/

Homem encontra “bom samaritano” que o convenceu a não saltar da ponte

1

BBC

Jonny Benjamin encontra homem que lhe salvou a vida

Jonny Benjamin encontra homem que lhe salvou a vida

 

Após lançar uma campanha que se tornou viral na internet, um homem reencontrou o “bom samaritano” que o convenceu a não cometer suicídio e saltar de uma ponte no centro de Londres, em 2008.

Jonny Benjamin, de 26 anos, tinha lançado um apelo nas redes sociais para tentar encontrar o homem, que apelidou de ‘Mike’, indica a BBC.

Além dos apelos no Facebook e no Twitter, Benjamin também passou horas na ponte de Waterloo a distribuir panfletos, na esperança de localizar a pessoa que lhe salvou a vida.

Uma das milhões de pessoas que viram a campanha online, divulgada pela hashtag #Findmike, foi o personal trainer Neil Laybourn, de 31 anos.

Laybourn identificou-se imediatamente como o homem procurado.

“Eu nem queria acreditar quando vi a campanha e entrei em imediatamente em contacto”, relembra.

RethinkCharity / Facebook

-

“Fiquei tão feliz por saber que Jonny estava bem. Eu continuei a pensar nele ao longo de destes anos”, disse Neil.

Em 2008, Jonny Benjamin tinha sido diagnosticado com transtorno esquizoafetivo, uma doença que combina esquizofrenia com depressão.

“Eu não aceitava o diagnóstico, achava que nunca iria melhorar e que minha vida tinha acabado”, relembra.

Momentos antes de tentar cometer suicídio, Benjamin foi interrompido por um homem que atravessava a ponte.

“Ele começou a conversar comigo e ofereceu-me um café”, disse à BBC.

“Ele não precisava de ter parado. Mas não só parou, como conversou comigo, e disse que eu iria melhorar. E era exactamente isso que precisava de ouvir”, conta.

“Eu quero-lhe agradecer, mostrar a minha gratidão pelo que ele fez naquele dia”, disse o britânico, pouco tempo antes de ser contactado por Neil.

Acto de bondade

No panfleto, Benjamin dizia que, infelizmente, estava tão desorientado no dia que se não lembra da fisionomia do homem.

“Tudo o que sei é que ele tinha vinte e poucos anos e estava a caminho do trabalho. Agora eu quero encontrá-lo e agradecer-lhe o que fez. Será que me pode ajudar?”

Hoje Benjamin é embaixador da instituição de caridade Rethink Mental Illness e já ajudou muitas pessoas a lidar com os seus transtornos.

Através de um vídeo blog, Benjamin relata as suas experiências com o transtorno esquizoafectivo e é seguido por mais de mil pessoas nas redes sociais.

Recentemente apresentou um documentário no canal BBC 3 sobre doenças mentais e está a produzir um documentário sobre a sua procura pelo “bom samaritano”.

“O acto de bondade deste homem mudou a maneira como passei a ver a vida e penso muito nele desde então. Se não fosse por ele, provavelmente não estaria aqui hoje”.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. O tal voluntariado de que tantos falam a esmo,não é mais do que este espirito de entrega vocacionado para o seu semelhante,no sentido de uma atitude vocacionada para situações de emergência.É isso a sua base e não uma ocupação fundamentalmente profissional.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.