Homens armados matam 11 membros de uma família mexicana

Homens armados entraram esta sexta-feira numa aldeia no México e mataram a tiro 11 membros da mesma família, incluindo duas crianças, indicaram as autoridades.

Cinco mulheres, quatro homens e duas meninas foram assassinados em El Mirador, uma aldeia no estado central de Puebla, perto de Oaxaca, estando o motivo do massacre sob investigação.

“Outros dois menores ficaram gravemente feridos e foram transportados para o hospital”, disse Vicente Lopez de la Veja, o presidente da câmara da cidade de Coxcatlan, que tutela El Mirador.

O gabinete do ministério público do estado de Puebla revelou em comunicado que “as pessoas chegaram a pé ao local onde se encontrava a família, dispararam várias vezes e foram-se embora a pé” e precisou ainda que as duas crianças feridas com gravidade são também meninas.

O comunicado não especifica onde se encontrava a família na altura do ataque. Um responsável do governo estadual, que pediu o anonimato por não estar autorizado a falar publicamente, indicou que o ataque ocorreu dentro de uma casa.

A imprensa local noticiou que foram encontrados cadáveres em diversas casas.

Um comunicado do Ministério Público adianta que houve duas testemunhas do massacre, e que ambas se encontram sob proteção policial.

O comunicado acrescenta que haverá mais informação depois de as autoridades comunicarem com os investigadores, que estão a trabalhar numa região remota.

Um responsável do gabinete do ministério público adiantou que as autoridades estão a investigar se o massacre está relacionado com o crime organizado ou se foi uma disputa familiar.

A aldeia é habitada por evangelistas dissidentes de outra comunidade de católicos, El Potrero. Mas o presidente da câmara declarou que as duas aldeias se respeitavam.

“Seria arriscado dizer que o motivo do assassínio foi a religião. Não temos conhecimento de qualquer perseguição. Podem ter sido problemas familiares ou crime organizado”, disse Lopez de la Vega.

Embora a violência relacionada com os cartéis de droga não seja comum em Puebla, apareceram alguns cadáveres nos últimos meses.

Em abril, quatro corpos foram encontrados dentro de um veículo incendiado perto de Veracruz, um estado oriental marcado por assassínios e desaparecimentos ligados aos cartéis da droga.

Dois dos cadáveres eram de irmãs de um elemento do cartel Zetas que se encontra na prisão, precisaram as autoridades de Veracruz.

No mesmo dia, mais três corpos foram descobertos na mesma zona, perto de umas instalações pertencentes à petrolífera estatal Pemex.

Puebla está também entre os estados mexicanos com o maior número de roubos de combustível no país.

Os gangues do crime organizado perfuram todos os anos milhares de oleodutos da Pemex em todo o país.

No final de maio, quatro pessoas morreram quando homens armados ligados ao roubo de combustível abriram fogo na aldeia de La Purisima, uma região onde gangues rivais tentam controlar essas derivações ilegais dos oleodutos.

Puebla tem também assistido a uma grande quantidade de linchamentos públicos de suspeitos de crimes.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vox quer Armada Espanhola a controlar embarcações de imigrantes

O partido espanhol de extrema-direita Vox pediu esta segunda-feira ao Governo que mobilize a Armada Naval para fazer face ao aumento do número de embarcações com imigrantes que chegam à costa espanhola. Segundo a agência EFE, citada …

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …