O homem “errado” tomou posse em aldeia de Leiria (caso “estranho” que nem o certo detectou)

2

União de Freguesias de Colmeias e Memória / Facebook

Igreja Paroquial da União de Freguesias de Colmeias e Memória, no concelho de Leiria.

O mesmo nome e a mesma profissão. O facto de haver dois Gil Costa, ambos mecânicos, na União de Freguesias de Colmeias e Memória, no concelho de Leiria, levou a que fosse o “errado” a tomar posse de um cargo na Junta de Freguesia.

Tudo começou a 23 de Dezembro de 2019 quando Vítor Henriques que tinha sido eleito pelo PS para a Assembleia da União de Freguesias de Colmeias e Memória, em Leiria, se demitiu.

O nome indicado para o substituir era o de Gil Costa, um mecânico que estava na posição seguinte da lista que elegeu Vítor Henriques. E foi um Gil Costa quem tomou posse, mas era o homem “errado”, como relata o jornal Público.

Gil Costa só tomou posse em Maio passado, devido à pandemia de covid-19, assumindo funções e votando algumas propostas.

Até que em Junho passado, um membro da oposição se apercebeu do erro. O mecânico empossado não era o Gil Costa que surgia na lista do PS para as autárquicas de 2017, mas outro Gil Costa, também ele mecânico.

“É uma aldeia, toda a gente se conhece”, conta ao jornal Rui Lagoa, membro do PSD. “O que é estranho é que ninguém detectou aquilo na Assembleia” de 21 de Maio, aponta, notando que não participou nessa reunião.

Rui Lagoa conta ainda que a mulher do Gil Costa “errado” fazia parte da lista.

“Até acredito que ele não tivesse consciência. O homem estava ali um bocado constrangido. Mas se é a esposa que faz parte da lista, não é ele” quem deve tomar posse, realça.

O PSD de Colmeias e Memória vai, agora, apresentar queixa do caso ao Ministério Público.

Em declarações ao Público, o Gil Costa “errado” explica que não aceitou o cargo por má-fé. “Eu até achei estranho, mas percebo pouco disso. Depois comecei a aperceber-me que isso não pode ser feito assim”, constata.

Já o presidente da União de Freguesias de Colmeias e Memória, Artur Santos, considera ao mesmo diário que “erros toda a gente comete”.

Descoberto o equívoco, o Gil Costa certo já tomou posse e está em funções desde o início de Julho.

ZAP // Lusa

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.