesity and Metabolism, centrou-se em 2 mil adultos com excesso de peso e pré-diabéticos, oriundos de países da Europa, da Austrália e da Nova Zelândia.

Durante oito semanas, os participantes cumpriram uma dieta de 800 calorias, à base de sopa, batidos e cereais. Também ingeriram diariamente 375 gramas de vegetais baixos em calorias, tal como o tomate e a alface.

No fim deste período, 35% dos participantes tinham níveis normais de glucose no sangue, e já não apresentavam uma situação de pré-diabetes. Mas os homens tinham perdido, em média, 11,8 quilos, enquanto as mulheres tinham perdido apenas 10.2 kg.

Além disso, os homens apresentaram “maiores reduções do que as mulheres noutros parâmetros associados a melhor saúde, tais como uma frequência cardíaca menor e menos gordura corporal, bem como uma diminuição do risco de diabetes”, refere o Live Science, citando o estudo.

Os homens também revelaram menores riscos de síndrome metabólica que se caracteriza por um conjunto de sintomas, como a pressão arterial alta e o índice de massa corporal, que podem aumentar os riscos de doenças cardíacas e diabetes.

Os investigadores também apuraram que a dieta baixa em calorias promoveu nas mulheres, uma redução do colesterol HDL, considerado o bom colesterol, o que pode ter efeitos nefastos na saúde cardíaca.

As participantes femininas sentiram ainda maiores reduções na densidade dos ossos e na massa corporal magra, o que aponta para ossos mais fracos e menos músculos.

Por outro lado, as mulheres perderam mais peso do que os homens nas ancas, segundo o estudo.

Estas diferenças podem ser explicadas pelo facto de os homens terem mais gordura na zona abdominal, enquanto as mulheres têm, tipicamente, mais gordura em torno das coxas, nádegas e ancas, a chamada gordura subcutânea.

A perda de gordura abdominal “melhora a taxa metabólica” dos homens, promovendo a queima de calorias, frisa no Live Science a endocrinologista Elizabeth Lowden.

Já a perda da gordura subcutânea “não melhora os factores de risco metabólicos, porque este tipo de gordura não é metabolicamente activa”, explica Lowden.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …