Homem que se sentou na cadeira de Pelosi partilhou nas redes sociais que estava “preparado para uma morte violenta”

Richard Barnett, o homem que foi fotografado a sentar-se na cadeira de Nancy Pelosi durante o ataque ao Capitólio, escreveu num post no Facebook que estava “preparado para uma morte violenta”.

Segundo o The Independent, Barnett partilhou uma foto sua no Facebook onde afirma: “vim a este mundo a gritar, coberto com o sangue de outra pessoa. Não tenho medo de sair da mesma forma”.

Anteriormente, o norte-americano já tinha criticado Nancy Pelosi por usar o termo “nacionalista branco” de forma depreciativa. Barnett, natural do Arkansas, fez um post sob um pseudónimo, revela o jornal britânico.

“Eu sou branco. Não tenho como negar isso. Eu sou um nacionalista e coloco a minha nação em primeiro lugar. Isso torna-se um nacionalista branco”, escreveu ele, acrescentando que qualquer pessoa que não se identifique como nacionalista deve deixar o país.

Em declarações à TV 5News, Barnett criticou as ações da polícia do Capitólio. “Nós fomos até lá. Eles começaram a injetar gás lacrimogéneo, começaram a agredir o nosso povo. Essa atitude irritou algumas pessoas”, explicou.

A estação de televisão local questionou o apoiante de Trump sobre possíveis acusações federais. Neste sentido, Barnett mostra-se tranquilo e disse que não tem medo, porém assume que há possibilidades de ser acusado, ainda assim sublinha que não fez nada de ilegal. “Não arrombei as portas. Fui empurrado para dentro. Não era a minha intenção entrar. Eu andava à procura de uma casa de banho”.

Barnett disse ao 5News que empurrado para dentro do Capitólio quando a multidão arrombou as portas, e que foi nesse seguimento que encontrou o escritório de Pelosi. “Eu coloquei os meus pés em cima da mesa”, assumiu o republicano.

De acordo com o The Independent, as partilhas no Facebook, em contas vinculadas a Richard Barnett, espalham falsas alegações de fraude eleitoral.

Porém, ao mesmo tempo que critica as ações da polícia do Capitólio, foi também visto em imagens a usar um logótipo Blue Lives Matter em apoio à aplicação da lei. Barnett também arrecadou fundos para o departamento de polícia de Sulphur Springs no Arkansas, relatou o The Westside Eagle-Observer.

O mesmo jornal indica que Barnett também partilhou teorias de conspiração sobre a covid-19, apelou a que não se usasse máscara e questionou a eficácia das novas vacinas destinadas a erradicar a pandemia.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …

Morreu o prefeito de São Paulo que venceu a covid-19, mas que perdeu a batalha para o cancro

O prefeito da cidade brasileira de São Paulo, Bruno Covas, morreu este domingo, aos 41 anos, vítima de cancro, segundo a imprensa brasileira e várias personalidades que nas redes sociais têm lamentado a sua morte. Bruno …

China não está a conseguir macacos de laboratório suficientes para responder à procura da comunidade científica

A proibição do comércio de animais selvagens e o crescimento da investigação científica estão a causar uma escassez de macacos de laboratório na China. A oferta cada vez menor de macacos de laboratório, amplamente usados em …

Câmara do Porto recusa hastear bandeira LGBT no dia contra a homofobia

A Câmara Municipal do Porto recusou hastear a bandeira LGBTI+ na próxima segunda-feira, dia 17 de Maio, data em que se assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Segundo o Público, a autarquia …

E se fosse possível passar um mês no Palácio de Buckingham? O preço não seria para qualquer bolso

Viver num palácio pode ser o sonho de muitos, mas não é para a carteira de qualquer um. Agora, já se sabe quanto custaria alugar, durante um mês, uma das casas reais mais conhecidas da …