/

Há homens a cortar as pestanas para parecerem menos femininos

É uma nova e estranha tendência que está a espantar até os barbeiros: há homens a pedirem para lhes cortarem as pestanas para parecerem menos femininos.

As redes sociais estão a ser inundadas de vídeos com homens a cortar as pestanas com tesouras, máquinas de cortar cabelo, ou barbeadores elétricos.

Num desses vídeos, um dos aderentes a esta tendência justifica a decisão notando que “não é coisa de homem ter pestanas compridas“.

“Testemunhei pessoalmente um cliente que pediu a um barbeiro para lhe rapar as pestanas” porque “não gostava do comprimento das mesmas” e “a sua mulher criticava-as por parecerem demasiado femininas“, escreve um barbeiro que tem uma conta no TikTok, notando que esse cliente “até estava disposto a pagar mais” pelo serviço.

Estes vídeos lançam o debate sobre mais uma tendência que conquista as redes sociais e que divide opiniões. Mas é também uma “moda” que surge num tempo em que os cuidados pessoais estão a atingir níveis exagerados no caso de algumas pessoas.

Há quem ache que só homens com masculinidade frágil podem decidir-se por algo tão drástico e perigoso como cortar as pestanas.

Contudo, os oftalmologistas não recomendam que se aparem ou cortem as pestanas, a não ser que estejam a causar problemas aos olhos, por exemplo, crescendo em direcções estranhas e perturbando a visão.

Mas para que servem as pestanas?

“As pestanas têm a função de proteger os nossos olhos“, recorda a oftalmologista Nicole Bajic, do Cole Eye Institute da Clínica Cleveland, nos EUA, em declarações citadas pelo jornal New York Post (NYP).

“As pestanas actuam como uma máscara protectora, mantendo longe dos nossos olhos os resíduos, alergénicos e outros poluentes do ar”, aponta ainda Bajic. Se forem cortadas muito curtas, essa barreira natural fica comprometida.

Mas as pestanas são ainda uma espécie de sensores que avisam as pálpebras para perigos iminentes para os olhos. Quando algo toca nas pestanas, os olhos fecham-se automaticamente, protegendo-os de possíveis danos.

Sem pestanas longas, os olhos podem ficar mais expostos ao vento e à luz intensa, podendo causar desconforto.

“Existe também a ideia de que podem ajudar a prevenir o olho seco, evitando que o filme lacrimal evapore demasiado depressa”, nota ainda Bajic.

Além da função protectora, as pestanas também realçam o olhar e contribuem para a expressão facial de uma pessoa.

Perante isto, mais vale não aderir a esta nova tendência.

Mas se já aparou ou cortou as pestanas, o melhor é usar óculos de sol para manter resíduos, pólens e outros materiais longe dos olhos. Pelo menos, até que voltem a crescer, o que deve demorar entre seis a dez semanas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.