Caso raro na China mostra que é possível ter piolhos nas pestanas

Na China, uma menina de oito anos de idade foi às urgências de um hospital com uma forte comichão nos olhos. Quando olharam de perto, os especialistas viram a incómoda presença de piolhos e lêndeas adultas nas pestanas da criança.

Muitos de nós tem uma experiência com piolhos para contar, ainda que coçar a cabeça seja uma história com muito pouco entusiasmo à mistura.

Segundo o Gizmodo, existem muitos tipos diferentes de piolhos e cada um tem o seu próprio nicho. Para Phthirus pubis, vulgarmente conhecidos como “piolhos púbicos” ou “caranguejos”, esse nicho são os genitais.

Fisicamente, estes parasitas são muito parecidos com os crustáceos que encontramos nas praias, mas, ao contrário destes animais, não conseguem sobreviver durante longos períodos de tempo sem um hospedeiro.

O contacto sexual ou físico com uma pessoa infetada é o método mais eficaz de transmissão, apesar de alguns especialistas terem sugerido que os “caranguejos” também viajam pelas superfícies, como toalhas.

Outro dado curioso é que, apesar do nome, os habitats preferidos destes piolhos não se limitam à área púbica. O IFL Science escreve que os parasitas podem até fixar-se nas pestanas.

Xue Feng and Hong Qi / The New England Journal of Medicine (2021)

Em raras ocasiões, os piolhos púbicos podem migrar para sobreviver nos pelos mais grossos do corpo, como as pestanas. Quando os parasitas as atacam, ganham o nome de Phthiriasis palpebrarum (também conhecido como phthiriasis ciliaris ou phthiriasis ciliaris).

Este mês, médicos chineses relataram um caso raro de phthiriasis palpebrarum numa jovem paciente de oito anos. De acordo com o relatório, publicado no dia 8 de julho no New England Journal of Medicine, a menina visitou o hospital após ter sentido uma forte comichão nas pálpebras durante três semanas.

Quando os especialistas olharam de perto, viram a incómoda presença de piolhos e lêndeas adultas nas pestanas da criança. Foi então confirmado que os piolhos eram Phthirus pubis.

Os médicos não encontraram parasitas em qualquer outra parte do corpo da menina, nem nos seus pais. Além disso, também não encontraram quaisquer provas de que a rapariga tivesse sido abusada sexualmente.

Apesar de estes piolhos se propagarem normalmente através do contacto sexual, os médicos notam que também há a possibilidade de ser transmitidos através de superfícies partilhadas ou objetos. Pode ter sido este o caso da menina de oito anos, que, em duas semanas, recuperou da infestação.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …