Homens armados matam 11 membros de uma família mexicana

Homens armados entraram esta sexta-feira numa aldeia no México e mataram a tiro 11 membros da mesma família, incluindo duas crianças, indicaram as autoridades.

Cinco mulheres, quatro homens e duas meninas foram assassinados em El Mirador, uma aldeia no estado central de Puebla, perto de Oaxaca, estando o motivo do massacre sob investigação.

“Outros dois menores ficaram gravemente feridos e foram transportados para o hospital”, disse Vicente Lopez de la Veja, o presidente da câmara da cidade de Coxcatlan, que tutela El Mirador.

O gabinete do ministério público do estado de Puebla revelou em comunicado que “as pessoas chegaram a pé ao local onde se encontrava a família, dispararam várias vezes e foram-se embora a pé” e precisou ainda que as duas crianças feridas com gravidade são também meninas.

O comunicado não especifica onde se encontrava a família na altura do ataque. Um responsável do governo estadual, que pediu o anonimato por não estar autorizado a falar publicamente, indicou que o ataque ocorreu dentro de uma casa.

A imprensa local noticiou que foram encontrados cadáveres em diversas casas.

Um comunicado do Ministério Público adianta que houve duas testemunhas do massacre, e que ambas se encontram sob proteção policial.

O comunicado acrescenta que haverá mais informação depois de as autoridades comunicarem com os investigadores, que estão a trabalhar numa região remota.

Um responsável do gabinete do ministério público adiantou que as autoridades estão a investigar se o massacre está relacionado com o crime organizado ou se foi uma disputa familiar.

A aldeia é habitada por evangelistas dissidentes de outra comunidade de católicos, El Potrero. Mas o presidente da câmara declarou que as duas aldeias se respeitavam.

“Seria arriscado dizer que o motivo do assassínio foi a religião. Não temos conhecimento de qualquer perseguição. Podem ter sido problemas familiares ou crime organizado”, disse Lopez de la Vega.

Embora a violência relacionada com os cartéis de droga não seja comum em Puebla, apareceram alguns cadáveres nos últimos meses.

Em abril, quatro corpos foram encontrados dentro de um veículo incendiado perto de Veracruz, um estado oriental marcado por assassínios e desaparecimentos ligados aos cartéis da droga.

Dois dos cadáveres eram de irmãs de um elemento do cartel Zetas que se encontra na prisão, precisaram as autoridades de Veracruz.

No mesmo dia, mais três corpos foram descobertos na mesma zona, perto de umas instalações pertencentes à petrolífera estatal Pemex.

Puebla está também entre os estados mexicanos com o maior número de roubos de combustível no país.

Os gangues do crime organizado perfuram todos os anos milhares de oleodutos da Pemex em todo o país.

No final de maio, quatro pessoas morreram quando homens armados ligados ao roubo de combustível abriram fogo na aldeia de La Purisima, uma região onde gangues rivais tentam controlar essas derivações ilegais dos oleodutos.

Puebla tem também assistido a uma grande quantidade de linchamentos públicos de suspeitos de crimes.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …